Vera Silvia Pessoa Porto

INTRODUÇÃO                            

Partindo do princípio que a educação é fundamental para a construção de uma sociedade democrática em suas dimensões social, ética e política escola vem buscando construir mudanças no paradigma da educação através de seus colaboradores. O homem é um ser inacabado, por essa razão está em constante busca e essa busca se dá por meio da educação que deve ser essencialmente um ato de conhecimento e conscientização e que, por si só não leva a sociedade a se libertar da opressão. A escola deve servir como instrumento de conscientização do cidadão, extrapolando assim, sua função de mera transmissora de conhecimento e lançando-se numa ação social diretamente relacionada à formação do senso crítico, direcionada para a intervenção e mudança da realidade social.

Livro relacionado:

A educação escolar sempre foi fator de dominação colaborando na construção de um homem obediente e submisso. A acelerada revolução tecnológica indica transformações radicais em todo o sistema econômico mundial como às mudanças na organização do trabalho que estão a exigir um trabalhador com competência para atuar na sua área e habilidades gerais de abstração, comunicação e integração. Assim, a educação como processo de mudança social, tem seu papel cada vez mais relevante, são muitos os avanços tecnológicos e de comunicação, logo, não basta ao homem receber informações, aprender tecnologias, se nele não forem despertadas motivações para vencer os obstáculos do mundo em vertiginosa mudança e que lhe dêem sentido à vida em todas as dimensões.

Desta forma, a educação deve estar intrínseca ao amor e a esperança, deve ser autêntica, autônoma e coletiva. A responsabilidade social da escola e dos profissionais de educação para o processo de aprendizagem se desenvolve através do relacionamento interpessoal entre escola, professores e comunidade que pensam o currículo de forma a fortalecer a escola como unidade do sistema escolar e consequentemente promover uma mudança social no sentido de reconstruir uma sociedade mais justa e igualitária para todos, ou seja, as mudanças se fazem a partir da nossa ação cotidiana na realidade concreta de forma que se possa aprofundar a democracia como princípio para uma boa convivência humana.

A EDUCAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA

A atividade educativa acontece nas mais variadas esferas da vida social. A relação educação sociedade é uma relação histórica e dinâmica que vêm sendo construída com a história da própria humanidade, a prática educativa é, portanto parte integrante das relações sociais. E, sendo a educação escolar resultado de uma longa evolução na forma de organização do poder, ela traz em si a idéia de institucionalização desse poder.

Na sociedade evidencia-se de um lado, o poder abusivo, as influências políticas, a corrida pelo poder e pelo consumo, de outro, a falta de conhecimento do povo, a falta de engajamento político, a omissão dos reais agentes de transformação, a alienação dos menos favorecidos. Nesse contexto, a educação tão fundamental para mudança social vem exercendo sua função de forma distorcida, onde o papel principal é legitimar os interesses da classe dominante. Percebe-se o descompasso entre a educação e as transformações ocorridas na sociedade.

Ao longo do século XVIII, muitos foram os fatos que contribuíram para as mudanças sociais. Com a revolução industrial, nasceu à necessidade de “um novo tipo de homem” treinado para atender às demandas surgidas a partir do crescimento das indústrias de faturamento e a escola tradicional era vista como preparadora para os futuros operários.  

A única questão a que faltava responder era a que se realacionava com o tipo de escola capáz de dar respostas às necessidades do modelo industrial, de pacificação social e de formação de um novo tipo de homem adaptado às exigências do novo modelo de produção, e que fosse simultaneamente tão barato que desarmasse a idéia de educação para todos”(Fino, 2000).

 Na França os iluministas almejavam por um sistema de governo onde todos fossem iguais perante a lei. Assim surgiu a sociedade moderna, fruto das transformações que culminaram na Revolução Francesa. Do auge do iluminismo, a educação tornou-se um dos instrumentos necessários e indispensáveis para a transformação da sociedade em todos os níveis. Em nome do progresso, a escola pública surgiu desde esse período, como um componente essencial para a evolução de qualquer sociedade humana estabelecida. Assim, entre outros fatos a Revolução Françesa teve um papel importante na difusão da idéia de progresso, embora saibamos que com ela tornou-se mais forte a predominância da alienação. Pois o caráter alienado da escola é claramente atestado quando da repetição enfadonha de conceitos e fórmulas, do poder da imposição de idéias, das classes de alunos enfileirados em permanente obediência ao professor que por sua vez é mero executor de projetos e atividades que são depositados nos alunos. 

Contudo, vivemos num mundo complexo, de transições e mudanças e da velocidade das transformações enfrentadas pela sociedade contemporânea. Cambi diz que,

“No interior dessas mudanças - entrelaçadas entre si e ligadas de maneira exponencial - colocou-se também a educação, assim como a pedagogia. Tanto as práticas quanto as teorias ressentiram-se diretamente da massifícação da vida social, da evolução de grupos sociais tradicional­mente subalternos, da criação de um novo estilo de vida, do crescimento, da democracia e da participação, bem como, da conformação e do gregarismo. A prática educativa voltou-se para um sujeito humano novo, impôs novos pro­tagonistas, renovou as instituições formativas dando vida a um processo de socialização dessas práticas e de articulação/sofisticação.” ( p.512)

Nesse sentido, a educação pode ser entendida como a porta para mudança de paradigma. Vivemos um momento de transformações estruturais como: globalização, revolução tecnológica, formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permita entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social numa convivência justa e pacífica e de respeito às diferenças.

Em Pedagogia do Oprimido, Freire acredita numa educação que contribua para a democratização através de um movimento de homens e mulheres que dedicam suas vidas a transformar a realidade. A educação pensada por Freire deve ser para a promoção do homem como sujeito-histórico, movido por um compromisso ético e político com a superação de todas as formas de opressão.

A proposta de Freire por uma aprendizagem para a democracia, através de seu exercício cotidiano e de sua própria existência, implica em aprender democracia pela prática da participação, possibilitando o exercício direto do poder. Poder aqui entendido, não como uma propriedade na qual é passível do exercício de autoritarismo, mas como algo que se possui ou não. Ao educando, é preciso aprender a posicionar-se de forma a compreender as diferenças entre as opiniões, preferências, aprender a respeitar o outro. Viver suas próprias experiências, práticas, histórias, tradições. Tudo isso, numa atmosfera de respeito mútuo. É importante que o educando encontre segurança e abertura para que possa falar e reconhecer nas experiências com os outros, as que lhes são particulares.  Para tanto, deve ser proporcionado a ele incentivo para partilhar com os outros a vivência que tenha fora do mundo da escola, mas que servirá como contribuição para o processo de aprendizagem.

A educação, como diretriz para mudança social, perpassa pelo projeto político pedagógico, a qual deve ser articulada por uma gestão participativa que visualize a dinamicidade do currículo na comunidade escolar e de seu entorno. No entanto, os projetos não podem permanecer apenas nas mentes dos diferentes grupos, não é suficiente, que existam projetos pensados coletivamente, é necessário que os projetos e os seus pensadores assumam uma dimensão política de forma a defender formas de superação da realidade social. Desse modo, podemos entender esse ‘pensar’ sobre educação como uma “nova forma de fazer política”, uma política voltada para os interesses dos grupos num movimento de ação, reação, reflexão, que nos faz compreender “a politicidade inerente aos processos educativos”.

Paulo Freire pensa uma educação voltada para a conscientização sobre essa realidade de dependência dominadora, ou seja, a educação proposta por ele está voltada para a transformação desta realidade e se diferencia da educação tradicional.

O pensamento político-pedagógico de Freire se fundamenta na perspectiva do diálogo, conscientização e pedagogia do oprimido. E, em torno de todo esse movimento discursivo e problematizador em que se constroem as idéias e práticas de Paulo Freire, está associada à idéia de liberdade e democracia.

Paulo Freire defende uma educação voltada para a autonomia onde o educando é agente de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento pelo diálogo, pela crítica, pela reflexão e pela co-participação. Uma educação cidadã, humanitária, construída através do senso-comum e elaborada com a participação de todos.

[...]