INTRODUÇÃO

Nesta fase da vida de Davi, aprendemos algo muito útil para nossa vida cristã, nele vemos a prática da frase “regra de fé e prática”, pois é exatamente isso o que Deus representa para Davi, de fato, Deus era para Davi sua regra de fé e prática.

Mesmo em meio as adversidades, Davi mostra para os seus contemporâneos que ele era mesmo um exemplo de homem dependente de Deus, exemplo este, que se perpetua na história da humanidade até os nossos dias.

Segue abaixo subsídios para as palavras chaves desta lição:

JERUSALÉM
Jerusalém, hb. Habitação de Paz: Cidade do sul da Palestina, capital de Israel e Judá, e, em tempos mais recentes, capital da Palestina. Desde 1948 dividida entre Árabes (a parte da cidade antiga) e a republica de Israel (a parte nova). 
É mencionada pela primeira vez nas escrituras em Js 10.1, também chamada por estes nomes: Jebus, Jz 19.10; Sião, Sl 87.2; Lareira de Deus, hb. Ariel, Is 29.1; Cidade de Justiça, Is 1.26; Santa Cidade, Is 48.2, Mt 4.5; 27.53; a cidade do grande Rei, Mt 5.35; a cidade de Davi, 2Sm 5.7.
Jerusalém é a cidade principal da Palestina, a cidade santa dos cristãos, dos judeus e dos maometanos. Qual é o segredo da sua grandeza? Não tinha um porto marítimo, como Alexandria e Roma, nem estava situada num rio, como Mênfins e Babilônia, e nem tinha uma rota comercial entre o mar Mediterrâneo e o vale do Jordão.
Contudo, enquanto Roma era o centro político, e Atenas o centro intelectual, Jerusalém era o centro espiritual do mundo, a cidade da maior influência sobre a esperança e o destino do gênero humano. Era a cidade escolhida do único e verdadeiro Deus, o centro dos seus cultos, leis e revelação, com a missão de proclamá-lo em todo mundo.
Tem uma altitude de 800 metros acima do nível do mar, assim a vista está dominada em todas as partes, exceto as partes que dá para o deserto e os montes de Moabe.
A cidade circundada na maior parte de profundas ravinas, era uma fortaleza natural, ao mesmo tempo, dificilmente podia abastecer-se de água um grande exercito que a cercasse 2 Cr 32.4,5,30. Nos grandes cercos, quando os sitiados sofriam grande fome, não consta que eles sofriam se sede. As fontes de água eram suplementadas por cisternas.
Grandes reservatórios recolhiam as águas das chuvas, alem disso aquedutos subterrâneos traziam águas de grandes distancias.
Mencionam-se os canais subterrâneo, 2 Sm5.8; o aqueduto de Ezequiel, 2 Rs20.20; o aqueduto do açude superior, Is 7.3. Havia, também, o açude do rei Salomão, Ne2.14; Ec 2.6; o tanque de Betesda, Jo 5.2; o tanque de Siloé, Jo 9.7.
Sob a liderança de Josué as tropas Israelenses enfrentaram e venceram o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque (Js 10.1-27), mas, ao que parece, não ocuparam a cidade. Posteriormente, Jerusalém foi concedida como herança aos descendentes de Benjamim, tribo da qual descendia Saul (Js 18.11-28 [v.28]; 1 Sm 9. 1-3). Embora a campanha militar liderada por Judá tenha “tomado a cidade” (Jz 1.8).

Leia mais ... http://espadaflamejante.blogspot.com/

Por, Alan Fabiano.