A ESPIRITUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DE ENFERMAGEM NA TERMINALIDADE DA VIDA ORGÂNICA

 

Rosa Gomes dos Santos Ferreira

Jorge Luiz do Nascimento

 

Introdução:

Saúde não está apenas na ausência física da doença, isto é fato. Reconhecemos que este conceito vem buscando amplitude, não somente nos bancos formativos, como também nos programas de saúde e nos espaços assistenciais das chamadas “doenças biológicas”.

É mandatório ao enfermeiro buscar a compreensão da doença, do adoecimento e da saúde como engrenagem e processo e não como resultado de alterações morfofuncionais.

Mesmo adotando como única razão para o adoecimento, o componente biológico e funcional do corpo, entender a falha orgânica, como resultado do complexo psicossomático, nos faz pensar noutro formato assistencial em enfermagem.

Florence fazia questão de oferecer, atenção aos doentes em fase terminal ou mais gravemente feridos, lendo- lhes trechos da bíblia ou trazendo-lhes conforto em suas palavras e visitas à noite.

Por quais ajustes ou desalinhos, os profissionais de enfermagem afastaram-se da subjetividade?

Objetivos:

Trazer ao público de enfermagem, a reflexão acerca das intersecções entre a subjetividade, aliada ao tratamento do corpo em doença.

Metodologia:

Revisão literária nas bases científicas de dados, cuja questão de pesquisa é “intersecções entre a subjetividade, aliada ao tratamento do corpo em doença”.

Análise e discussão temática:

A espiritualidade, algo diferente da religiosidade, consiste na crença em algo divino, em força maior que impulsiona o individuo a compreender e esforçar-se em busca de melhores resultados para seu progresso.

No momento do adoecimento, acreditamos que esse disparo acontece sob variadas intensidades e fomenta, no adoecido, o desejo de fazer parte conscientemente da problemática que o aflige.

Conclusão:

Acreditamos que a espiritualidade, sobretudo no ambiente da terminalidade, deve ser respeitosamente compreendida pela enfermagem.

Independentemente da escolha religiosa de cada individuo, o movimento da fé pode ser o responsável por melhora orgânica significativa ou aceitação do processo findo da vida.

Palavras-chave: enfermagem, cuidado, paciente terminal, espiritualidade