A Empregabilidade pós-escola do Futuro[1] 

Vinícius Pereira Menezes[2]

Fernando Santos[3] 

Com a inovação tecnológica cada vez mais acelerada nos últimos anos, um dos cenários que está começando a haver mudanças é o ambiente na sala de aula, com tecnologia digital cada vez mais avançada, os alunos de hoje possuem tal domínio nessa ferramenta que as escolas começam a planejar esse domínio dessa tecnologia em benefício próprio, para os alunos e da comunidade em geral.

Esse processo de mudança em que se utiliza da inclusão das tecnologias digitais em sala de aula está sendo chamada de “escola do futuro”. Para entendermos como a escola do futuro irá influenciar na empregabilidade, temos que entender primeiro como vai ser a escola do futuro, tendo conhecimento do que ela pode trazer para as pessoas, e como e ela pode influenciar na vida do aluno para o mercado. O grande desafio desse novo método pedagógico é formular um projeto desses incorporando as inovações tecnológicas com a interatividade com os alunos, além de preparar  e ter professores que saibam dominar essas novas tecnologias digitais.

Um dos problemas também é o comportamento do aluno de hoje para o aluno na década de 90, hoje em dia eles querem diálogo com o professor e com a sua escola e não apenas que depositem informações na sua cabeça, o aluno quer ser surpreendido o que é muito complicado pois com o acesso a internet e a facilidade de informações em que os alunos tem acesso é difícil eles terem alguma surpresa pois na internet eles já estão atualizados com muitas informações.

As escolas precisam admitir essas mudanças e começar a planejar um método pedagógico que incorpore essas tecnologias digitais, já que na internet o aluno já tem todas as informações necessárias, e já não tem a percepção de que a escola é um local onde se fornece conhecimento e sim a internet, por conta disso que já existem escolas aderindo a novos métodos pedagógicos.

As escolas então precisam passar aos alunos é mostra que são indispensáveis a eles, além delas estarem atentas as mudanças organizacionais, elas precisam estar atentas as mudanças do comportamento dos alunos, segundo um artigo publicado pela Veja em 2009, as escolas precisam ficar ter o conhecimento de que existem alunos que preferem aprender ouvindo, outros vendo, e outro interagindo,  para cada tipo de aluno a escola precisa fornecer aparatos para que o aluno consiga aprender da melhor forma.

Mas para as escolas não é só com o investimento em aparatos tecnológicos em que ela deve se preocupar, é preciso também possuir professores com domínio total desses produtos de alta tecnologia, a coordenadora do departamento de tecnologia educacional do colégio Dante Alighieri, Valdenice Minatel, constata que por necessidade nos últimos anos, o método de sua escola também mudou. "Não trabalhamos com formatos prontos. Nós acompanhamos o professor na sala de aula e ajudamos na transição. Se não focarmos nas pessoas, não há qualidade de ensino", explica. Todo ano, o colégio promove webconferências com cientistas brasileiros a mais de 12 espalhados pelo mundo. Batizado de 'Conexão Antártica", os alunos conversam em tempo real com os pesquisadores utilizando o comunicador instantâneo Skype. Segundo Valdenice, "a escola tem de executar projetos ligados a uma necessidade pedagógica e utilizar a informática para solucionar problemas".

Alguns colégios particulares já saíram na frente e já utilizam a internet em sala de aula, mas também as escolas públicas já estão aderindo ao novo método, como é o caso da escola municipal Joaquim Mendonça, em Orindiúva, pequena cidade de 6.000 habitantes na região norte de São Paulo é um exemplo. Referência de vanguarda no ensino público, o colégio atende 936 alunos e possui todas as salas de aula com lousas interativas e internet - coisa antes só vista nas escolas particulares. Segundo este caso, alguns professores estranham e a prefeitura pagou um curso para eles aprenderem a utilizar os novos aparatos e hoje em dia já possuem o conhecimento necessário. “É claro que o professor deve conhecer e estar familiarizado o suficiente com a internet para conduzir o processo e evitar o mau uso das tecnologias, mas isto não tira o seu valor nem deixa de ampliar suas possibilidades”.[4]

Os professores precisam se adequar ao novo comportamento dos jovens de hoje que possuem blogs, e perfis em rede sociais, hoje, os professores já fazem isso pois os alunos esperam que os professores utilizem os mesmos canais de comunicação para que assim haja uma interação entre eles, o grande problema é adaptar a tecnologia ao conteúdo metodológico.

Um grande exemplo que posso explanar é do meu próprio professor desta cadeira na qual realizo este artigo, o professor Fernando, utilizou uma rede social (Facebook) e partir dela, ele criou um grupo só com os alunos que estão matriculados em sua cadeira e a partir desse grupo os alunos e próprio professor publicam artigo e matérias interessantes que tem haver com o conteúdo, proporcionando uma interação entre todos e adaptando a tecnologia ao conteúdo em que ele ministra.

Ou seja, o professor possui conhecimento e habilidades para trabalhar com a internet e por conta disso ele aproveitou essa tecnologia para criar uma excelente interação dos alunos para com ele, visto que os alunos podem utilizar do bate-papo da internet, para tirar dúvidas com os professores ou trocar ideias.  Outro método que professores já precisam aprender é lousa interativa, que permite salvar as tarefas feitas pelos alunos, além de exibir imagens, músicas e vídeos, algumas escolas já utilizam esse aparelho em salas de aula e os professores precisam ser treinados para o uso adequado do produto.

Concluindo que o papel do professor ainda é muito importante para o aluno em sala de aula e fora dela, pois o professor precisa nos guiar para irmos ao caminho certo em busca de um conhecimento mais completo e avançando, os professores precisam motivar os alunos a buscarem novos conhecimentos, assim os tornando-os mais preparados para o mundo e ao sair das escolas terem uma visão melhor do mundo em geral.

Um dos problemas na utilização da internet é que por conta dela ter vários programas de bate-papo e vários tipos de sites é que o aluno acaba de distraindo e não obtém atenção total aos conteúdos ministrados, o papel do professor passa ser cada vez mais importante e difícil pois os professores precisam ser criativos para terem atenção total do aluno no mundo high-tech.

Os jovens e crianças tem um acesso muito mais fácil a internet e possuem uma capacidade de aprender muito mais fácil por meio dos aparelhos digitais como no caso dos: Nootbook, macbook, iphone e ipads. Além de que possuem várias ferramentas como: Google, iPod, MSN, , YouTube, Orkut, Facebook. Eles hoje em dia, conversam com os colegas de classe por meio de sms ou pela internet móvel e estudam e participam de grupos de estudos pela internet.

Os jovens conseguem por meios dessas tecnologias, realizarem várias atividades ao mesmo tempo, eles conseguem navegar na internet, baixar programas de games, enquanto conversam no MSN, ouvem música no iPod ou usam o celular,  por conta disso que os professores precisam ser criativos para passarem os deveres de casa para os alunos, eles precisam de estratégias para passar o conteúdo ministrado. 

Um problema que existe há vários anos encontrados nas escolas e que até hoje perdura, é a cola, com a internet e acessibilidade dos celulares a tal, os alunos conseguem utilizar o celular para enviar sms para os outros alunos contendo informações do conteúdo da aula, ou até fazerem pesquisas no momento da prova para colarem.

Apesar de alguns pequenos problemas que ainda são encontrados, a inclusão da tecnologia digital é uma tendência cada vez mais real nas escolas, pois em geral ela é benéfica tanto para as escolas como para o aluno, pois com a utilização da internet e dos aparados o aluno de hoje tende a aprender de forma mais rápida e completa.

Após a implantação da “escola do futuro”, os alunos na minha percepção, saíram com um conhecimento muito maior e  bem mais preparados para escolher qual a profissão que queiram seguir e para fazer o exame para entrar na faculdade que desejarem.

A disputa será ainda maior para entrarem nas universidades mais bem preparadas o que é uma coisa boa para a sociedade em geral, pois é provável que tenham profissionais mais capacitados para o futuro das comunidades.  Os professores terão que também se capacitar para ter o domínio das novas tecnologias ligadas a escolas do futuro, assim como ter boas estratégias para ministrar suas aulas com o novo modelo, pois as escolas só vão querer contratar professores com tais domínios.

As escolas do futuro trarão novas oportunidades de emprego nas escolas, ou na sociedade em volta dela, como as de funcionários que farão a manutenção desses novos aparatos, pois a escola precisará um momento de reparo e manutenção.  Serão criados cursos de capacitação para os professores e para os funcionários de manutenção para terem o conhecimento de como utilizar as novas tecnologias, criando novos empregos. Oportunidade para a criação de novas empresas que vendam produtos com essas novas tecnologias para as escolas e professores. Assim como empresas especializadas em criar jogos educativos ou programas para as escolas que queiram utilizar para ajudar na absorção dos alunos sobre os conteúdos ministrados.

 A escola do futuro é o primeiro passo a ser dado para os alunos das escolas terem uma maior rede de informações e conhecimento necessários para eles escolherem qual o melhor caminho a se seguir com confiança e certeza, mas ela não deve para só parar por ai, as faculdades e universidades em geral também precisam abraçar esse projeto, e investir na tecnologia digital para as suas salas de aula também, pois a meu ver os alunos que irão sair de escolas com esse método vou sentir grandes dificuldades se chegarem em faculdades que não possuam esse modelo metodológico.

Acredito que seja uma consequência e que as faculdades também irão utilizar desse novo método, pois concluo que a escola do futuro é um programa excelente e vai trazer resultados muito satisfatórios para a sociedade, além de preparar os alunos para o futuro, ela consequentemente trará novas oportunidades de emprego o que ajudará na economia do país, o governo também precisará investir nessa tecnologia para as escolas públicas pois a inclusão digital é de direito de todos.

Referências

BARRETO, Caio; et al. A escola de o Ensino do Futuro. Veja. 25 mar.2009. Disponível em: < //veja.abril.com.br/infograficos/escola-futuro/. Acesso 29 maio. 2012.

FRANCISO, Antonio. A escola do futuro- O modelo da Finlândia. 11 ago. 2010. Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=uCBB4tSI9hg. A cesso em 30 maio. 2012

SABBIA, Deroní. O que esperar da escola futuro?. Disponível em: <meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-que-esperar-escola-futuro.htm. Acesso em: 20 maio.2012



[1] Paper apresentado a disciplina de gestão de produtos

[2] Aluno do 7° Período de Administração, da UNDB

[3] Professor Mestre, orientador

[4] SABBIA, Deroní. O que esperar da escola futuro?. Disponível em: <meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-que-esperar-escola-futuro.htm. Acesso em: 20 maio.2012