Bom quanto à evolução da qualidade, acredito que ela evoluiu assim como o mundo evolui a cada dia, não se pode estagnar principalmente num ramo tão rotativo e dinâmico como é o da hotelaria e de toda atividade turística, do contrario, se presencia verdadeiras bandeiras e suas redes nacionais e internacionais indo à bancarrota porque não acompanharam essa evolução da qualidade. É até um pouco controverso a idéia de que a qualidade tem que evoluir, uma vez que se pensarmos racionalmente, se o produto ou serviço ofertado tem qualidade, obedecendo assim os vários padrões, ela já não estaria evoluindo? O certo dessa questão é que assim como os palestrantes tem uma unidade de pensamentos quanto ao foco ser o cliente, fica cada vez mais difícil e competitiva a formula para acertar nessa evolução dessa qualidade. Um Plano de Negócio bem estruturado em cima de um Plano de Marketing é umas das formas de se garantir essa evolução e essa qualidade nos serviços ofertados. 

Quanto à qualidade específica nos serviços, temos que: qualificar um serviço e o mesmo que ter os olhos vidrados permanentemente no cliente e principalmente no cliente em potencial, aquele que para nós muitas vezes se apresenta como uma incógnita. Saber de seus anseios e desejos, o que lhe agrada e o que é tendência para ela, se as estações batem, se o que está sendo projetado traduz essa vontade lá na ponta. Qualificar um serviço é antes de tudo saber com quem e para quem se está preparando o serviço.

Quanto à abordagem no serviço turístico em minha opinião é muito cedo aqui no Brasil generalizar isso como algo padronizado, como se vê em países mais desenvolvidos, onde não se sente tanta disparidade nessa oferta de serviços e como é feita essa abordagem, nesses países existe sim um diferencial, porém que obedece a uma excelência por serem mais maduros e por estarem mais preparados no que diz respeito à segmentação de seus mercados tão bem definidos e agora ameaçados pela enxurrada de crises econômicas. Ponto positivo para o Brasil que deve procurar sistematizar, operacionalizar e fomentar suas segmentações a fim de que essa abordagem seja a melhor possível dentro do que se é identificado, trabalhado, experimentado e pelo que se entende por evolução da qualidade e  qualidade nos serviços.