O mundo do trabalho sofreu mudanças importantes neste último século. Ao se observar a evolução histórica do mundo do trabalho verifica-se que as transformações ocorridas neste campo foram e são influenciadas pelo contexto sócio, histórico, político, econômico e cultural de cada país. Adventos como a globalização; a socialização dos meios de comunicação, que aproximando pessoas, ideias e informações; a incorporação de novas tecnologias, novos conhecimentos e técnicas, dentre outras, geraram modificações no comportamento tanto nas formas de gerir, organizar, planejar e utilizar os serviços, como também nas relações estabelecidas entre trabalhadores, com os gestores e pessoas que os utilizam.

A saúde não ficou imune às alterações ocorridas. Exemplificando o que acabamos de referir, vivenciamos na década 80 a crise econômica internacional que contribui significativamente para a crise nos sistemas de saúde do mundo, e principalmente dos países da América Latina, fortemente marcados pela baixa intervenção nos problemas de saúde; por não melhorarem os indicadores de saúde; por optarem por concepções políticas que não geraram grandes impactos na diminuição da pobreza e melhores condições de saúde da população. Tais fatos são reforçados pelo contexto vivenciado nesses países relacionado: à transição epidemiológica; ao afastamento e à diminuição do papel do Estado no desenvolvimento das políticas sociais, potencializados pelo uso de inadequados instrumentos de análise e planejamento em saúde, entre outros.

A enfermagem é entendida como ciência, porque possui um conjunto de conhecimentos específico que vem sendo construído e reconstruído ao longo de sua evolução e que vem articulando na praxis este conjunto de conhecimentos, a exemplo das teorias de enfermagem e dos modelos de intervenção. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades. Porém, como é uma ciência que tem como objeto o cuidado, e, que este parte das necessidades do ser humano, portanto incorpora o conhecimento de outras ciências como, a biológica, a da saúde, a social, a humana para que seus agentes possam prestar uma assistência integral, em todo o ciclo de vida humano através de ações de promoção da saúde, proteção, restauração e reabilitação da saúde de indivíduos família e comunidade.