A modernização da área de RH e a sua consequente evolução, começam a partir do início do século XX, com a transformação da relação de trabalho que passa de mecanicista para humanista, ou seja, uma preocupação maior com o valor humano.

            Devido ao desenvolvimento tecnológico, houve uma necessidade maior das empresas na retenção de talentos, devido à especialização das tarefas.

            A figura do capataz que era o gestor da época, pois contratava; demitia; supervisionava; controlava e punia; precisava ser mais bem qualificada, pois o cenário das relações trabalhistas estava em transformação, com o surgimento das primeiras leis trabalhistas regulamentadoras.

            No Brasil o regime era quase escravocrata, uma vez que a economia era movida pela agricultura, e a industrialização veio a partir dos anos 30.

            Com a industrialização, as empresas viram a necessidade de uma gestão melhor especializada, surgindo com isso o Departamento De Pessoal, responsável por cuidar das relações trabalhistas.

            Centralizaram-se no DP questões como: recrutamento, seleção, remuneração e demissão.

             A constante evolução tecnológica, aumento da competitividade e concorrência entre as empresas, a globalização, desencadearam a necessidade de se ter uma gestão de pessoas mais profissionalizada e consequentemente mais especializada, passando de Departamento de Pessoal, para Recursos Humanos e em algumas empresas Desenvolvimento Humano.

 Criaram setores específicos com profissionais especializados, como: Recrutamento & Seleção, Benefício, Treinamento & Desenvolvimento, Higiene & Segurança, Cargos & Salários todos com a incumbência de criar políticas para motivação e desenvolvimento dos colaboradores e com isso reter valores, melhorando o nível da qualidade na realização das suas tarefas. 

Em especial o setor de Cargos & Salários, tem o papel de subsidiar os outros setores, pois, é ele que faz o desenho dos cargos e determina os salários a partir de informações extraídas do mercado e dos sindicatos.

Com isso, define o profissional a ser recrutado e selecionado, seus benefícios, tipo de treinamento e desenvolvimento das suas habilidades e competências, políticas de segurança do trabalho, adequando o corpo de colaboradores às exigências do mercado.

Uma empresa que não tem uma política de Cargos & Salários bem definida e estruturada, tende a cometer erros na gestão de pessoas e consequentemente no desenvolvimento da equipe.

O RH deixou de ser apenas um setor na empresa que contrata e demiti. Tem hoje uma posição estratégica nas empresas, pois, desenvolve projetos voltados a retenção e desenvolvimento de talentos, juntamente com os gestores das áreas que solicitam a contratação de pessoal.

Empresas que não têm um RH com perfil estratégico, ainda estão no século XX!