INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR

MARIA TELMA SAMPAIO DOS SANTOS
YANA KAREM BARATA ALVES









A EXCLUSÃO SOCIAL DOS DEFICIENTES FISICOS











Macapá
2010
MARIA TELMA SAMPAIO DOS SANTOS
YANA KAREM BARATA ALVES








A EXCLUSÃO SOCIAL DOS DEFICIENTES FÍSICOS



7
Pré-projeto apresentado à Prof.ª Dr.ª Rosangela Lemos da Silva para aprovação na disciplina de Método e Técnicas de Pesquisa Cientifíca do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior.





Macapá
2010

A EXCLUSÃO SOCIAL DOS DEFICIENTES FÍSICOS





Pré-projeto apresentado à Prof.ª Dr.ª Rosangela Lemos da Silva para aprovação na disciplina de Método e Técnicas de Pesquisa Cientifíca do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior.






ACADÊMICA: MARIA TELMA SAMPAIO DOS SANTOS
ACADÊMICA: YANA KAREM BARATA ALVES
ORIENTADORA: Prof.ª Dr.ª ROSANGELA LEMOS DA SILVA
INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR
Aprovado pelo COMITÊ ORGANIZADOR em
MACAPÁ- AMAPÁ,____de____________ de 2010

_____________________________________________________________
Prof.ª
________________________________________________________
Prof.ª
_____________________________________________________________
Prof.ª
























Não é tão simples viver a vida. Ás vezes, ela contem capítulos imprevisíveis e inevitáveis. Mas é possível escrever os principais textos de nossas vidas nos momentos mais difíceis de nossa existência.
CURY, Augusto


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................06
1. Tema............................................................................................................07
1.2 Problema...................................................................................................07
1.3Justificativa...............................................................................................07
1.4 Hipótese....................................................................................................07
1.5 Objetivos...................................................................................................07
1.5.1 Geral.......................................................................................................08
1.5.2 Específicos............................................................................................08
2 REVISÃO DE LIERATURA.........................................................................09
3 METODOLOGIA..........................................................................................11
3.1 Método......................................................................................................11
3.2 Pesquisa...................................................................................................11
3.3Técnica.......................................................................................................11
4 CRONOGRAMA...........................................................................................12
REFERÊNCIAS...............................................................................................13
 
6
1 INTRODUÇÃO


Ao longo dos anos os deficientes físicos vêm sofrendo, cada vez mais preconceitos dentro da sociedade, nos mais diferentes campos e aspectos. Tais preconceitos vêm cada vez mais prejudicar a vida social, profissional e até mesmo familiar do cidadão.
Os deficientes físicos são tratados de forma inferior em relação aos demais. Não são atendidos como deveriam ser. Pois na Constituição de 1988, no artigo 23, capitulo II, diz que: ??é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, cuidarem da saúde e assistência publica, da proteção e garantias das pessoas portadoras de deficiência. ?? E isso geralmente não acontece.
A discriminação dos deficientes físicos no âmbito da sociedade é algo que deve ser combatido, principalmente nos meios de transporte, nos acessos que não existem, nas barreiras de acessibilidade, nas ruas e principalmente nas oportunidades de trabalho. Para isso é necessário lidar com soluções que possibilitem que os deficientes tenham acesso aos serviços de educação, saúde, entre outros.
Essas pessoas têm o direito de oportunidades iguais aos demais cidadãos, na qualidade de vida no desenvolvimento econômico e também no progresso social. O estado deve considerar programas voltados a essas pessoas, pois, necessitam tanto quanto os demais cidadãos considerados normais. E o mercado de trabalho deve se expandir cada vez mais para que essas pessoas para que possam se especializar e se profissionalizarem, para que possam ter uma carreira de sucesso.
Muitas vezes os órgãos públicos não conseguem implantar sua política de forma correta, pois, querem ajudar e acabam agindo de maneiras incorretas, com isso acabam atrapalhando um pouco mais a vida das pessoas portadoras de necessidades especiais.
Portanto, todos os indivíduos da sociedade devem se conscientizar dos direitos e também dos deveres, para que possamos viver em uma sociedade democrática, livre de preconceitos, desrespeitos e que cada indivíduo possa se expressar no meio familiar, profissional e familiar.





7
1.1 Tema: A exclusão social dos deficientes físicos:


1.2: Problema
Apesar dos deficientes físicos serem seres humanos assim como todos é necessário que tenham seus direitos adquiridos por leis, para poder se tornarem normais?


1.3 Justificativa:

As pessoas que são portadoras de necessidades especiais, ainda sofrem muitos preconceitos dentro da sociedade, assim são induzidas a viver excluídas, tornando-se pessoas sem auto-estima, em um mundo isolado, longe dos demais indivíduos da sociedade.
Assim, como existe lei que obriga empresas a contratarem pessoas portadoras de deficiência, ainda não há resultados positivos para que haja apoio para essas pessoas. Muitos empresários alegam que não há uma política voltada para a especialização dessas pessoas e que de incentivos, tanto para os deficientes quanto aos empresários.
A partir deste estudo espera-se que o Poder Publico possa olhar para essas pessoas, e que estes possam se tornar mais felizes e realizados profissionalmente dentro da sociedade e que sejam tratados com respeito e dignidade.

1.4 HIPÓTESE
A exclusão dos deficientes físicos vem fazendo com que cada vez mais se tornem pessoas isoladas da sociedade, sentindo-se inferiores aos demais indivíduos, intimidados em relação à família e a sociedade sem conseguir se expressas no campo profissional e familiar




8
1.5 OBJETIVOS


1.51GERAL
Analisar o grau de exclusão que a sociedade faz em relação aos deficientes físicos.

1.5.2 ESPECÍFICOS
Demonstrar os fatos que levam a exclusão na vida dos deficientes e as suas conseqüências
Avaliar o comportamento a partir de sua inclusão no meio social, familiar e profissional.
















9
2 REVISÃO DE LITERATURA
O mundo é incompreensível, difícil de entendermos o que se passa na cabeça de cada ser humano, pois, muitos não têm o respeito pelos próximos e muitas vezes não tem por si mesmo e acabam tendo preconceitos desnecessários, sem levar em conta do mal que poderão estar fazendo na vida das pessoas que sofrem com o preconceito.
As pessoas portadoras de deficiência física estão cada vez mais buscando seus lugares dentro da sociedade, e estão conseguindo aos poucos, mais para que essas pessoas possam interagir iguais as pessoas consideradas normais, são necessárias que a sociedade as trate com respeito, carinho e dignidade.
Precisamos conscientizar a sociedade que qualquer um de nós pode se tornar um deficiente físico ou que qualquer casal pode gerar um filho querido que venha nascer com a carência de um cuidado especial, portanto, todos da mesma forma são entes queridos e imensamente amados. Temos que nos unir para tornarmos a vida de cada uma destas pessoas mais fácil de ser vivida. As cidades precisam estar preparadas para que possam compartilhar com todos os cidadãos tudo que ela oferece, diz CÉSAR LIPER.
É necessário que o estado venha fazer uma boa política voltada a essas pessoas para que possam melhor se desenvolver dentro da sociedade, pois algumas vezes em vez de melhorarem acabam dificultando. Segundo Severino Cavalcante do nascimento, os desrespeitos vão alem dos prédios públicos e privados que ainda não apresentam acessibilidade para cadeirantes. Ele opina que os portadores deveriam ser ouvidos porque ate quando se tenta acertar? prevendo a garantia de acesso desses cidadãos- muitas vezes órgãos públicos o fazem de maneira incorreta e que não atendem as necessidades.
As constituições vêm se manifestando tanto na esfera federal, estadual e municipal, com artigos específicos sobre os deficientes; as leis de diretrizes e bases da educação (nacionais e estaduais), também se manifestam com capítulos específicos utilizando com terminologias "portadores de necessidades
"Especiais" a Lei Federal nº 7853 de 21/10/1989, regulamentada pelo decreto nº 744 de 08/12/1995. Apesar de pouco divulgada dispõe especificamente sobre o direito das pessoas portadoras de deficiência e o estatuto da criança e do adolescente (13/07/1990), também assegura os direitos dos deficientes por

10
meios dos seus artigos.
Portanto, todos devem interagir junto aos deficientes em qualquer área da sociedade para que essas pessoas não possam se sentir excluído de dentro da sociedade, e para que possam ter o livre arbitro de ir e vir por onde sentirem desejo, para poderem expressar suas próprias opiniões. Porque o maior desafio dessas pessoas se relacionarem é porque o ser humano é alimentado por preconceitos, não ter consciência do que falam e principalmente de não terem o convívio com a realidade dos chamados portadores de necessidades especiais, esses são os principais fatores da exclusão social dessas pessoas.
















11
3 METODOLOGIA
A metodologia apresenta-se de forma de forma bibliográfica por meio do uso de livros e pesquisas na internet

3.1MÉTODO
A pesquisa se desenvolve por meio da realidade social para que se possa obter uma analise real do caso

3.2 PESQUISA
A pesquisa tem como objetivo apresentar de forma clara, para que venha apresentar um bom esclarecimento, que será desenvolvida de forma exploratória.

3.3 TÉCNICA
A pesquisa será elaborada com base em materiais já elaborados, através de pesquisa bibliográfica.












12
4 CRONOGRAMA


PERIODO

FASES
SETEMBRO
OUTUBRO

REVENDO O PROJETO X
LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL X

REVISÃO BIBIOGRAFICA X

PESQUISA BIBIOGRAFICA X

ANALISE DE DADOS X

REDACÃO E DIGITAÇÃO
X
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
X


13
REFERÊNCIAS

Brasil. Manual de legislação em saúde da pessoa portadora de deficiência. 2ª edição revista e atualizada. Ministério da saúde. Brasília- DF 2006

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

LIPER, César. Disponível em:HTTP://WWW.cesarliper.com.br/linkdeficientesfisicos

______________. No minuto, 2007. Direitos desrespeitados, deficientes querem ser ouvidos. Disponível em: HTTP://WWW.nominuto.com/...direitos...deficientes-físicos/3670/

VLADIA, Elaine. Disponível em: HTTP://WWW.andef.org.br/ Andef associação niteroiense dos deficientes físicos- A maior associação de pessoas com deficiência do Brasil