Este texto visa anarlisar a mudança do termo "administração" para o termo "gestão".

            A idéia de gestão esta vinculada à idéia de democratização, isto é, da participação consciente das pessoas nas decisões que precisam ser tomadas para a orientação de seu trabalho.       

            Observa-se uma realidade dura, onde escolas que possuem excelentes condições físicas ou mesmo instituições menos providas de espaço físico oferecem um ensino tremendamente comprometido em sua qualidade. Esta dura realidade se dá pela falta de articulação de professores que por sua vez não participam mais ativamente do funcionamento da instituição de ensino. Falar de gestão educacional é enfronhar o professor no funcionamento na instituição de ensino, dando a ele uma visão global do que esta realmente acontecendo, de forma que ele se revista de uma sinergia pedagógica capaz e garantir uma qualidade necessária na educação.

            Promover uma gestão educacional democrática é delegar funções, compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão. Em poucas palavras, é mostrar ao professor que o processo só poderá acontecer da melhor forma possível quando este der o seu “melhor possível”.

            O termo “gestão” tem sido utilizado de forma equivocada como se fosse simples substituição do termo “administração”. O sentido do termo gestão é muito mais amplo do que o sentido do termo “administração”, isto é, não estamos falando unicamente de uma gestão onde administraremos entradas e saídas. O que esta em questão no sentido do termo gestão é política e sociedade, ação e transformação, participação e cidadania. E neste sentido, quando uma instituição de ensino não é simplesmente administrada, mas nela existe um sistema de gestão democrático, esta instituição de ensino mostra que é um organismo vivo e como tal esta se comportando.

            Se prender a idéia pura e simplesmente de “administrar” é correr o risco de assumir ações cheias de limitações. O processo administrativo é rígido e reproduz a idéia falsa que tudo esta funcionando bem. Se educação é um processo que envolve pessoas, e pessoas não se posicionam com rigidez, qualquer processo que envolve rigidez dentro da área da educação comprometeria a educação em sua qualidade.

            Para a construção de um enfoque de gestão é necessário considerar cinco aspectos que compõem esta organização. Os aspectos apresentados logo abaixo não funcionam isoladamente, mas estão interligados entre si.

            Um primeiro aspecto desta construção seria destruir a ótica fragmentada que muitas instituições criam nos profissionais de ensino e construir uma ótica globalizada da instituição. O objetivo deste aspecto é criar uma organização onde o sujeito envolvido no processo (o professor) se sinta parte deste processo.

            Um segundo aspecto desta construção seria estabelecer o sentimento de responsabilidade no profissional de ensino delegando funções que interagem entre si.

            Um terceiro aspecto desta construção seria quebrar a terrível idéia que “educação é episódio”. É preciso imprimir no caráter que quem esta envolvido no processo educacional que “educação é um processo contínuo e demorado”.

            Um quarto aspecto desta construção é a mudança da idéia que uma instituição de ensino é organizada de forma hierárquica e burocrática. Esta mais do que provado que uma educação moderna e de qualidade esta pautada em decisões praticas e menos complexas. Para tanto, o gestor não deve ser “rei”, mas coordenador. Portanto, ser um gestor prático e eficiente presume a preocupação no aperfeiçoamento de seus membros, compreensão do trabalho que cada setor realiza coordenação que gere uma contribuição individual e uma organização que gere um trabalho em equipe.

            Um quinto aspecto a ser observado é a transposição da idéia de ação individual para ação coletiva. O processo de educação só poderá ser eficiente quando existe uma equipe que trabalha utilizando a mesma linguagem, quando existe uma ação coletiva empreendida no espírito de equipe.

            Por fim, falar de gestão escolar é falar de participação ativa, de trabalho em equipe e acima de tudo de qualidade na educação. Uma educação de qualidade só será alcançada quando esta for eficiente. Uma educação com eficiência só poderá ser alcançada quando os envolvidos pelo processo educacional participarem de forma ativa e não passiva.