Farol das Conchas
Com o objetivo de orientar os navegadores que adentram a baía de Paranaguá.Do farol a vista é maravilhosa você avista toda a baía de Paranaguá.Com centenas de degraus, sua beleza em contraste com a rocha e o verde da mata.

 

A Ilha do Mel, localizada no litoral do estado do Paraná a cerca  de 130 quilômetros da capital.

Suas praias são simplesmente lindas e praticamente desertas.
A infraestrutura para o turismo e de primeira qualidade, e  muito bem sinalizada em suas trilhas, pousadas e restaurantes  com qualidade e respeito aos turistas com certeza você será  bem atendido.

Para aqueles que são adbito a prática da caminhada e que gostam de trilhas, a ilha do mel é o lugar certo para a praticar, pois você pode atravesar a ilha por diversas trilhas em meio a natureza de sua mata e diversas praias lindas e assim conhecendo este paraiso por completo.

Gruta das Encantadas
A Gruta das Encantadas envolve diversas lendas e histórias fascinantes. É uma cavidade natural, ao nível do mar,cituada no sul da ilha. Guarda segredos ainda envoltos em mistérios. Diz a lenda que lindas mulheres, em noite de luar, apareciam e com sua beleza e seus cantos sedutores.

Capela de São Francisco

Localizada a 151 metros acima do nível do mar, várias imagens sendo a de maior devoção dedicada a São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais.
Praias
Belas praias de toda ilha são um convite a um agradável banho de mar, prática de esportes ou simples passeio. Vale a pena conhecer a Praia do Farol, Prainhas, do Miguel, do Gaspar, Brasília, Limoeiro, da Fortaleza, de Fora, do Cassual, do Belo e a Ponta Oeste.

Origem do nome
Existem várias versões sobre a origem do nome “Ilha do Mel”:

Antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá frequentava.

Marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60.
A água doce existente na ilha contém mercúrio. Em contato com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel.

Os índios Carijós que viviam na região apreciavam muito o mel de abelhas, então a exploração apícola é antiga.
A ilha seria entreposto para navios comprarem mantimentos, entre eles farinha (mehl em alemão).