RECITAL DE POESIAS DOS ALUNOS
DO COLÉGIO TOBIAS BARRETO
NA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS
Apresentado pelo
Prof. Arionaldo Moura
1. INTRODUÇÃO
Ilmo. Sr. Presidente da Academia Sergipana de Letras,
Srs. Acadêmicos,
Srs. membros do Movimento Cultura da Academia (MAC)
Srs. Convidados,
Neste momento histórico, estamos presenciando, uma nova hera na educação, pautada pelo resgate da qualidade no ensino, que no contesto internacional e principalmente nacional, urge que se faça mudanças significativas, que se busque melhorias, e alternativas para uma mudança nos rumos: educacional e cultural.
No Brasil, e conseqüentemente em Sergipe, estas mudanças divisam no horizonte qual tsunami a nos envolver, somente os fortes, os determinados, os destemidos, poderão navegar nestas águas turbulentas que se aproximam.
Vivemos dias difíceis, a extinção do vestibular, a definição de novos parâmetros educacionais, desestabiliza muitos profissionais, que hoje, se vêem perdidos, sem norte e principalmente, deveras assustados.
O que fazer nesta hora?
Como as instituições, culturais e educacionais, poderão fornecer o aporte necessário, á consecução do êxito de um Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB)1, 6,0?
Certamente não será repetindo os mesmos métodos, mas inovando, apostando em novas alternativas.
É neste parâmetro de inovações, e pedindo vênia aos senhores membros do MAC que estamos neste momento iniciando o Projeto "A Escola vai à Academia", que, em conformidade com o objetivo deste Sodalício de enaltecer a grandeza intelectual do nosso povo, procura valorizar e estimular a produção literária, que acontece de forma incipiente nas unidades de ensino, principalmente da rede pública.
1 O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb
Desta forma senhores Acadêmicos, Senhores membros do MAC, apresento-lhes o trabalho da Professora Tânia Cristina Cardoso.
Professora de História graduada pela Universidade Federal de Sergipe, por motivo de força maior, esta atualmente readaptada, atuando na sala de Leitura. De espírito irrequieto, não se conteve, ante seu afastamento da sala de aula, em não continuar desenvolvendo aquilo que mais sabia fazer, tornar em ato aquilo que estava em potência, como qualidades em seus alunos.
Dedicou-se, então, tal qual uma escultora que faz aflorar de um bloco mármore ou de um tronco, a beleza aprisionada que encerra em suas entranhas, a fazer aflorar nos alunos, suas tendências artísticas, seus talentos, e para tanto, desenvolveu e desenvolve até a presente data, projetos de incentivo cultural e artístico, como "o Poeta Aprendiz" e "o Descobrindo Talentos" .
Buscou no teatro, e na poesia e na música, o caminho para realizar seu intento de fazer luzir a chama do talento que, muitas vezes, se mantêm obscurecida pela falta de oportunidade, de incentivo, e de credibilidade que permeia hodiernamente, o ensino público.
Como fruto deste trabalho que realiza a mais de seis anos, a Professora Tânia pode ver publicado em cinco livros, o sexto em fase final de elaboração, e em jornais como a Colméia Literária, as produções dos seus alunos na forma de poesias.
Seu trabalho, hoje de reconhecimento nacional, desponta com alternativa na melhoria do ensino moderno.
Sem mais delongas, pois o tempo urge, deleitemo-nos com os trabalhos destes pequenos escritores.
2. RECITAL
O Prêmio Tobias Barreto de Poesia, faz parte do projeto Poeta Aprendiz, o qual esta na sua VI versão, e visa despertar no aluno o gosto e o prazer de ler e escrever poesia., valorizando também a riqueza literária existente em nosso país e no nosso estado. Apresentaremos agora algumas poesias da autoria dos nossos alunos: 1 - Adriana irá declamar A Poesia dos Homens da autoria do aluno Gabriel. 2 - Ana Carla irá declamar Poesia Fictícia do aluno Denissom Bonfim. 3 - Taísa irá declamar Palavra do aluno Gabriel 4 - Jorge Wally irá declamar Meu Interior de sua própria autoria 5 - Yasmim vai declamar Sorriso da aluna THamires 6 - Victor vai declamar Reinventar de sua própria autoria.
7 - Daiane irá declamar Mayara Silva do aluno Michael. 8 - Leiliane irá declamar Relance do aluno Fidel. 9 - Leilane irá declamar O dia em que foi Embora da aluna Amanda. 10 - Sidney irá declamar Permissão da aluna Katheleen. 11 - Katheleen irá declamar A Poesia em Você de sua própria autoria. 12 - Larissa irá declamar Saudade de Cachorro de Lucas Leonardo. 13 - Gabriel irá apresentar Campo Minado de sua autoria. 14 - Adriana irá declamar Caminhos de Jorge Alberto. 15 - Taísa irá declamar Desilusão de Simone Silva. 16 - Jorge irá declamar Asa de Ícaro de sua autoria. 17 - Victor irá declamar Vida de jorge wally. 18 - Yasmim irá declamar Grandes Pensamentos do aluno Douglas Michael. - Apresentação de flauta com as alunasYASMIM E YANA tocando as músicas:Alma Gêmea, Asa Branca,Meu Papagaio e Mulher Rendeira.