Energia Solar é uma fonte de energia térmica e lumimosa, obtida com a captação da energia proveniente do sol, elá e limpa e renovável, pois não agride o meio ambiente e nunca acaba.

Benefícios da Energia Solar

A energia solar pode ser aproveitada de várias maneiras. Algumas delas são bastante conhecidas como a iluminação natural ou o aquecimento de ambientes. Outras são mais recentes, mas já contam com grande aceitação. Dentre estas destacam-se o aquecimento solar de água e a geração de energia elétrica.

Aquecedor Solar de Água

Para o aproveitamento da energia solar para o aquecimento de água, são utilizadas as placas e os boilers solares capazes de aquecer a água da sua residência, ou indústrias, prédios e comércios.

A energia solar disponível em nosso país, com um pequeno investimento, pode ser usada para aquecer a água do dia a dia ou até mesmo a água de piscinas. O aquecimento solar de água é a principal aplicação da Energia Solar no Mundo

Aproveite esta energia tão abundante e contribua para a preservação do meio ambiente e ainda economize na sua conta de energia elétrica.

Transformando a energia solar em energia elétrica

Outro método é a transformação da energia solar em energia elétrica. Isto é possível pelo aproveitamento da energia solar incidente os materiais semicondutores, que compõem os painéis solares fotovoltaicos. O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons nos semicondutores na presença dos raios solares.

O sistema fotovoltaico é capaz de transformar a energia solar em energia elétrica e contribuir para preservação do meio ambiente e a economia de energia elétrica.

No Brasil, este método ainda não é tão utilizado, devido aos custos de importação dos painéis fotovoltaicos. Mas gradualmente, no decorrer dos próximos anos haverá um maior interesse e adoção desta tecnologia.