Definindo a Inteligência Competitiva para melhor entendimento são informações coletadas para, análise, aplicação legal e ética, relativas á capacidade, vulnerabilidade e intenções de seus concorrentes e monitoramento dos acontecimentos do ambiente competitivo.  Tem o objetivo de fornecer informações que possam ser utilizados para colocar a empresa sempre á frente da concorrência.

Para uma empresa se posicionar no mercado e identificar os desejos dos consumidores ela vem utilizando a inteligência competitiva estrategicamente e taticamente.

A inteligência competitiva identifica novas oportunidades e ajuda prevenir catástrofes empresariais, usando várias técnicas para descobrir como está seus concorrentes, como vão os custos e produção, perfil executivo, sobre admissões e demissões, tudo que é necessário em uma empresa, ou seja, auxilia na gestão do negócio e facilita a tomada de decisão de forma mais calculada e precisa.

A obtenção de grande quantidade de dado não é por si só suficiente. Graças à internet e aos bancos de dados magnéticos, a informação ficou extremamente barata e acessível. A Inteligência Competitiva  ajuda a garimpar as informações disponíveis, propiciando a análise dos fatos relevantes: “Nós não vivemos mais na era da informação”, diz Sarry Kahaner, autor de Competitive Intelligência, “ Nós vivemos na era da Inteligência”. Vaitsman, Pag.64, 2001.

 Vivemos na era da inteligência por esse motivo as empresas pagam para monitorar seus concorrentes, contratam funcionários das empresas concorrentes, questionam clientes e fornecedores, essa interação tem simplesmente o objetivo de ficar sempre à frente, tem que ser dinâmica. Saber agir antecipadamente.

A I.C., essa ferramenta deve ser bastante conhecida e explorada pelos gerentes ou pessoas específicas da empresa diariamente, com essa atitude a capacidade aumenta para por em prática todo conhecimento e resolver aquilo que não conhece tirar proveitos, aprender com o erro e tornar o concorrente irrelevante. Fazer e ser diferente, ser melhor. Essas são algumas atitudes que a I. C. deve proporcionar a empresa, ao invés de tirar xérox do concorrente.

Não desprezar nenhuma informação quão simples seja algumas empresas oferecem benefícios aos operários quando boas ideias são colocadas em prática essa interação entre funcionário e empresa os motiva e deixam felizes pela participação.

Ser transparente, ter agilidade é isso que os clientes esperam então, a empresa deve ser eficaz para ter sucesso.

Portanto o fator mais importante para o sucesso da prática da I.C. está nas pessoas que possuem o conhecimento que irão tornar relevante todos os dados adquiridos e transformar em inteligência, tomar decisões e agir estrategicamente, envolvendo todos os funcionários da empresa para conscientização do sucesso que espera.  

Referência Bibliográfica. 

VAITSMAN,Hélio Santiago.Inteligência Empresarial: atacando e defendendo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Interciência. 2001 

 Sua empresa tem inteligência competitiva? Carlos Hilsdorf  Disponível em: 20/05/2010 < https://www.youtube.com/watch?v=WieF-svta24> Acesso em: 20/03/2013.