A efetividade da medida socioeducativa de internação na cidade de Franca.

A cidade de Franca-SP é considerada como modelo diferenciado no tratamento de crianças e adolescentes infratores.

Este motivo é devido a instalação da Fundação Casa que tem feito um trabalho diferenciado com os adolescentes graças a implementação do Modelo Pedagógico Contextualizado que fez parceria com a Pastoral do Menor chamada de gestão compartilhada ;que consiste partilhar com o Estado,a sociedade é a família a responsabilidade sobre o adolescente infrator.
Nas palavras da Diretora da Fundação Casa de Franca Rosângela Oliveira Caetano "A ação envolve só o adolescente infrator, mas também a família e a sociedade"
O Modelo Pedagógico Contextualizado têm cinco fases as primeiras fases são a Pré-acolhida e Acolhida, o jovens recebem o manual do MPC e os educadores explicam as metas que cada um deverá atingir.
A terceira fase é chamada de confrontação os jovens refletem nos atos infracionais que fizeram.
A quarta fase é chamada de Projeto de Vida, o jovem começa com ajuda dos educadores projetar o seu futuro.
A quinta fase é chamada de República o jovem começa a fazer atividades externas com a autorização judicial, nesta fase o jovem é preparado para conviver em sociedade.
O que difere o MPC é a busca de preparar o adolescente infrator para o convívio em sociedade, o jovem é o próprio protagonista de sua trajetória de vida.
Pode se verificar a eficácia da medida socioeducativa implantada em Franca pelo baixo nível de reincidência ao crime entre os adolescentes que passam pela Fundação Casa de Franca o índice é de 5%.