RESENHA: TRAJETÓRIA DO HOMEM NA GEOGRAFIA

Por: Prof. Francisco Carlos

 

Segundo nos relata a história da Geografia, o homem ao longo de sua trajetória neste planeta, utilizou-se dos recursos que cada período e espaço propiciavam para dar resposta as suas necessidades físicas e materiais. Sabemos também que o senso comum por muito tempo, era o único parâmetro para analogia que precisava ser feita, para compreensão ou resolução de situações do cotidiano.

A primeira sistematização, com base em um pensamento lógico, se dá na Grécia com a ruptura do senso mítico e a adoção do pensamento filosófico, então vem daí e ao longo do espaço temporal, foi se aperfeiçoando as ciências e estas por sua vez, passam a mostrar a importância da sistematização e pesquisa, como forma de entabular raciocínio. Agora, no caso da Geografia vista também como uma ciência, inicia-se a questão do mapeamento, principalmente das costas, em fase da expansão marítima e conseqüentemente o descobrimento de novas terras.

Dentro do pensamento cartesiano a questão geográfica, assume um papel preponderante, quando o modo de buscar informação ou verificar informações correntes é viajar, ou seja, buscar no tempo e espaço respostas concretas, ou respostas que possam encaminhar o encadeamento de idéias necessárias para formação de seu conceito filosófico.