A ESSSENCIALIDADE DOS PRECEITOS ÉTICOS NA CONTABILIDADE

RESUMO

Procurou-se neste estudo demonstrar a relevância da ética, considerando-a como essencial no exercício da contabilidade, uma vez que os preceitos éticos devem fazer parte de todos os profissionais, em especial dos que executam trabalhos vinculados aos aspectos que envolvem uma extensa clientela. A ética significa um dever que o cidadão deve ter com a sociedade, tanto no seu convívio social, quanto no interior de sua vida profissional. Dentro dos serviços contábeis, considerando sua atividade prestadora de serviços e função informativa de clientes, os profissionais da contabilidade devem fazer a assunção de um comportamento ético conforme as normas que o exercício da profissão exige, considerando ainda seus preceitos morais adquiridos ao longo da vida.

Palavras chave: Ética. Código de ética. Profissional contabilista.

1 INTRODUÇÃO

A ciência contábil sempre foi essencial para que se efetive uma maneira de construir o cotidiano das pessoas. Quando se fala nas atividades vinculadas à contabilidade, logo vem a concepção de que são ações necessárias ao desempenho de atividades ligadas ao comercio, lazer, educação, contribuindo para uma melhor forma de vida. Com o advento dos novos tempos e o desenvolvimento da economia passou-se a exigir uma melhor formação do profissional da contabilidade, com um grau mais acentuado de responsabilidade dentro de suas atividades, uma vez que passou a ser um gestor ligado a informações importantes para a empresa.
Dentro do conceito de ética, a problemática leva aos seguintes questionamentos: até que ponto os preceitos éticos são verdadeiros nas ações contábeis? Por que a ética é tão importante dentro da contabilidade?

Como objetivo, este estudo pretende discutir a associação que existe entre o exercício da execução contábil e os preceitos éticos tão essenciais na vida humana, englobando os profissionais da citada atividade.

Justifica-se a escolha do tema do presente estudo, considerando que é preciso que haja na contabilidade, acima de qualquer outra atividade, uma grande seriedade e senso ético, uma vez que somente por meio de ética profissional é que se chega ao bom desempenho.

Como metodologia, buscou-se a adoção de pesquisa bibliográfica, em trabalhos publicados em livros e revistas especializados, assim como artigos da web, deixando evidente que foi um estudo direcionado às teorias, sem pretensão de esgotar tão instigante tema, pretendendo contribuir para o desenvolvimento da ética dentre os profissionais da contabilidade.