Tudo ou quase tudo do que vemos e ouvimos diariamente em frente as telinhas e que não apitamos em quase nada, porém, não necessariamente seguindo a ordem do fator único para o que disse o sábio matemático grego sobre o volume do corpo e a água na banheira (descoberta que o fez sair correndo peladão pelas ruas afora), quem tiver alguma nova – e boa! – sugestão de pauta que levante o dedo. Agora, que temos medidas provisórias de sobra, alguém pode duvidar? Ganha mais do que na época do ´gatilho salarial` do José Sarney ora em plena forma física e ascensão governamental, querendo botar ordem e fazer faxina na Casa. Haja aspirador, pois, tudo desce goela abaixo, bem mais que as ´pastilhas valda`, mas que não se aproxima em nada do genérico ´Simancol` que em breve deve ser distribuído entre Vossas Excelências em ação. Vai tirar qualquer pigarro e rouquidão durante as CPI´s e sessões (extra)ordinárias.

– Com a palavra o (e)leitor!

Dura Cel, não. Dura mais ainda quando sai algo de novo no noticiário local e que eles não precisaram trabalhar muito (acredite) em aprovar aquela outra medida, quando não em benefício próprio, disfarçam no alheio – sob medida, óbvio. Fosse na banheira de água fria do velho Arquimedes naquela lonjura secular, o mestre e filho de astrônomo ia querer, sim, era fugir da escola de Alexandria para somar com os juros e dividendos do Senado. ´´Aonde estão os meus lucros, foram pro espaço ou estão descansando em paz em alguma ´República das Bananas`, que fica logo ali, próximo dos paraísos fiscais?``. Da cobiçada cidade de Absulândia, que todo mundo gostaria de entrar de passaporte carimbado na foto 3X4 e tudo, dessa eu já falei.

E só para um outro início de conversa e dizer que não falei da sua, da minha e da nossa outrora e ´imexível` poupança, cadê aquela que ´Deu Fim?`. Neto, né? – aquela do idos e fartos anos 80, que não me falhe a memória! Como, ainda – não ria! – daquelas latinhas ´colloridas` que começam a surgir por aí em campanhas por antecipação, tipo pit stop, ou daquele dedo-duro, o ´Thomaz` Jefferson socado de direita, dizendo que tinha sido culpa do armário e não do pobre serviçal Mário. Ou mesmo como daquelas moedinhas ´amanteigadas` e da ordem da gastança. ´´Gaste, gaste o que puder e limpe toda a sua poupança, que vamos gerar milhões de empregos nesse e naquele outro país das multiplicadas (idem) emendas``. E sem tirar uma letra sequer do abecedário desse nosso humor picante que passa por aqui, ´´no aumentativo do santo nome de batismo do meu amigo Antonio, vulgo, portando, o Tonhão, vou lá querer escolher na ponta do teclado qual vai ser o meu futuro – e próspero – candidado!``. Pela internet ainda não vale? Ah! bom. Ainda mais se o camarada quiser votar antecipado. Igual nos BBB´s do Pedro Bial e que agora na Rede Record vai ser na fazenda, tenha dó. Vai que a cobra abandone o vício de fumar e só passe a comer, bom...

Ora, ora, ora, se a coisa passa de partido e de programa para programa, onde copiar lá de fora passou a ser mais que preciso, por que não ir à escola? Arriscaria na sorte – talvez do palitinho ­– do nosso ´Cara`, driblar num terceiro mandato? Com ele lá, na China, dia destes, o negócio só podia ser do Brasil. Mais línguas pudesse falar... Ops! No caso do animado Flintstones, ficaria: ´´Ô Dilmaaaa``... Que ela já anda falando, não vou repetir a sinopse do amedrontado Jason, e que pegando carona na tela vizinha, sobraria: ´´Eu sei muito bem o que vocês fizeram no último verão``. (Parte Um, Dois, Três) com direito a slow motion e tudo.

E xô, chiado, sai dele! Se por aqui peão vira até presidente, que das papas eu não sei, mas vai gesso na língua? Santa malvadeza não é só pra picadura do desprezado mosquito, nem mesmo pro pio do meu pobre Macuco. Sim, senhor, heim!

E quer outra? Prioridade zero serve de estepe político? Começaram até a arremessar no verbo, por aí, que coisa pegajosa passa de partido para partido e não tem anti vírus que dê conta disso. Não há Norton nem AVG que elimine tal corrosão a baixo custo. Daí de você querer entrar novamente na brincadeira do advinha: ´´O que é o que é, pede voto e não cumpre, dá tapinha nas costas, mas não é doutor; diz que é seu amigo do peito, mas não é sutiã; some por uns tempos e depois reaparece?``. Não vale soprar. Tem uns de estatura média, 1,50m, mas que só pensam alto. Ao invés de investir na bolsa, investem nos bolsos. Dou-lhe uma...

Afinal, não queriam enxergar a luz! E bem que aquele castelinho do Edimar Moreira podia ser de areia, ou ter sido erguido em alto mar! Humildade é pouca. Filho de carteiro, pós vírgula, etc. e tal, com ou sem Arquimedes, Eureka! E que no pressuposto, ´´chocoalhar todo mundo chocoalha``, se não conseguir falar diretamente com o pai da criança Bill Gates, pergunte ao herdeiro Google que ele te responde numa boa. Quanto a peteca cair ou não, vair arriscar alguma nova pegadinha? Saques, em ´´espécime``, isso tem para dar ou é da gente comer na feira-livre?

Celso Fernandes, jornalista, poeta e escritor, autor de ´´As duas faces de Laura``, ´´O Sedutor``, Sonho de Poeta`` (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas.

Blog do colunista: http://modarougebatom.blog.terra.com.br