A escola de hoje - uma breve reflexão

Tenho pensado muito a respeito do significado da escola na sociedade moderna e qual o seu real papel na aprendizagem e no desenvolvimento de seus alunos.

As novas tecnologias, hoje acessíveis à grande parte da sociedade, possibilitam a qualquer pessoa interessada, produzir seu próprio conhecimento por meio da pesquisa e das interações advindas das redes sociais.

Torna-se fundamental, portanto, que a escola promova uma educação moderna, de qualidade, atraente e instigadora a seus alunos, pois pouca coisa é novidade para eles.

Assuntos que outrora só se tornavam conhecidos, mistérios que só eram desvendados por meio das aulas centralizadas no professor, antes detentor único do conhecimento, hoje já são conhecidos pelos alunos muito antes de serem apresentados ou discutidos em sala de aula.

O professor necessita de muita criatividade, dedicação, inovação para tornar suas aulas produtivas e significativas para seu público. O papel da escola e do professor não é mais o de ensinar, mas sim, o de mediar e instigar o conhecimento, levando em conta esses conhecimentos prévios de sua turma.

Vale ressaltar que os cursos de pedagogia nem sempre priorizam o desenvolvimento dessas habilidades ao profissional de educação. Muitos profissionais recém-formados adentram uma sala de aula sem subsídios suficientes para ministrarem suas aulas, contando muitas vezes, unicamente com sua criatividade e empenho.

É bastante difícil imaginar que esse modelo escolar resista por muito tempo. A meu ver num futuro próximo cada um se tornará responsável por sua própria formação. É claro que não estou falando em nível superior, mas sim em escolarização a nível fundamental e médio.

Não há como negar que isso acarretará em prejuízo para a sociedade uma vez que a escola é parceira das famílias no processo de construção de valores, sendo, muitas vezes a única referência positiva nesse sentido.  

Não é apenas uma questão de aprendizagem de conteúdos, mas sim, da formação integral do indivíduo levando em consideração seus aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos.

A instituição “escola” pede socorro! Os alunos também! Precisamos resgatá-los!