O futebol através dos anos tornou-se um esporte apaixonante para a grande maioria da população ainda mais quando há uma Copa do Mundo como a que começa em 11 de Junho na África do Sul com 32 times iniciarão uma disputa pelo campeonato mundial. São13 times da Europa, 6 da África, 5 da América do Sul, 4 da Ásia, 3 da América Central e do Norte, 1 da Oceania. Como vemos a disputa pela taça é muito intensa e chama a atenção de todos, mesmo os que não são tão fanáticos por bola.
Podemos comparar uma Copa à competição das empresas no mercado global, já que de alguma maneira as empresa serão afetadas quer sejam como compradoras ou vendedoras.
Um time de futebol é uma equipe formada por 11 jogadores cada qual com a sua posição que contribuirá para atingir o objetivo maior do time, que é a conquista do campeonato, nas empresas o objetivo é conquistar cada vez mais clientes, que por sua vez irão trazer-lhes mais lucros. Assim como uma equipe de futebol deve estar motivada para ganhar a partida, os colaboradores devem estar motivados para realizar o seu trabalho com excelência como o mercado requer, pois o importante é como num jogo de futebol é bola na rede!
Podemos fazer um paralelo entre as funções existentes em um time de futebol e uma empresa, nas posições de retaguarda temos o goleiro, zagueiro e laterais (ligam a defesa ao meio do campo e bloqueiam a passagem dos adversários e dão apoio ao ataque) nas empresas essas posições são ocupadas por pessoas da operação e pessoas que ligam o nível operacional ao tático.
No futebol o pessoal do nível tático é representado pelos jogadores de meios de campos (meio armadores e volantes), aqueles que armam as jogadas e driblam os adversários (problemas) talvez daí venha à expressão fazer o meio de campo.
No ataque temos os centroavantes e os laterais que são responsáveis pelos ataques e finalizações de jogadas ou estão sempre "trombando na área" em busca de colocar a bola na rede, podemos compará-los com a equipe de vendas cuja responsabilidade maior é chegar aonde o cliente esta, ou seja, fazer o gol que contribuirá para ganhar o campeonato!
O Técnico juntamente com a comissão técnica pode ser vista como o Diretor Presidente e sua diretoria, esses são os responsáveis pelo sucesso e insucesso de um time, eles devem saber entusiasmar a equipe e saber transmitir a confiança, motivação e responsabilidade para que a equipe atinja os seus objetivos.
Quando o time ganha todos comemoram, os que estão na produção, administração, equipes de vendas e apoio, alem dos stakeholders e todos aqueles que, de uma maneira contribuíram, para que a vitória fosse possível. Por isso vamos vestir a camisa de nossa empresa e com garra sermos campeões.