RESUMO

 

 

A exposição do trabalhador a riscos tem ocupado espaço nas discussões sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores. Os acidentes são facilmente visualizados, porém pouco analisados e mencionados em relação ao adoecimento causado pela exposição aos riscos e à utilização de equipamentos de proteção. Os trabalhadores da área de saúde, especialmente os de enfermagem, estão expostos a vários riscos de acidentes que podem ocorrer durante o trabalho, pois lidam com materiais biológicos infectados por agentes invisíveis que podem ser letais. Assim, o presente trabalho visa fornecer uma revisão da literatura sobre os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de unidades hospitalares, assim como medidas de prevenção e controle dos mesmos. A presença de materiais perfurocortantes, além de outros riscos físicos, químicos, ergonômicos e psicossociais, associada à rotina e ao estresse colabora para provocar acidentes. As pessoas que trabalham na área de saúde têm conhecimento de como tratar e prevenir doenças, talvez por isso, muitas vezes haja com certa negligência para consigo mesmo, não seguindo as normas de biossegurança como estabelecido nas normas. Neste sentido, traçou-se como problema para este estudo: Quais os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem dentro do contexto hospitalar?

Palavras chaves: Riscos ocupacionais; profissionais de enfermagem; prevenção e controle.

ABSTRACT

Worker exposure to risks has occupied space in discussions about the health and safety of workers. Accidents are easily viewed, but little mentioned and analyzed in relation to illnesses caused by exposure to and use of protective equipment. The health care workers, especially nurses, are exposed to various risks of accidents occurring at work because they handle infected biological materials by invisible agents that can be lethal. Thus, this paper aims to provide a literature review on occupational hazards to which workers are exposed to hospitals, as well as measures to prevent and control them. The presence of sharps, and other physical, chemical, ergonomic and psychosocial problems associated with routine and stress collaborate to cause accidents. People working in healthcare have knowledge of how to treat and prevent diseases, so maybe often there with a certain disregard for himself, not following the rules as set forth in biosecurity standards.

Keywords: occupational hazards, nurse practitioners, prevention and control.

DE BRITO, Daniela Cerqueira e DE QUEIROZ, Danilo Bispo. A enfermagem e os riscos ocupacionais no ambiente hospitalar: estudo bibliográfico. Graduandos de enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana, 2013. Orientadora: Thaienny Saback de Souza. Este artigo faz parte da disciplina Metodologia da Pesquisa III, ministrada pelo Pro. Dr. Jocley Araújo.

Introdução

Atualmente, o trabalho é considerado uma fonte de aquisição econômica, além de servir como ajuda para o convívio social, essencial para a valorização e bem estar do indivíduo na sociedade.

Quando o trabalho é realizado em condições perfeitas, torna-se gratificante e recompensador. Entretanto, quando é realizado de modo insalubre ou em locais que possam expor trabalhadores a riscos, pode trazer sérios problemas a vida e a saúde dos trabalhadores.

Acidentes de trabalho se constituem numa frequente preocupação para as instituições e os trabalhadores, configurando-se como tema relevante para pesquisas voltadas para a prevenção e/ou redução dos referidos eventos (BOTTOSSO, 2005).

A Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, define acidente de trabalho como “aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária”. (BRASIL, 1991, p.3).

Quando existem condições no ambiente de trabalho que possam promover danos à integridade física ou à saúde do trabalhador, entende-se que há riscos ocupacionais.

Há possibilidade de se traçar um perfil dos riscos ligado a cada tipo de ocupação. Contudo, deve-se ter em vista que os riscos laborais podem variar dentro das diversas atividades profissionais. Assim, deve-se conhecer os riscos de cada profissão a fim de controlá-los, fazendo-se mandatório o estudo dos variados ambientes de trabalho, com o intuito de atuar de maneira eficaz na prevenção e melhoria das condições de saúde do trabalhador.

Uma destas classes profissionais, a dos trabalhadores da área da saúde, detêm os meios e o conhecimento para prevenir e tratar as doenças da comunidade e, talvez por isso, a atenção dada a este grupo, em termos de Segurança e Saúde no Trabalho, seja inferior àquela oferecida aos trabalhadores do setor industrial.

Neste sentido, traçou-se como problema para este estudo: Quais os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem dentro do contexto hospitalar?

Os profissionais de enfermagem estão vulneráveis a uma série de riscos, que podem ser físicos, químicos e biológicos, inerentes aos procedimentos que envolvem suas atividades. Esses riscos, por sua vez, podem ser eliminados ou minimizados, através de medidas guiadas por normas de Biossegurança, que abrangem uma série de cuidados, incluindo limpeza, desinfecção, assepsia, esterilização dos equipamentos e uso de equipamentos de proteção coletiva e individual.

A eliminação das causas das doenças profissionais tem como objetivo a redução dos efeitos provocados pelo trabalho, a prevenção de agravamento das doenças e de lesões, a manutenção da saúde do trabalhador e o aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho. Esses objetivos podem ser atingidos por meio de educação dos empregados e empregadores, indicando-se os perigos existentes e orientando-se como evitar futuros danos. (CHIAVENATO,

Diante do exposto, surgiu a necessidade de explorar a seguinte temática: a enfermagem e os riscos ocupacionais no ambiente hospitalar, através de uma pesquisa bibliográfica.

O interesse pela realização do presente estudo surgiu por meio das observações feitas durante os estágios e atividades práticas, visto que os acidentes com material biológico acometem os trabalhadores de enfermagem e representam um grave problema nas instituições de saúde, não só pela frequência com que ocorrem, mas pela grave repercussão que incidem sobre a saúde desses trabalhadores.

Além disso, observa-se uma relevância de subsídios intelectuais fidedignos para o desenvolvimento cientifico, tanto de estudantes quanto de profissionais da área de saúde, referente à importância de fornecer informações acerca dos riscos biológicos, permitindo uma ampliação de recursos informativos e de segurança no trabalho, fornecendo o bem estar tanto pessoal como para com o paciente.

Isso porque, na prática profissional, é comum em pessoas que estão expostas a fatores de risco relacionados à contaminação a não adesão da utilização correta dos EPI, o descaso na utilização de luvas descartáveis, higienização das mãos dos profissionais de enfermagem frente aos pacientes, descarte de material perfurocortante e a falta de conhecimento em torno da transmissibilidade e agravo da doença.

Diante do exposto, traçou-se como objetivo geral da presente pesquisa bibliográfica: analisar os possíveis riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de enfermagem num ambiente hospitalar.

Os objetivos específicos decorrentes do problema exposto podem ser traduzidos nas seguintes propostas:

  • Identificar, quanto à exposição dos trabalhadores de enfermagem, os riscos ocupacionais dentro de uma unidade hospitalar.
  •  Conhecer as medidas de prevenção e controle referentes aos riscos ocupacionais num hospital.
  •  Verificar a relação da capacitação para prevenção de acidentes com ocorrência do acidente perfurocortante.

Assim, este estudo está dividido em seis capítulos, sendo o primeiro o da introdução, que traz a temática a ser estudada, além do problema, justificativa e objetivos desta pesquisa bibliográfica. O segundo capítulo é o de revisão bibliográfica, e faz uma abordagem histórica sobre a saúde do trabalhador no Brasil e sobre os acidentes de trabalho. O terceiro capítulo refere-se à metodologia utilizada no decorrer da pesquisa. O quarto capítulo, já trazendo os resultados e discussão da pesquisa, sinaliza os riscos ocupacionais a que os trabalhadores de enfermagem estão sujeitos dentro de um ambiente hospitalar, incluindo os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos de acidentes e psicossociais. O quinto capítulo, ainda apresentando os resultados da pesquisa, trata das medidas de prevenção e controle que podem ser adotadas dentro de um ambiente hospitalar, que incluem imunização, utilização de equipamentos de proteção individual, esterilização e desinfecção e capacitação para prevenção de acidentes. O sexto capítulo apresenta as conclusões e traz as considerações finais referentes ao estudo em pauta. Por fim, são elencadas as referências utilizadas para subsidiar a presente pesquisa bibliográfica.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos e artigos, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre determinado assunto, tema ou problema. No caso em questão, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos riscos ocupacionais dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar.

Optou-se pela pesquisa bibliográfica por ela propiciar o exame de um tema sob um novo enfoque ou abordagem, chegando a considerações inovadoras. Este tipo de pesquisa abrange fontes secundárias, assim como bibliografia já tornada pública em relação ao tema do estudo como boletins, jornais, periódicos, livros, pesquisas, monografias, teses, dissertações, dentre outros.

Realizou-se este trabalho com o objetivo de reconhecer e analisar os possíveis riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem no ambiente hospitalar.

 

Amostra

Foram encontrados cinquenta e seis artigos, sendo que, para a escolha de alguns em detrimento de outros, adotou-se características previamente selecionadas. Dentre estas características, foram inclusas as publicações que apresentaram o artigo na íntegra e que abordaram os fatores desencadeantes dos acidentes de trabalho pelos profissionais de enfermagem. Diante disso, selecionaram-se trinta e oito artigos, dentre os quais 10 utilizaram como método a pesquisa do tipo qualitativa, 16 o do tipo quantitativa e 12 são pesquisas baseadas em revisão de literatura.

 

Coleta de Dados

 

A busca bibliográfica aconteceu no ano de 2012, sendo realizada por meio do sistema informatizado de busca, no acervo de periódicos nas bases de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medline (National Library of Medicine) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online).

 

Análise de dados

 

Após a investigação bibliográfica, e leitura de cada um dos resumos das publicações, as mesmas passaram a ser registradas em fichas bibliográficas. Quanto ao processo de análise dos dados, este partiu das inúmeras leituras e releituras das buscas bibliográficas encontradas, tendo como ponto chave a resposta aos objetivos do presente estudo.

 

Aspectos Éticos

 

Uma vez que se trata de uma pesquisa envolvendo apenas dados de domínio público, que não identifica os participantes da pesquisa, por se tratar de revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não houve necessidade de aprovação por parte de Comitê de Ética em Pesquisa. Outrossim, foram considerados os aspectos éticos referentes aos direitos autorais.

 

Apresentação e Análise dos Resultados

 

A pesquisa buscou identificar e analisar a metodologia. Os artigos selecionados para a pesquisa bibliográfica para a pesquisa em questão, serão apresentados em forma de quadro e analisado a fim de responder a nossa pergunta e o objetivo.

 

 

 

Quadro de Apresentação dos Artigos

Título do Artigo

Autoria, local e ano da publicação

Objetivos

Tipo de estudo

Riscos ocupacionais em hospitais: um desafio aos profissionais da área de saúde ocupacional.

BARBOSA, A.

Florianópolis.1999.

Traçar um diagnóstico situacional dos riscos químicos em ambientes hospitalares.

Pesquisa quantitativa

Acidentes do trabalho entre trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário.

BENATTI, M.C.C

São Paulo, 2001.

Avaliar determinados aspectos epidemiológicos dos acidentes de trabalho acontecidos. com trabalhadores de enfermagem.

Pesquisa quantitativa

Biossegurança na Assistência à Saúde.

BOTTOSSO, R. M. Cuiabá, 2005.

Refletir sobre os conceitos de biossegurança na assistência à saúde.

Revisão de literatura

Análise dos acidentes com agulhas em um hospital universitário: situações de ocorrência e tendências.

BREVIDELLI, MM; CIANCIARULLO,TI.

São Paulo, 2002

Identificar as situações de ocorrência e as tendências ao longo dos anos.

Pesquisa qualitativa.

Problemas ocupacionais de trabalho no Brasil - estatística. 2003.

CAMPOS. S. São Paulo, 2012.

Apresentam-se algumas considerações sobre a situação em que se encontram os trabalhadores brasileiros de enfermagem.

Pesquisa quantitativa

Acidentes perfuro cortantes entre trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário do interior paulista..

CANINI, Silvia Rita Marin da.et al.

São Paulo, 2002.

Analisar os acidentes perfurocortantes que acometeram os trabalhadores de enfermagem.

Pesquisa quantitativa

Riscos ocupacionais do trabalho de enfermagem: uma análise contextual.

CAVALCANTE, CAA. Maringá, 2006.

Analisar os aspectos contextuais do

fenômeno riscos ocupacionais do trabalho em Enfermagem para melhor compreendermos a inter-relação entre trabalho, o processo saúde/doença do trabalhador e os fatores que o determinam.

Revisão de literatura

Factors associated with student nurses' intent to provide physical and psychosocial care to persons whit acquired immunodeficiency syndrome.

COLE FL, 1996.

Analisar a influência de fatores selecionados na intenção dos estudantes de enfermagem para prestar assistência física e psicossocial a pessoas hospitalizadas com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Pesquisa qualitativa

Pressupostos teóricos e metodológicos para a compreensão das relações entre tecnologia, trabalho e saúde.

ELIZABETH, EH. Belo Horizonte, 2000.

Discorrer sobre algumas das principais abordagens no âmbito da saúde, tecnologia e trabalho.

Revisão de literatura.

Prevalência de acidentes de trabalho em trabalhadores hospitalares. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

FALEIRO, Felicia Maria Thomas; VENDRUSCOLO, Giana Bernardi Brum. São Paulo, 2006.

Apontar conceitos gerais para o desenvolvimento de uma nova política peculiar na área de segurança em instituições hospitalares, contemplando orientações aos trabalhadores que culminam em ações protetoras a eles mesmos, aos usuários dos serviços e aos visitantes.

Revisão de literatura.

A qualidade de vida no trabalho de Enfermagem.

FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de; ZEITOUNE, Regina Célia Gollner. Rio de Janeiro, 2007.

Construir com os trabalhadores de enfermagem de Saúde Pública de um Centro Municipal de Saúde (CMS) uma proposta de indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho a partir da percepção dos mesmos.

Pesquisa qualitativa.

Opinião dos servidores de um hospital escola a respeito de acidentes com material perfurocortante na cidade de Campinas-SP.

FIGUEIREDO R.M. Campinas, 1992.

Caracterizar a populaçäo de funcionários do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), considerando suas opiniöes sobre frequência de acidentes, exposiçäo ao risco de acidentes e frequência de notificaçäo de acidentes, com o objetivo de estabelecer estratégias de atuaçäo para diminuir os riscos ocupacionais dos trabalhadores da saúde.

Pesquisa qualitativa

Avaliação dos riscos ergonômicos durante a movimentação e transporte de pacientes em diferentes unidades hospitalares.

GALLASCH, Cristiane Helena; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa. Rio de Janeiro, 2003.

Mapear os riscos ergonômicos durante os referidos procedimentos em unidades de internação, clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário de Campinas, São Paulo, no ano de 2003.

Pesquisa quantitativa

Política de saúde do trabalhador: limites e possibilidades.

GELBECKE, F. L. Florianópolis, 2002.

Refletir acerca da Política de Saúde do Trabalhador, no contexto da Política Nacional de Saúde.

Revisão de literatura.

Acidentes com material perfurocortante: conhecendo os sentimentos e as emoções dos profissionais de enfermagem.

LIMA, F.A.; PINHEIRO, P.N.C.; VIEIRA, N.F.C. Rio de Janeiro, 2007.

Conhecer os sentimentos e emoções vivenciados pelos profissionais de enfermagem ao se acidentarem com material perfurocortante em um hospital da rede pública estadual.

Pesquisa qualitativa.

Adesão às medidas de precaução padrão: relato de experiência.

LOPES, M.H.B. de M.; MOROMIZATO,S.S., SILVA J.F.F.. São Paulo, 1999.

Avaliar a adesão a estas medidas, o uso adequado, a acessibilidade e disponibilidade de luvas e caixas para descarte de materiais pérfuro-cortantes.

Pesquisa qualitativa

Riscos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em profissionais da saúde.

MACHADO, A. A; COSTA, J. C; MORIYA, T. M; FIGUEIREDO, F.C. São Paulo,  1992.

Investigar o risco ocupacional de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em profissionais da saúde.

Pesquisa quantitativa

Apontamentos sobre o meio ambiente do trabalho.

MAIA, N. F. São Paulo, 2000.

Apresentar o meio ambiente de trabalho numa perspectiva jurídica.

Revisão de literatura.

Estudo da fadiga mental de enfermeiras atuantes em instituição hospitalar com esquema de trabalho em turnos alternantes.

MARZIALE, MHP. Ribeirão Preto; 1990.

Detectar sintomas e sinais de fadiga mental, em enfermeiras atuantes em instituição hospitalar com esquema de trabalho em turnos alternantes.

Pesquisa qualitativa

A produção científica sobre os acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem.

MARZIALE, M. H. P.; RODRIGUES, C. M. Ribeirão Preto, 2002.

Identificar as abordagens metodológicas das pesquisas publicadas em periódicos indexados nas bases de dados Lilacs e Medline, nos últimos 16 anos, referentes, ao estudo dos acidentes de trabalho com material perfurocortante e a identificacão dos fatores predisponentes à ocorrência de tais acidentes entre trabalhadores da enfermagem.

Revisão de literatura

Acidentes ocupacionais com material perfurocortante em um hospital regional de Minas Gerais, Brasil.

MOURA, J.P. DE; GIR, E.; CANINI,S.R.M. DA S., 2006.

Caracterizar os acidentes e os acidentados com materiais perfurocortantes.

Pesquisa quantitativa

A utilização das medidas de biossegurança pelas enfermeiras no cotidiano de sua prática profissional.

MOUZINHO, A.B. Fortaleza;1997.

Caracterizar os acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes em Atividades de Enfermagem.

Revisão de literatura

Riscos ocupacionais dos trabalhadores de enfermagem: Uma revisão bibliográfica.

MULLER, L.R., et al. Curitiba, 2008.

Identificar os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem e a principal forma de reduzir a exposição a esses riscos.

Revisão de literatura

Riscos ocupacionais entre trabalhadores de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva.

NISHIDE, Vera Médice; BERNATTI, Maria Cecília Cardoso. São Paulo, 2004.

Identificar os principais riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva.

Pesquisa qualitativa

Acidentes de trabalho e doença ocupacional: estudo sobre o conhecimento do trabalhador hospitalar dos riscos à saúde de seu trabalho.

OLIVEIRA, Beatriz Rosana Gonçalves; MUROFUSE, Neide Tiemi. Ribeirão, 2001.

Levantar o conhecimento dos trabalhadores de saúde hospitalar quanto a sua própria saúde no desenvolvimento de suas atividades.

Pesquisa qualitativa

Procedimentos frente a acidentes de trabalho com exposição a material potencialmente contaminado com o vírus da AIDS (HIV).

SANTANA, PP. São Paulo, 2006.

Identificar a ocorrência de acidentes de trabalho com material pérfuro-cortante potencialmente contaminado, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem de um Hospital.

Pesquisa qualitativa

Acidentes típicos de trabalho em pessoal de enfermagem.

SANTOS, W.D.F. et al. São Paulo, 2010.

Estudar os acidentes típicos de trabalho, entre profissionais e ocupacionais que trabalham em um hospital, dentro da realidade nacional.

Pesquisa quantitativa

Acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes entre os trabalhadores de enfermagem.

SARQUIS, LMM; FELLI, VEA. São Paulo, 2002.

Analisar os acidentes de trabalho ocorridos com trabalhadores de enfermagem, de um hospital público, provocados por instrumentos perfurocortantes.

Pesquisa quantitativa

Acidentes de trabalho e riscos ocupacionais no dia-a-dia do  trabalhador hospitalar: desafio para a saúde do trabalhador.

SÊCCO, Iara Aparecida de Oliveira et al.. Londrina, 2008.

Este estudo apresenta revisão de literatura a respeito dos acidentes de trabalho que acometem os trabalhadores de unidades hospitalares.

Revisão de literatura

Ocorrência de acidentes de trabalho por materiais perfurocortantes e fluidos biológicos em estudantes e trabalhadores da saúde de um hospital escola de Brasília.

SHIMIZU, H. E.; RIBEIRO, E. J. G. São Paulo, 2002.

Verificar e analisar a ocorrência de acidentes de trabalho causados por materiais perfurocortantes e fluidos biológicos em estudantes e trabalhadores da área da saúde

Pesquisa quantitativa

Trabalhador de enfermagem na Unidade de Centro de Material e os acidentes de trabalho.

SILVA A. São Paulo (SP);1996.

Analisar os acidentes de trabalho ocorridos com os trabalhadores de enfermagem da Unidade Centro de Material dos Hospitais Públicos que fazem parte do ERSA - 2 do Município de São Paulo, bem como as cargas de trabalho identificadas pelos trabalhadores nessa Unidade.

Pesquisa quantitativa

Ambiente hospitalar: acidentes ocupacionais e a contaminação por hepatite B

SILVA, Flávia Janólio Costacurta Pinto da. Aracaju, 2007.

Estudar fatores capazes de propiciar a contaminação pelo vírus da hepatite B nos profissionais de saúde que desenvolvem suas atividades laborais em um hospital de urgência na cidade de Aracaju-SE.

Pesquisa quantitativa

Riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar e fatores que favorecem a sua ocorrência.

SILVA, Geisa Assis da; SANTOS, Carla Ribeiro da Silva; NASCIMENTO, Patrícia Chaves do. 2008.

Apresentar os Riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar e fatores que favorecem a sua ocorrência.

Revisão de literatura.

Acidentes ocupacionais e situações de risco para a equipe de enfermagem: um estudo em cinco hospitais do Município de São Paulo.

SOUSA, M. São Paulo (SP), 1999.

Verificar e comparar os coeficientes de incidência dos acidentes relacionados com materiais pérfuro-cortantes, ocorridos no ano de 1996, assim como os fatores de risco que interferiram em tais acidentes.

Pesquisa quantitativa.

Conhecimento da equipe de enfermagem sobre o risco ocupacional de infecção pelo HIV.

SPRICIGO, Luizita;  MADUREIRA, Valéria Silvana Faganello. Maringá, 2003.

Identificar conhecimentos, atitudes e comportamentos desses profissionais frente ao seu risco ocupacional de contaminação pelo HIV.

Pesquisa quantitativa.

Acidente do trabalho por material perfurocortante em trabalhadores de enfermagem.

TOMAZIN, C.C.; BENATTI M.C.C. Porto Alegre, 2001.

Levantar a ocorrência de acidentes do trabalho por material perfurocortante.

Pesquisa quantitativa

O HIV e o trabalhador de enfermagem frente ao acidente com material perfurocortante.

VIEIRA, M.; PADILHA, M.I.S.C. São Paulo, 2008.

O estudo tem como objetivo identificar a produção científica sobre o acidente de trabalho do profissional de enfermagem com material biológico contaminado por HIV e caracterizar os fatores predisponentes aos acidentes de trabalho, assim como os procedimentos realizados pós-exposição ao material perfurocortante potencialmente contaminado pelo HIV.

Revisão de literatura

Riscos ocupacionais químicos identificados por enfermeiros que trabalham em ambiente hospitalar.

XELEGATI, Rosicler et al. Ribeirão Preto, 2006.

Identificar entre enfermeiros com quais substâncias químicas eles têm contato ocupacional, quais aquelas que podem causar problemas à sua saúde e que alterações condizem com as que podem ser ocasionadas por produtos químicos.

Pesquisa quantitativa

 

 

Considerações Finais

 

 

Este estudo permitiu conhecer e refletir acerca dos riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de saúde, especialmente os trabalhadores de Enfermagem, contribuindo para que essa discussão seja ampliada e se converta em proposta de ações verdadeiramente voltadas para a busca de condições dignas para essa categoria, resultando em uma melhor qualidade de vida e de trabalho, atingindo, desta forma, os objetivos propostos.

Neste sentido, os profissionais de saúde devem priorizar essa discussão em todos os âmbitos: nas instituições de ensino, buscando contemplá-la nos currículos dos diferentes níveis de formação dos trabalhadores de Enfermagem, nos serviços de saúde e inserindo-se em movimentos sociais para a construção de políticas públicas. Enfim, devem atuar como profissionais comprometidos com a melhoria da saúde e o direito ao trabalho com dignidade e segurança para todos.