ESCOLA "EDUCAÇÃO E CIDADANIA"
MODALIDADE DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: NINODJA BARBALHO
SÉRIES: 6º AO 9° ANO

TEMA: A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E A INFLUÊNCIA QUE ESTAS EXERCEM NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE.

TEMAS TRANSVERSAIS TRABALHADOS: CIDADANIA, MEIO AMBIENTE, PLURALIDADE CULTURAL E NOVAS TECNOLOGIAS.
CARGA HORÁRIA: 08 HORAS/AULAS (DE 50 MINUTOS CADA)

PLANO DE AULA


JUSTIFICATIVA:

A sociedade atual e globalizada vem sofrendo de forma acelerada inúmeras transformações, impulsionada pelos avanços tecnológicos e científicos, assim como sofre as influências desses pressupostos nas esferas que a compõe (educação, economia, política, dentre outras instâncias). Considerando essas transformações, sentimos a necessidade de trabalhar o tema "A Evolução das Tecnologias e a Influência que estas Exercem na Educação e na Sociedade" com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste projeto consiste primordialmente em viabilizar aos educandos uma compreensão dessas mudanças de forma mais abrangente, crítica e reflexiva relacionando-a ao cotidiano, evidenciando as novas formas de viver, pensar e aprender através do uso e da influência das novas tecnologias. Enquanto seres sócio-históricos vivenciamos diretamente essas mudanças. Almejamos também que os alunos compreendam a contribuição da Ciência para a produção tecnológica, bem como as contradições que permeiam esse processo, especificamente no tocante ao acesso as novas tecnologias, as desigualdades sociais e as políticas públicas para expansão da oferta dos recursos/produtos tecnológicos.


OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos educandos uma reflexão mais profunda sobre as influências dos meios tecnológicos no cotidiano das pessoas, nas suas formas de viver, pensar e aprender.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

☺ Compreender o conceito de tecnologia.

☺ Identificar alguns instrumentos tecnológicos que fazem parte do nosso dia-a-dia.

☺ Reconhecer os pontos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na Sociedade global.

☺ Refletir sobre as influências que os meios tecnológicos exercem na vida das pessoas.

☺ Estabelecer uma linha do tempo em relação a alguns recursos tecnológicos utilizados antigamente e os que são utilizados na atualidade.

☺ Perceber a importância da apropriação dos novos conhecimentos frente às tecnologias da informação e comunicação.

CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:

? O que é Tecnologia?

? O que são TIC`s?

? A influência dos Recursos Tecnológicos na vida dos indivíduos.

? A evolução tecnológica caminha com a humanidade.

ATITUDINAIS:

? Valorização das novas formas de aprendizagem e pensamento através do uso de tecnologias.

? Reconhecimento da importância da produção intelectual construída pela humanidade.

? Desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo em relação ao tema estudado.

? Colaboração nas atividades individuais e coletivas mediante o compartilhamento de idéias e trabalhos realizados.

PROCEDIMENTAIS:

? Saber fazer uso de alguns recursos tecnológicos e midiáticos (internet, máquina digital com câmera, Editor de textos Word, etc).


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO DAS AULAS:

1ª AULA:


Inicialmente, faremos uma exposição dialogada para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca das seguintes questões:

O que você entende por tecnologia?

Você já ouviu falar em Tecnologias da informação e da comunicação? Quais são essas tecnologias?

Como a produção científica pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico?

Quais tecnologias eram utilizadas antigamente e não são mais usadas nos dias atuais? E hoje, que tipo de tecnologias são usadas para facilitar a vida dos indivíduos?

Por que será que nem todas as pessoas da sociedade global não têm acesso a essas tecnologias? O que seria preciso fazer para favorecer e ampliar esse acesso?

Após o levantamento das questões e das idéias dos alunos, (que serão registradas (inicialmente no caderno de registros do docente), e posteriormente digitadas e salvas em uma pasta, no computador, haverá a sistematização das idéias pelo docente. Em seguida, os alunos irão fazer a leitura do texto de Vani Kenski (As tecnologias invadem nosso cotidiano), com vistas a fundamentar teoricamente o que foi discutido e analisado nesta primeira aula.


2ª, 3ª e 4ª AULAS:


Nestas aulas, iremos assistir a dois filmes: "A guerra do fogo", visando à ampliação do entendimento de que as tecnologias não se referem apenas aos recursos e aparelhos eletroeletrônicos da atualidade, mas que, ao contrário, elas sempre existiram desde os primórdios da era pré-histórica quando o homem passou a descobrir técnicas e a criar instrumentos para facilitar a própria sobrevivência.

Filme "Muito além do Jardim"; o objetivo é que os discentes percebam o quanto a mídia pode influenciar de forma positiva e negativa a vida das pessoas.
Obs: Os alunos devem registrar (de forma escrita) os pontos que consideram mais interessantes, para posteriormente elaborarem uma resenha, a qual será parte integrante da avaliação e valerá nota 4,0.


5ª AULA:

Durante esta aula, iremos discutir e planejar a elaboração e implementação da MOSTRA TECNOLÓGICA na escola. Este evento é parte integrante da avaliação quantitativa e qualitativa, valerá nota 6,0 e será o produto final do trabalho realizado sobre o tema em questão. Os alunos deverão pesquisar na internet e em livros didáticos e paradidáticos, em revistas, jornais e outros materiais imagens, textos, reportagens que falem sobre as diferentes tecnologias já inventadas pelo homem. Toda essa coletânea de material deverá ser pesquisada e trazida para a sala de aula com vistas a criação de painéis, murais que serão produzidos em grupos e outros materiais didáticos.
Os alunos também poderão trazer objetos interessantes que fizeram parte do cotidiano das pessoas e que hoje estão obsoletos (máquinas datilográficas, discos em vinil, LP?s, videocassetes, disquetes, etc). Podem também trazer objetos mostrando sua evolução (por exemplo: telefones fixos de vários modelos, celulares antigos e modernos, com câmera, com tecnologia 3G, etc) e vídeos baixados da internet.
Obs: os alunos serão orientados sobre como pesquisar na internet. Serão disponibilizados os endereços (URL) de alguns sites. As fontes do material pesquisado devem ser citadas (sites, links, portais, blogs, etc) com vistas a respeitar os direitos autorais.

6ª e 7ª AULAS:

Haverá a formação dos grupos de trabalho e confecção coletiva dos materiais que serão expostos na Mostra Tecnológica: painéis com fotos ilustrativas, reportagens, etc; criação de uma linha do tempo mostrando a evolução tecnológica do início do século XX (1900) até os dias atuais, no século XIX.
Obs: Os alunos, juntamente com a professora, irão gravar com máquina digital e celulares todo o processo do trabalho produzido, para que o "antes" seja também apresentado na Mostra.


8ª AULA:


Culminância do mini-projeto: realização da Mostra Tecnológica (produto final) aberta à escola e comunidade. Apresentação dos materiais produzidos por/com os alunos: murais, painéis, exposição de objetos modernos e antigos, linha do tempo; exibição dos vídeos sobre as novas tecnologias que foram baixadas através da internet e outros que enfatizem o tema proposto (Inteligência Artificial; Matrix; Muito Além do Jardim).

Obs: Este evento será gravado (filmado) e registrado (através de fotos e relatórios) pelos alunos e professora.


RECURSOS DIDÁTICOS:

Serão utilizados recursos diversificados para o desenvolvimento do tema estudado com vistas a aprendizagem significativa dos educandos. São estes: filmes, dvd?s contendo vídeos educativos, textos impressos retirados da internet, livros didáticos, aparelho de DVD, quadro e giz, computador (internet, editor de textos, sites de busca e outros), etc.


AVALIAÇÃO:

Será Contínua, Diagnóstica e Processual, considerando a participação dos alunos em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem diante do tema estudado. Realizaremos também atividades que permitam avaliá-los quantitativamente, tais como: resenha, apresentação oral dos trabalhos na Mostra Tecnológica, participação nas discussões e na confecção/elaboração/pesquisa de materiais para a mostra tecnológica. .


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Filmes:

A GUERRA DO FOGO. Diretor. Jean-Jaques Arnaud. 141 min. Produção: AMLF, ICC Belstar, Stephan Films, França/Canadá:1981.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (A.i. - Artificial Intelligence, Direção: Steven Spielberg
EUA,2001) Direção:
-
MATRIX. Direção: Andy Wachowski / Larry Wachowski. 136 Min. Warner Home Video, EUA, 1999.

MUITO ALÉM DE UM JARDIM [Being There] (1979) Hal Ashby


Texto:

AS TECNOLOGIAS INVADEM NOSSO COTIDIANO / Vani Moreira Kenski/ Disponível: KENSKI, V. As tecnologias invadem o nosso cotidiano. In: Salto para o Futuro, Boletins 2002: TV na Escola e os desafios de hoje, Programa 2: As tecnologias na educação básica. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/tedh/tedhtxt2a.htm>.

Sites:

http:// www.google.com.br
http://pt.wikipédia.org
http:// www.yahoo.com.br
http:// www.youtube.com