INTRODUÇÃO
O presente artigo sistematiza as reflexões desenvolvidas na pesquisa realizada sobre o papel da Escola Família Agrícola de Itaquiraí e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul . Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações e experiências na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ.
Acreditamos que a Pedagogia da Alternância apresenta-se como uma proposta que busca a socialização do saber, a valorização da cultura popular, bem como o diálogo entre os conhecimentos científicos e outros saberes visando a transformação do meio no qual os sujeitos estão inseridos, bem como da sociedade como um todo.
Assim, procuramos conhecer e analisar a Pedagogia da Alternância enquanto prática educativa na vida dos alternantes da EFAITAQ enfocando a proposta pedagógica direcionada para a agroecologia no plano de formação da escola. A partir disso, analisamos como esta proposta pedagógica ligada à agroecologia na EFA tem contribuído para a implantação de práticas agroecológicas nos lotes dos assentamentos do município de Itaquiraí.
O presente trabalho está estruturado da seguinte forma: iniciamos com uma abordagem sobre as Escolas Família Agrícola (EFA) desde sua origem na Europa até a chegada no Brasil e a instalação de três EFA no estado de Mato Grosso do Sul. Em seguida, apresentamos uma discussão acerca do papel da agroecologia enquanto conteúdo e disciplina obrigatória na EFAITAQ, focalizando os pontos principais do Plano de Estudo que apontam a proposta pedagógica direcionada para a agroecologia na EFA, como também os resultados obtidos nas áreas experimentais dos alternantes pesquisados.