No mundo contemporâneo é real a prática do conhecimento adquirido através do método tecnológico. Dentro deste processo, caminham juntas a utilização das máquinas, assim como, a presença do homem é necessária para o manuseio das mesmas.
A relação do homem com os objetos técnológicos se dá há muitas décadas, foi através deles que se deu o desenvolvimento em vários seguimentos industriais, e atualmente este desenvolvimento estende-se até a educação, saúde, e outras áreas.
O mundo atual é quase que totalmente informatizado, por isso, a necessidade do ser humano estar atualizado. As máquinas encontram-se em um estágio de avanço intenso, cabendo a cada indivíduo o interesse em participar desta realidade, sendo necessário estar bem informado sobre as atuais mudanças ocorridas no cotidiano.
O avanço tecnológico, sobretudo a internet, utilizada no dia a dia e também na área educacional, em plena era contemporânea, é uma forte aliada quando se trata de buscar conhecimentos, fazer pesquisas, tornar-se atualizado e bem informado. O campo de pesquisa na internet oferece infinitas fontes de informações, porém, não afasta a necessidade, em alguns casos, da presença do professor, por este possuir a função de orientador para que o aluno não absorva informações errôneas.
Neste caso, cabe ao professor orientar os alunos para o acesso de sites seguros em que as informações sejam pesquisadas dentro do processo científico, só assim, verdadeiramente os conhecimentos vão contribuir para o desenvolvimento deste aluno de forma promissora e torná-lo um agente crítico, construtor do próprio conhecimento e preparado para atuar de forma diferenciada no meio social.
Agindo desta forma, o professor afirma a possibilidade de inúmeras metodologias, instigando o aluno a fazer investigações mais expressivas, conhecer diversas fontes de pesquisa assim como aprofundar o conhecimento quanto ao manuseio do computador. A internet apresenta infinitas linguagens que ampliam o vocabulário dos internautas, assim como, amplia também o relacionamento e a troca de informações no meio tecnológico.
A busca do próprio conhecimento é conhecida também como auto-estruturação, esta prática desperta no aluno habilidades que interferem no desenvolvimento pessoal do mesmo, o tornando uma pessoa capacitada para tomadas de decisões e para que seja uma pessoa articulada, criativa e também auto-crítica para atuar no meio social.