Betânia de Almeida Testi
Cátie Borba de Carli1
Hélida Nogueira Nobre1
Gutiane Soares de M. Santos1
Maria Eleniza Almeida Santos1
Maria Tereza Xavier1
Luciana Ângelo Leal Campos2

RESUMO
Sífilis é uma doença infecto-contagiosa sistêmica que pode comprometer múltiplos órgãos inclusive o sistema nervoso. De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente, Terciária ou Tardia e Sífilis Congênita. Para a formulação deste trabalho realizou-se um estudo bibliográfico. Tendo como objetivos conhecer os tipos, sinais, sintomas, tratamento e prevenção da sífilis buscando orientar quanto à postura, intervenções e condutas diante da abordagem, tratamento e cuidados dos enfermeiros. Conclui-se, portanto que A sífilis não é uma doença exclusiva, podendo atingir todas as classes sociais independente de cor e sexo. O problema de lidar com a sífilis surgem primeiramente do paciente que cria um preconceito sobre si mesmo, interferindo sobre as intervenções e tratamento agravando ainda mais o caso, e que com as devidas prevenções, podem-se amenizar os episódios de sífilis e melhorar a qualidade de vida da população.

Palavras-chave: Sífilis, Promoção, Educação permanente.

1. INTRODUÇÃO
A sífilis é uma doença conhecida desde o século XV, mas o seu agente, Treponema pallidum, só foi descrito no século XX.
Apesar de a penicilina constituir um tratamento eficaz para esta doença, e ser distribuída gratuitamente pelos serviços públicos de saúde verifica-se que a sífilis ainda é hoje uma realidade e persiste quase inalterável ao longo dos anos, e que ainda permanece desconhecida por muitas pessoas. Daí a justificativa para a elaboração deste trabalho que se trata de uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como objetivos esclarecer quanto aos tipos, sinais, sintomas, as terapêuticas utilizadas, prevenção e as características epidemiológicas. O tratamento imediato e eficiente das DST é fundamental para o seu controle. Deve ter como princípios: a cura da doença, a prevenção das complicações e seqüelas e impedir a cadeia de transmissão.
A abordagem Sindrômica constitui o método mais rápido de identificação de um agravo e, como não necessita de recursos laboratoriais, os indivíduos poderão ser tratados no momento da consulta. Baseia-se na identificação de sinais e sintomas verificados no momento da avaliação clínica e para as DST esta forma de abordagem é bastante resolutiva, pois, independentemente das DST serem causadas por um grande número de microorganismos, estes apenas determinam um número limitado de síndromes. Assim o atendimento do enfermeiro tem um papel importante na promoção da saúde, pois visa proporcionar à pessoa condições para que avalie seus próprios riscos e tome decisões realistas quanto a sua prevenção e aos problemas que possam estar relacionados às DST/HIV/AIDS e às Hepatites Virais (MS, 2003).
Na busca material utilizaram-se as mesmas palavras-chave e os mesmos critérios anteriores, sendo rastreadas as dissertações e teses disponíveis na internet como ferramenta de busca e foram consultadas as seguintes bases: "Alta Vista", "Scielo" e "Medline". Portanto, do presente ensaio surgiu à necessidade de obter maior compreensão sobre o tema buscando um conhecimento mais aprofundado sobre a patologia.



Leia mais em: http://www.webartigosos.com/articles/37848/1/A-ENFERMAGEM-EM-DOENCAS-SEXUALMENTE-TRANSMISSIVEIS/pagina1.html#ixzz1USH3QVqL