Parece ser regrana evolução da tecnologia criar dispositivos cada vez mais potentes e menores. Os primeiros computadores eram compostos por muitos quilômetros de cabos, algumas toneladas de ferro e muitas, muitas válvulas. Logo em seguida surgiram os PCs ? Personal Computers ? que prometiam revolucionar o mercado, tornando "acessível" a aquisição de um computador pessoal.

Na medida em que os computadores Desktop ? modelos de PC de mesa ? foram se popularizando, surgiu a necessidade de transportar livremente os computadores, mas isso envolvia carregar peças grandes e de difícil manuseio, muitos cabos e alguns parafusos. Surge então o primeiro Laptop, como foi chamado inicialmente o computador pessoa portátil. Com o passar do tempo e graças à evolução tecnológica, como se não houvesse possibilidade de fugir da regra, os laptops foram ficando cada vez menores, mais rápidos, potentes e baratos.

Caminhando rumo a nano tecnologia nessa pequena linha do tempo surgem os Netbooks, que são praticamente uma versão 'mini' dos notebooks disponíveis no mercado, porém com algumas diferenças nem tão pequenas assim. A principal, e talvez mais desmotivadora da decisão de compra, diferença é a ausência de drive de CD/DVD. Apersar de baratear o preço final do dispositivo acaba encarecendo a manutenção, que nem sempre é fácil.

Pode-se dizer que os passos mais recentes nesse caminho cada vez mais diminuto são os super tablets. Computadores de mão capazes de executar as tarefas básicas que um netbook faria, com tanta velocidade quanto ele, mas com muito menos consumo de energia e espaço. Além de armazenar dados como músicas, vídeos e documentos, sincronizar dados de contas dos seus serviços online, como Google por exemplo, a grande maioria dos tablets pode até mesmo fazer ligações. Isso torna essa nova categoria de dispositivos uma espécie de 'raça' híbrida entre um smartphone e um netbook.