* MEQUIAS, Madalena Albares de Menezes.

Resumo:

A promoção da alimentação saudável nas escolas, pois favorece o fortalecimento da aprendizagem do aluno no período escolar. Desta forma, faz necessário uma avaliação de meros fatores que favorecem esse fortalecimento nutricional para a saúde dos alunos, como também na intuição de garantir a eficácia do conhecimento.

___________________________________________        

* Funcionária Pública do Apoio Administrativo Educacional de Nutrição.

1. Introdução:

             A saúde e a Educação no Brasil são órgãos responsáveis para implementar o PNAE – Programa Nacional de Alimentação.  Com isso é de suma importância que a escolas participem de programas que influenciem na garantia da saúde desses alunos, promovendo hábitos saudáveis.

            Essa reeducação alimentar na escola favorece na aprendizagem e é um favorecimento para a pratica saudável que esse aluno poderá levar para sua vida cotidiana. 

2. Desenvolvimento:

            A alimentação na escola funciona como um suprimento fundamental para o desenvolvimento do aluno em questão das suas atividades na escola, como na sua vida abolindo questões de doenças crônicas ocorridas hoje em dia na maioria dos adolescentes. Para isso considera-se que a escola é um espaço para a educação em saúde e  as merendeiras mantêm um  lugar central por serem responsáveis diretas pelo preparo da alimentação. 

            Para MANCUSO et al, 2013:

A alimentação escolar regulamentado pela Lei n. 11.947/2009 inclui educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem que permeia o currículo escolar, tratando de temas relacionados à alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis ​​de vida, através do ponto de vista da segurança alimentar e nutricional.

De acordo com o autor, faz – se necessário essa educação em saúde nas  escolas através dos pedagogos, influenciando em salas de aula questões que envolvam o debate de como ter uma alimentação adequada e colocando em pratica essas questões através da merendas escolares.

A mudança no perfil nutricional da população, a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e jovens, causados pelo aumento da ingestão de gorduras e a redução da atividade física, provocou o desenvolvimento de uma série de programas de educação nutricional e reforçou o potencial do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como espaço para esse processo para tentar diminuir a prevalência dessas questões em saúde, promovendo assim, acompanhado por nutricionista o cardápio adequado para cada alimentação na escola. (FERNANDES et al,  2014)

ABREU diz que:

A alimentação das crianças é determinada por escolhas culturais influenciadas pela situação econômica, e que, portanto, a escola torna-se mais importante, pois além de instruir sobre a importância do consumo dos nutrientes ela deve oferecer de forma balanceada os alimentos que fornecem esses nutrientes.

As origens culturais nas escolas influenciam muito em questão da alimentação, pois há crianças carentes de nutrientes e isso é um fator importante nas escolas, pois é um ambiente de aprendizagem e de ensino que proporciona que essas crianças e adolescentes aprendem a lhe dar com alimentos saudáveis.

Para a estimulação de alimentos saudáveis na escola podem ser classificadas de duas formas: as ações cotidianas (aumentar a quantidade e a variedade de legumes e verduras, oferecer uma alimentação variada, servir ao aluno todos os alimentos mesmo que recusem e incentivar o consumo), e as ações planejadas (atividades educacionais elaboradas com enfoque na educação alimentar e nutricional). (FERNANDES et al, 2014)

Isso se torna fácil a partir do momento em que as merendeiras, ou seja, preparadoras da merenda escolar, conhecer os hábitos de cada aluno, que consequentemente com o convívio no cotidiano saberão identificar cada aluno composto na escola. E orientarem quais são as suas dificuldades alimentares e proporcionar uma orientação sobre o que irão comer, isso faz facilitar a promoção de saúde também, alem dos docentes em sala de aula, pois estarão proporcionando ações diretamente na formação dos hábitos alimentares saudáveis.

A proposta de utilizar o alimento como instrumento pedagógico é uma oportunidade de tornar o conhecimento significativo para o aluno, é uma questão de inserir o aluno a discussões e conhecimentos sobre os nutrientes compostos em uma refeição, ajudando ele a desvendar por si só o que realmente é importante à sua saúde.

4-Considerações Finais

 

            Assim, A promoção em saúde nos alunos através de uma alimentação saudável, desempenha um papel importantíssimo em questão da instituição em si indagar questões que envolvam  os alunos a saberem mais sobre os nutrientes que favorecem a saúde do mesmo, para que possam aprender os benefícios e os malefícios de suas alimentações no dia a dia, concluindo que, não só os docentes podem influenciar nessa questão, como também as preparadores da alimentação escolar.

Bibliografia:

ABREU M. Alimentação Escolar: combate à desnutrição e o fracasso escolar ou direito da criança e ato pedagógico? Em Aberto 1995;15(67):21-32. Acessado em 16/04/14 às 21:00hs.

Disponível em: www.scielo.com

FERNANDES, Ana Gabriela de Souza; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da; SILVA, Adilson Aderito da. Alimentação escolar como espaço para educação em saúdepercepção das merendeiras do município do Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc. saúde coletiva vol.19 no.1 Rio de Janeiro Jan. 2014. Acessado em 16/04/14 às 20:55hs.

Disponível em: www.scielo.com

 

MANCUSO, Ana Maria Cervato; WESTPHAL, Marcia Faria; ARAKI, Erica Lie; BÓGUS, Claudia Maria. Papel programas de alimentação escolar 'na formação de hábitos alimentares. Rev. paul. Pediatr. vol.31 no.3 São Paulo set 2013. Acessado em 16/04/14 às 20:59hs.

 Disponível em: www.scielo.com