ARTIGO: A ESCOLA DE HOJE

A escola é importante na formação do indivíduo, já que a educação é importante na formação social, a escola que tem como função orientar e preparar o indivíduo para atuar na vida social, ”Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender- e- ensinar. Para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação ( Brandão, 1.922:7).

Todos os dias analiso na sala de aula os mesmo problemas que um dia relatei em meus trabalhos da faculdade quando era estagiária, e estava em processo de formação acadêmica, hoje sinto nas aulas a falta motivação por parte do alunos, conversam o tempo todo, é celular tocando no meio da aula, MP4 , barulho, esquecem o material didático, o caderno, muitos não fazem o trabalho ou a lição de casa. Quando marco prova ou trabalho para tal dia simplesmente o aluno falta na aula e tudo muito fácil, não há mais punição a educação que passou a ser continuada, só queria saber o que continua se hoje os alunos não querem saber de nada.

Outro dia um professor me disse para que se esforçar ganhamos R$ 6,40 por aula , e me perguntei o que ele estava fazendo lá insatisfeito “A escola na teoria no plano de gestão funciona, mas a realidade é outra, os educadores e funcionários não estão muito empenhados com as propostas pedagógicas o que se tem é uma realidade frustrante, pois a direção não permite criar um ambiente adequado a um ensino de qualidade, não á direção, alunos estão aqui simplesmente para passar de ano ou porque ao pais não suportam em casa ( palavras do professor).

O que é preciso ser revisto nas escolas não só da rede pública, é a falta condição necessária para um ambiente harmonioso, condições necessárias para o desenvolvimento de um projeto pedagógico capaz de lidar com os novos desafios da educação, da globalização e tecnologia.

O sucesso da escola está comprometido com a implantação da cultura de mudança, de contínuo aperfeiçoamento, sendo que o que estes alunos precisam é serem disciplinados e integrados novamente a um regime escolar que os fará serem pessoas melhores.

O aluno deve sair da sala de aula com alguma bagagem para a sua vida, a contribuição do educador é mostrar o caminho, pois tudo o que o somos na vida tem a ver com que aprendemos na escola que não é apenas de transmitir conhecimentos numerosos ao aluno,mas principalmente de “criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que oriente em sentido definido , não apenas durante a infância, mas por toda a vida” ( Durhkeim.

Espero que daqui a alguns anos tenhamos uma educação de qualidade no Brasil, e que os alunos tenham consciência de que eles são o futuro.

Ensaio Sociológico: Pereira, Maria Antonia, Campinas, Setembro de 2009.