Ivan Santiago Silva *

Antes de qualquer comentário no âmbito nacional, torna-se válido analisar que o mundo se modificou muito nos últimos cinco anos, principalmente na geopolítica internacional, onde a inserção dos BRICs ( Brasil, Rússia, Índia e China ) como potências regionais de status global éalgoconsolidado.

Diante deste quadro, o Brasil modificou sua postura internacional, pois ampliou os relacionamentos internacionais, tenta consolidar a integração continental sul americana, demonstra uma economia forte, e com fortes perspectivas de se transformar em uma potência mundial, com elevação do IDH e da atividade econômica.

Este é o cenário internacional que os candidatos à presidência do Brasilencontrarão em 2010.Agora, não somente os brasileiros estarão atentos, mas mais cidadãos do mundo terão interesses diretos em conhecer o sucessor de Luis Inácio Lula da Silva – "o maior", "o político mais popular do mundo" – pelo menos foi o que o presidente estadunidense Barack Obama, graduado em Harward , disse no último dia 02 de abril.

Passados mais de seis anos da eleição do petista para o Palácio do Planalto, ficou comprovado que o presidente não é um idiota, como a elite tentou mostrar em 2002. O que o grupo dominante se esqueceu é que o conhecimento não se resume somente ao ambiente escolar e ou universitário : a aprendizagem também ocorre na prática. É por isso que o atual presidente é bem sucedido, pois é um auto didáta, que pode explicar, ao seu modo, muito sobre relações de poder e política, talvez muito melhor que muitos professores ou entendidos sobre o tema.

Talvez o presidente Lula não saiba o que significa H2O, Ribossomos ou tectonismo. Provavelmente a maior parte dos leitores de deste também não o saibam. Contudo existem assessores em diversos graus para assessorá-lo. Mas ao que cabe conhecer um estadista, Lula nos ensina.

Em 2010 a elite não poderá chamar o presidente de "burro". Quando o fez, foi burra e preconceituosa, o que por sinal, lhe é peculiar. Ofendeu além de todos os brasileiros que estavam na mesma situação ( baixa escolaridade), os possuidores de Curso Superior com o mínimo de decência. O Curso é Superior – quem se forma não é superior.

Provavelmente a Dilma não seja a sucessora do Lula. Esta ministra foi colocada como provável sucessora, para que recebesse os ataques da oposição, da mesma forma como ocorreu no " Mensalão" – que diga-se de passagem, foramlegítimos. Logo após o "Mensalão", depois de derrubarem até José Dirceu, o todo poderoso presidenciável, não conseguiram iniciar um processo de impeachment e ainda perderam democraticamente nas urnas, reelegendo Lula.

Hoje a mídia está noticiando que a Dilma queria seqüestrar o Delfim Neto, "o" ministro do período ditatorial. Bingo ! os petistas acertaram : a Dilma agora é a seqüestradora, portanto, bandida, portanto, joga no time dos pobres, portanto, não deve presidir o Brasil.

Agora o Aécio Neves ... é o neto do Trancredo Neves, que todo mundo queria, lembra-se ? Mas ele morreu, mas vive nos genes do neto ... ou ainda Serra, bonzinho, ministro da saúde, governador de São Paulo, o estado mais rico do Brasil, com cada índice de aproveitamento escolar ... Possuímos ainda o Alckmin ( um minuto de silêncio). Onde está Geraldo Alckmin ? Se eu fosse petista, contrataria e pagaria um salário mensal a este cidadão pela hábil capacidade de destruir o PSDB e beneficiar Lula. Afinal, o Serra jamais perderia a presidencial para o Lula em tempos de mensalão ...

Na presidencial de 1998, Lula era um fóssil, pois não sabia muito bem o que estava fazendo no mundo, após o colapso da União Soviética e queda do Muro de Berlim. Não existia argumento para combater Fernando Henrique Cardoso, que tinha implantado a tão sonhada estabilidade da economia brasileira. Hoje, o PSDB não possui argumentos para defender privatizações e as aberturas do neoliberalismo pelo simples fato que o neoliberalismo, está em profundo colapso, bem como o seu sistema capitalista.

Perceba que Lula e o Partido dos Trabalhadores estão em consonância com o seu tempo, seu povo e seu país. Mas podem perder a presidencial se seguirem a cartilha de José Dirceu. O PSDB, principal partido oposicionista do governo Lula está divido em torno de duas campanhas presidenciais ( Serra x Aécio), sem contar que Alckmin ainda não colocou fogo na brincadeira, como fez em 2008 no racha com Gilberto Kassab nas eleições de São Paulo capital, onde o grande perdedor foi o PSDB.

O interessante é que quando o PSDB analisa a campanha presidencial de 2010, computa a vitória em São Paulo e Minas Gerais. O Trunfo petista em 2010, vem de São Paulo.

O paulista no geral, não gosta do PT. Vota-se em tudo menos no PT.Esta é um explicação para manter o PSDB deste 1995 no governo estadual. O paulista gosta do PSDB, acima de tudo, mesmo que o partido não consiga, após 14 anos de governo interruptos, criar um sistema um sistema precário de educação, por que como professor, posso afirmar que para chegar ao status de precário, necessita ainda de muito investimento.

Contudo o paulista gosta de pompa (eu sou paulista, sei do que falo). Lembra-se da família Matarazzo? Este ano tivemos até a minissérie Maysa ,exibida pela rede Globo , a princesa Diana da Família. O paulista gosta da pompa. E se um Matarazzo fosse candidato a presidência em 2010 ? Tradição, pompa e uma família paulistana no poder... os paulistas iriam adorar. A Elite iria se sentir em casa. São Paulo, representado em Brasília.

Contudo, ele quis se candidatar em 2002, mas não deu certo. Eduardo Matarazzo Suplicy, filho da elite, graduado fora do Brasil (possui mestrado e doutorado na Michigan State University (EUA)), tudo o que a burguesia quer : um exemplo. Petista, preocupado com as causas sociais e um dos fundadores do PT. Surgiu o Presidente do Brasil em 2010 ?

O paulista gosta do Suplicy, pois ele é senador por São Paulo desde 1991, ex marido da prefeita paulistana Marta Suplicy e pai docantor Supla. O que pode impedir a candidatura dele em 2010?Nada se o povo quiser e José Dirceu se o povo não se manifestar. Não existe comparações entre Dilma e Suplicy em carisma e popularidade. Suplicy é o velho senador paulista e Dilma, a vice do Zé Dirceu, desconhecida no cenário nacional.

Neste ponto, a oposição sumiu. Colheu os frutos de subestimar o petista que era chamado até de fantoche. Hoje se preocupam com a Dilma, mas se ela não deslanchar, o PT Possui Eduardo Suplicy. Se perder em São Paulo, O PSDB perde sua identidade e o norte de uma vez, cedendo o poder definitivamente ao PT, agora elitizado, com Suplicy em Brasília -o golpe de misericórdia petista.

Ivan Santiago Silva – graduado em Geografia, pós Graduado em Educação, professor do Instituto Superior de Ciencias Aplicadas no curso de Geografia, nas disciplinas de Geografia Regional e Organização do Espaço.