Sua Majestade o Rei Mohammed VI presidiu segunda-feira o Palácio Real em Rabat, uma sessão de trabalho para rever o progresso da implementação do Plano Solar marroquino NOOR , bem como os meios de seu fortalecemento no futuro, de acordo com um comunicado do Gabinete Real, relatou a imprensa local, onde se lê:

Sua Majestade o Rei Mohammed VI , que Deus o assiste, presidiu, na segunda-feira , no Palácio Real de Rabat, uma sessão de trabalho para rever o progresso da implementação do Plano Solar marroquino NOOR , bem como os meios para o seu fortalecemento no futuro. Esta sessão faz parte do acompanhamento regular por Sua Majestade o Rei , que Deus o assiste, das diferentes étapas do plano, e desde o seu lançamento 02 de novembro 2009 em Ouarzazate e a criação da Agência Marroquina de Solar Energy ( Masen ).

Nesta reunião, Sua Majestade o Rei reiterou a vontade de Marrocos para sustentar seu desenvolvimento econômico e social através de uma política energética eficiente e respeitan o meio ambiente de maneira a proteger as futuras gerações de todos os riscos de caráter econômico e ecológico.

 O Presidente do diretorio da Masen, Mustapha Bakkoury delineou o andamento das obras da construção da primeira estação NOOR Ouarzazate 1 , que se realize de acordo com o calendário previsto, após o encerramento de todas as fases de adjudicação e prestação de financiamento. Os primeiros kilowatt de NOOR Ouarzazate1, que constitui a maior estação desta tecnologia no mundo, serão assim injectados na rede nacional a partir de agosto de 2015. Sr. Bakkoury também apresentou o calendário da realização das três estações  NOOR 2 e NOOR Ouarzazate 3 et NOOR Ouarzazate 4 , que permitirão a finalização do complexo de energia solar Ouarzazate, dotado de uma capacidade meta de 500 megawatts.

A apresentação também focou  a seleção de novos sites devendo acomodar futuros projetos , com a finalidade de manter a dinâmica definida para o Plano Solar marroquino, ou seja, 2.000 megawatts até 2020,  14% das necessidades energéticas do Reino, tendo entendido que a quota das energias renováveis ​​representam 42% do consumo total de energia.

Esta seleção de novos sites é realizada em virtude do Atlas Solar do território marroquino recentemente concluído, complementado por uma análise detalhada e multidimensional das diferentes regiões. Os Sites assim slecionados para abrigar os próximos projetos do plano Solar marroquino NOOR são Midelt e Tata. O Soberano deu nesta ocasião saus Altas Diretrizes para que o Plano Solar marroquino seja  uma verdadeira alavanca para a cooperação Sul-Norte e Sul-Sul, e que , por um lado, através da partilha de eletricidade verde com os países europeus e, por outro , a cooperação institucional e operacional com os países da África sub-saariana dispondo de um potencial de energia solar comprovado.

Lahcen EL MOUTAQI

Académico