Introdução:

 

Analisando o livro de James C. Hunter. Podemos perceber os personagens com os seus perfis, buscando solucionar seus problemas existenciais refletindo sobre as relações interpessoais na família, no trabalho e na sociedade.

 

    • Jonh Daily – Executivo, superocupado, autoritário em conflito com a família. Pouco caso com o pensamento do outro como veremos no episódio com Kim a enfermeira.

    • Rachel, psicologa, que para cuidar da família após a adoção do filho caçula, John Jr. Passou a atender menos dias na semana angustiada pelo conflito das gerações. John Jr. Cresceu e tornou-se rebelde em conflito com o pai e a irmã.

    • Lee Buhr, pastor Batista- definido como pacato sem pretensão.

    • Padre Peter- Organizador da recepção do Mosteiro de São João da Cruz.

    • Greg- Sargento do Exército – Autoritário, bastante vaidoso.

    • Tereza- Diretora de uma escola pública.

    • Chris – Uma negra- treinadora de basquete da universidade Estadual.

    • Simeão padre, ex-executivo de renome Leonard Hoffman, Orientador do retiro, um provocador, motiva a reflexão do grupo em retiro.

    • Kim- Uma Enfermeira.

    • Irmão James, reitor eleito do mosteiro.

 

Semão um nome que perseguia Jonh Daily, desde sua infância, ou melhor desde a pia batismal, pois o versículo de lucas que trata de Simeão lá estava grafado, desde que se lembrava uma voz dizia- “ Ache Simeão, e ouça-o”. Agora estava ali frente ao ex-executivo Len Hoffman, agora Padre Simeão. As reflexões sobre liderança, autoridade e poder viajam pelo ego de cada um dos hospedes fazendo-os reflexionar sua personalidade repensando habilidades. Simeão estabelece regras no debate entre eles que geram respeito mútuo em consequência confiança.

Conceituando vontade de falar como vontade f

mum. Habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. Desenvolvida a partir de muito força de vontade. É saber como líder envolver pessoas do pescoço para coma, ou seja fazer as pessoas pensarem no resultado pelo comprometimento por serem parte de um todo. Fazendo o outro perceber que é bem mais que força laboral. Esta habilidade está na compreensão do que é poder e o que é autoridade.

Poder é a faculdade de coagir alguém a fazer sua vontade por causa de uma posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que você quer por causa de sua influência pessoal. Diz respeito a quem você é como pessoa.

Liderança é executar tarefas enquanto se constrói relacionamentos.

 

Os velhos e novos paradigmas a invencibilidade Norte – Americana foi substituída pela concorrência global. A administração centralizada deu lugar a descentralização administrativa, a qualidade da produção japonesa deixou de ser negativa para ser considerada de ponta, o gerenciamento deu lugar a liderança o modelo padrão deu lugar ao melhoramento constante o trabalho deu lugar aos sócios e parceiros.

 

 

 

O velho Paradigma

 

 

 

Presidente

Geral

 

Vice-presidentes

Coronéis

Gerentes intermediários

Capitães / Tenentes

Supervisores / sargentos

Empregados (Associados)

Soldados ( tropas)

 

 

Clientes / inimigos.

 

No novo paradigma o cliente vem sempre no topo da pirâmide seguido dos empregados, pois estes são os que produzem lucros até chegar ao Presidente Geral que fica na base. Há grande diferença entre atender as necessidades e atender as vontades. O líder atende as necessidades, pois elas resultarão em realização laboral. O dever do líder é identificar e satisfazer as legitimas necessidades dos liderados.

A PIRÂMIDE DE MASLOW

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

 

 

 

Auto-

realização.

Autoestima

 

Pertencimento

e amor

Segurança e proteção

 

 

Comida , água, moradia

 

 

 

 

Maslow coloca na sua pirâmide de necessidades humanas a realidade que falamos na justificativa de trabalharmos, quando dizemos, que : “Temos que ganhar o pão de cada dia”. Todas as outras necessidades ficam secundárias mediante a garantia da comida e do lugar de referência, o endereço.

Não há liderança sem respeito, sem confiança, sem autoridade; os demais elementos que compõem a liderança advêm deste três pontos habilidade. Os três pontos podem ser construídos a partir de atitudes e ações desenvolvidas pelo líder.

O livro faz um chamamento a reflexão de valores que podem tornar nossas vidas mais agradáveis e nossa condição de líder menos árdua, pois compreendendo as responsabilidades de líder fica mais fácil compreender e utilizar verbos menos autoritários, bem como artigos e pronomes na primeira pessoa do caso reto. O plural sempre é mais leve, posto que o peso é dividido pelo todo, dificuldade é nunca esquecer que se é uma dama, pois não haverá necessidade de ser lembrado da postura.

O primeiro dever do líder é respeitar na si mesmo e jamais desrespeitar o liderado. Essa é a chave geral da confiança e da busca de soluções.

 

 

Referência:

 

HUNTER,James .- O MONGE E O EXECUTIVO - Uma História Sobre a Essência da Liderança-ed. Sextante – 2004. RJ.