Valores freqüentemente colidem quando os membros de diferentes gerações trabalhem em conjunto dentro da empresa familiar.  Hoje, a complexa mistura de gerações tradicionalistas e as mais jovens formam um universo de constantes decisões muitas vezes criticadas e impensadas tanto pelas tradicionais e pelas jovens gerações.

 

Cada geração vê no trabalho valores diferentes, possuem diferentes percepções da autoridade e os diferentes pontos de vista sobre o que é importante na vida tanto profissional como pessoal.  Se os gestores não estão preparados para essas diferenças de valores, que podem criar conflitos, será gerado um mau desempenho e baixa moral no local de trabalho.

 

Compreender a diferença entre gerações pode tornar o trabalho mais produtivo

 

1) Tradicionalistas - Nasceram antes de 1947

2) Baby Boomers - Nasceu 1947-1965: A geração Baby Boomers tornar-se o maior percentual da população segundo as estatísticas dos E.U.A.  Os Baby Boomers são as pessoas com idades compreendidas entre os 42-60 (nascidos entre 1947-1965). 

3) Geração Xers - Nasceu 1966-1977:

4) Geração Y ou Nexters - Nascido após 1978: E depois temos os nossos colaboradores mais jovens, a Geração Y ou Nexters.  Eles são empregados em 30 (nascidos após 1978).  Eles cresceram usando a Internet.  Para eles, alta velocidade de acesso à informação é algo que sempre esteve lá.

                     

O Valor fundamental é que existem diferenças entre indivíduos de diferentes gerações, essa é a magia do aprendizado e conhecimento.  Entender esses valores nos ajuda a compreender as diferenças que possam surgir no local de trabalho.  Quando entendemos o sistema de valores compartilhados por grupos geracionais, então nós podemos compreender melhor as suas diversas crenças e comportamentos. 

 

Podemos não concordar com os valores de gerações diferentes, mas podemos lutar para entender o  conjunto de mentes de diferentes gerações e de como cada grupo vê o mundo, o trabalho e as possíveis soluções para os diversos problemas que se apresentam no dia-a-dia.

 

Assim como é importante reconhecer que muitas dimensões da diversidade de raça, sexo e cultura que formam quem nós somos e como nos comportamos, também temos de reconhecer valores baseados em gerações para uma melhor compreensão e comunicação no ambiente de trabalho.

 

Uma pesquisa mostra os membros de cada geração tem uma tendência a apresentar características semelhantes.  No entanto, há sempre novas expectativas e você deve ter cuidado para não criar estereótipos baseado nestas tendências.  Mas, vamos ver alguns valores básicos trabalho de cada geração grupo. 

 

Os valores dos Tradicionalistas:  

 

Valores são influenciados pelas experiências que incluem muitas vezes as dificuldades de seus pais e avós que imigraram para um novo país e fizeram a vida de sua maneira em uma  nova terra.  Os valores dos  tradicionalistas também são afetados pelas experiências que teve durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial da qual forma como eles vêem o mundo.

 

Privacidade - Não espere que  os membros desta geração irão partilhar os seus pensamentos interiores.

 

Eles acreditam em pagar suas dívidas e ficam irritados quando os outros estão fazendo-os perder seu tempo.  Para os tradicionalistas a principal palavra é o seu vínculo. 

 

Formalidade: Esta geração é revestida de valores formais e estruturas organizacionais.  Têm um grande respeito pela autoridade.

 

Ordem Social: Outras gerações possam visualizar este desejo de ordem social e podem colocar como preconceito, preconceito ou até mesmo o racismo ou ceticismo.

 

Suas coisas: Este grupo adora suas coisas e eles não vão se livrar delas.  Alguns argumentarão que  você nunca sabe quando você pode precisar delas.

 

Os valores dos Baby Boomer:

 

Os Baby Boomers são os filhos dos nossos veteranos da Segunda Guerra Mundial.  Geralmente eles não vão conseguir economicamente o que os pais conseguiram devido aos tempos difíceis e as crises mundiais. 

 

Eles tiveram a boa vida - os tradicionalistas deram ou pelo menos tentaram dar a eles uma vida melhor que as que eles tiveram no passado.

 

Mudanças: Os Boomers prosperaram sobre as possibilidades e constante mudança.

 

Os Boomers têm maior tendência a serem "workaholic".  Enquanto os tradicionalistas vêem o trabalho árduo como sendo a coisa certa a fazer, os Boomers vêem como uma forma de chegar ao próximo nível de sucesso.

 

Sucesso: os Boomers estão empenhados em subir a escada do sucesso.  Este grupo engloba uma abordagem baseada em equipe para as empresas.  Eles não dependem do comando e estilo de controle dos tradicionalistas.

 

Anti-regras e Regulamentos: Eles eram os "hippies".  Eles não precisam estar em conformidade com as regras e gostam de desafiar o sistema. 

 

Inclusão: Esta geração aceitam as pessoas que irão realizar a suas normas.

 

Luta por uma Causa: Embora não procurarem problemas, se você der-lhes-lhes uma causa, eles irão lutar por ela.

 

Os valores da Geração Xers:

 

São economicamente conservadoras, lembram da inflação de dois dígitos e ao estresse enfrentado pelos pais ao lidarem com tempos desemprego.  Como resultado, eles não dependem de instituições para a sua segurança em longo prazo como os seus antecessores fizeram.

 

Empreendedorismo: os Xers acreditam no investir em seu próprio desenvolvimento e não no da sua organização.  Eles são cautelosos quanto a investir no relacionamento com os empregadores porque a experiência tem demonstrado que essas relações não são confiáveis.

Lealdade: Para uma geração Xer, se você quiser lealdade, obter um cão, pode ser a sua grande saída.

 

Independência: os Xers têm objetivos claros e preferem gerir o seu tempo e resolver seus próprios problemas.

 

Informações: Eles querem ter acesso à informação e à abundância de relacionamentos dela.

 

Feedback: Este grupo tem excesso  de comentários e feedback que eles usam para se adaptar a novas situações.

 

Qualidade de vida profissional: Esta geração vai trabalhar duro, mas eles preferem encontrar mais rápido e com mais eficiência em métodos de trabalho para que eles tenham mais tempo livre. 

 

Comunicação: eles preferem comunicação rápida através de áudio, e-mail, etc. Não gostam das reuniões longas.

 

Os valores da Geração Y (frequentemente chamado Nexters):

 

A Geração Y é representada  por pessoas que cresceram durante a revolução de alta tecnologia.  Um mundo com alta tecnologia,  jogos de vídeo, caixas eletrônicos e acesso de alta velocidade, etc.  Fornecem feedback freqüente e sistemático, em tempo real, são críticos quando se trabalha com eles.

 

Autonomia: os Nexters querem mais chances de realização e  fazerem isso com uma boa dose de independência.

 

Atitudes positivas: querem crescer em paz, eles têm uma visão otimista da vida em geral.

 

Dinheiro: a Geração Y acham que o dinheiro é feito para gastar.

 

Ação:  a Geração Y tem como principal ação, aceitar desafios e vêem os desafios como oportunidades.

 

Gerir as gerações Mix

 

Como é que podemos manter um grupo de pessoas de uma empresa familiar com um diversificado mix de gerações motivados no trabalho hoje?  O primeiro passo é entender a diversidade geracional no trabalho e o que motiva os seus diferentes membros.  O segundo passo é instituir técnicas de gestão que são flexíveis o suficiente para satisfazer as necessidades de cada geração.

 

Principais líderes empresariais reconhecem que a mudança demografia do local de trabalho afeta a moral e a produtividade.  Muitas empresas têm incorporado uma formação inter-geracional como componente fundamental para a sua liderança e desenvolvimento de programas de treinamento gerencial. Nestas sessões de treinamento, os participantes experiênciam com as diferentes gerações reagem e interagem uns com os outros.  A formação centra-se na abertura dos canais de comunicação, criação de ambiente de trabalho para atender as necessidades das novas gerações, e comparando as pessoas e as responsabilidades laborais, o maior desafio é motivar estas pessoas adequadamente.