A epistemologia na visão de Piaget e da ciência.

                “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer                        coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.”

                                                                                      Jean Piaget.

1-Introdução

           A epistemologia é vista como a ciência do conhecimento, ou ainda como o estudo cientifico, sem ter a pretensão de ser um sistema dogmático. De tal forma que, realmente deveria ser um conhecimento cientifico mais que pode tratar dos problemas a partir das crenças dos indivíduos, das experiências e da vivencia. Ainda pode ser tratada como a filosofia da ciência.

          Para Piaget,só é ciência quando reúnem três elementos: a elaboração de fatos, a formalização lógica matemático e o controle experimental, por outro lado a partir de métodos de analise direto por ocasião de um saber capaz de reformular alguns conceitos além de buscar os conhecimentos através de uma analise lógica, ao lado de analises direto normalizante.

         Como o empirismo lógico, que procura ver a coordenação entre a formalização e a experiência, onde Piaget mostrou-se interessado em estudar e seguir os métodos da análise genética, a qual tem como base a busca pela compreensão dos processos de formação do conhecimento científico em virtude do desenvolvimento, a própria formação do individuo: tendo como visão uma junção da vida em sociedade, assim os conhecimentos, passam por uma analise do desenvolvimento sócio cultural histórico. Haja vista que, a vida em sociedade passa por varias transformações de acordo com sua época, surgindo à visão de métodos históricos e críticos dos saberes acumulados ao longo da existência humana, e da vida em sociedade.

       Enquanto que a epistemologia critica fundamenta-se e surge a partir, das reflexões da sua própria história, e a revolução que os cientistas fazem sobre a ciência em si mesma, pactuando os pressupostos, resultados e utilização, local, alcance dos limites ainda levando em consideração as definições sócio- culturais da ação cientifica.

Chegando a conclusão que as ciências na atualidade não se impõem por si mesmas; e os seus resultados não deve impor-se como incontestável e  esplendoroso  e que os cientista não são donos da verdade absoluta; levando-os a responsabilizar-se por suas descobertas e aplicabilidade  junto as sociedades.Percebe-se que as descobertas da ciência esta cada vez mais atrelada ao ambiente social.industrial e político.

         Percebe-se que a epistemologia critica tem como essência principal interrogar-se sobre as responsabilidades sociais dos cientistas e dos técnicos, sendo uma das questões cruciais da atual conjuntura cultural, e é esta interrogação e questionamento que se pode denominar de epistemologia critica, o que tem levado a uma ciência dependente da industrialização ou do estado,atualmente adentrando no grande jogo diplomático das ciências nacionais.atualmente subordinada a instancias burocráticas muitas das vezes estranhas a  atividade racional de cunho propriamente cientifico.

Trazendo todos esses questionamentos e descobertas para o campo educacional pode se perceber que a corrente mais presente no dia a dia da sala de aula é a epistemologia genética de Piaget, sendo aplicado a partir de métodos construtivistas como meio de disseminar a aprendizagem do ser humano no processo de desenvolvimento continuo, levando em consideração o meio e a vida em sociedade.

2-DESENVOLVIMENTO

            É a partir dessa pratica de observação e analise da convivência em sociedade que a epistemologia de Piaget destacou-se, dando ênfase à formação e construção de um conjunto de ações da participação e interação dos indivíduos, na formulação de novos conceitos e conhecimentos sobre o que deve ser vivenciado, durante todo o processo de construção dos saberes acumulados pelos indivíduos os quais, permitem a descoberta de um conjunto de normas científicas que poderá nortear e delinear as principais evoluções das quais culminam com a coordenação entre a formalização e a experiência; Piaget interessou-se particularmente pelos métodos de análise genética, que busca compreender os processos do conhecimento científico em função de seu desenvolvimento contínuo da própria formação, onde a sociedade ou a  chamada "sociogênese" dos conhecimentos, procura explicitar o seu desenvolvimento histórico  e cultural no interior do meio em que vive, dando-se assim a integração e  transmissão histórico cultural,baseado nos (métodos histórico -críticos),segundo uma "psicogênese" das noções e estruturas operatórias iniciais, se forma  no decorrer do  processo de desenvolvimento dos indivíduos, a partir de uma ação e analise de modo reflexivo da psicogênese, o  que mais influenciou  e contribuiu com a formulação do pensamento de Piaget.

              Mediante tais conhecimentos, Piaget buscou fundamentar o processo de construção das normas e operacionalização dos saberes, sendo a participação, nas atividades integradas, bem como a interação com o sujeito constituinte, a psicogênese que culmina de fato, em análises genéticas formalizadas e, por conseguinte, permite a descoberta de normas científicas para as principais estruturas operatórias das ciências humanas.

         O chamado conhecimento é a maneira de ver a realidade, de forma analítica, na busca da cooperação interdisciplinar dos lógicos, dos elementos matemáticos, dos psicólogos e dos especialistas da aplicação técnica das noções próprias ao saber em questão.

       Piaget se recusa uma epistemologia que seja filosófica  pretende  constituir uma teoria do conhecimento, impondo-se a priori ao sistema das ciências, pontes provisórias entre os domínios controlados pela mesmas. Por sua vez, a ciência procura substituir essas pontes, tentando aposentar esse segundo tipo de especulação, que ela tenta progressivamente tomar da filosofia. Porque tudo o que devemos dizer do mundo, quando isto é possível, deverá ser dito cientificamente, e não especulativamente. Embora estando  ligados, esses dois aspectos da especulação, devem ser diferenciados pois ,só o primeiro pode assegurar a perenidade da filosofia como axiologia.

         Seguindo o pensamento de Piaget ainda, requer de forma sistemática a cooperação interdisciplinar dos lógicos, dos matemáticos, dos psicólogos e dos especialistas da aplicação técnica das noções próprias ao saber em questão. Torna-se evidente para Piaget que a pesquisa cientifica apresenta-se em dois importantes aspectos a seguir:

1) o primeiro se dar a partir da  reflexão filosófica, que  por natureza, se dar de forma analítica e, interpretativa, valorizadora. Tendo o sujeito a oportunidade de integrar os saberes objetivos numa visão de conjunto que lhe mostre e proporcione seu lugar no contexto de mundo;

2) o segundo aspecto fundamenta-se no  esforço para se buscar e experimentar  os  modelos incertos do existente nos domínios em que a ciência se cala. Para tanto, a filosofia recorre a certas pontes provisórias entre os domínios controlados pela ciência. Por sua vez, a ciência procura substituir essas pontes, tentando aposentar esse segundo tipo de especulação, que ela tenta progressivamente tomar da filosofia.

          A epistemologia ao lado das três grandes correntes contemporâneas  procura expor e diferenciar e explicar  a ciência,a partir da analise dos dois mitos, o primeiro mito da ciência que leva ao progresso, e o segundo o mito da ciência pura neutra, por muito tempo foi visto como um tipo de dogma absoluto, nos dias atuais serve de argumentos para aqueles que buscam recursos para financiamentos, diante desse mito a ciência passa a ser julgada pelo valor social e pelos resultados a serem  alcançados Enquanto que o segundo reconhece a ciência como seu próprio fim:e acredita que só deve prestar  contas a si mesma.É a partir desse mito que os cientistas  apóiam-se  e afirmam que a “ciência não é responsável pelo mau uso, ou ser aplicadas de maneira nociva ao homem.

3-Conclusão

No entanto, a partir dos estudos realizados percebe-se e acredita-se ser o conhecimento um processo de construção a partir da vida e experiência pelo individuo, sendo este agente de sua aprendizagem, e não um ser passivo como julga o Empirismo e o Apriorismo. Com isso, tem-se o Construtivismo, cuja base teórica é a Psicologia Genética, de Piaget fundamentada em uma epistemologia interacionista de fatos, informações e dados obtidos ao longo da construção do conhecimento por parte do individuo. Com o surgimento do Construtivismo, contrário às ideias aprioristas e empiristas, e com a contribuição da Psicologia Genética, tem-se cada vez mais ferramentas para explicar os processos de aprendizagem das pessoas que podem assumir diferentes atitudes, dogmatismos, cepticismo, relativismo e perspectivismo.

 Assim a Epistemologia particular quando se trata de levarem consideração um campo particular do saber, quer seja "especulativo", quer "científico”. e as ciências que não são saberes especulativos como Matemática,  Empírica e positiva.

O ser humano vive em uma eterna transformação na busca de conhecimentos e respostas para suas interrogações que vão surgindo ao longo da vida em sociedade,principalmente nos dias atuais que  as tecnologias, estão ocupando espaços cada vez maior na visão sócio cultural, política da humanidade.

 

4-Referencias

Hilton Japiassu- Introdução ao pensamento epistemológico - EDITORA S.A Rio de Janeiro, RJ-1934.