1 INTRODUÇÃO

Marcada historicamente pela colonização portuguesa e espanhola, os países da América Latina tem muito em comum no que diz respeito à sistematização da Educação. Com início no período colonial, a educação sistematizada ou regulamentada, tanto na América Latina quanto no Brasil, teve início com a catequese dos índios pela Companhia de Jesus, ou Jesuítas, como eram conhecidos. Inicialmente a educação era tida como altamente religiosa, pois era voltada para a cristianização dos nativos e tinha por objetivo ensinar os rudimentos da fé cristã. Com o aumento da população e consequente povoação de outras áreas, mais tarde passou a depender de várias ordens religiosas e sacerdotais. Segundo José Luiz de Paiva Bello, 2001, além da moral, dos costumes e da religiosidade europeia, quando os jesuítas aqui chegaram, trouxeram também os métodos pedagógicos da Ratio Studiorum que era um conjunto de normas usadas nas escolas jesuíticas e  que funcionaram por 210 anos (1549 a 1759). No Brasil, era reservado somente para a elite aristocrática o nível superior de educação; a princípio, os moços que quisessem completar seus estudos eram enviados para a Europa, visto que ainda não havia escolas de nível superior na colônia portuguesa. A educação feminina só começou mais tarde em regime de internato nas escolas de freiras ou por professores ou professoras particulares contratados pelos pais para este fim.

1.1 OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo abordar sobre a educação superior na América Latina, bem como destacar as importantes conquista no ramo da Educação desde o período colonial espanhol e português até a atualidade. Objetiva ainda apontar as lutas de classes pelo direito à Educação pública e gratuita, bem como o empenho do sistema político nos diversos períodos do nosso governo em levar esse direito à população. Tendo a Educação como base, consequentemente todos os demais setores da sociedade são beneficiados e uma nova realidade é percebida em todos os segmentos sociais. Pretende analisar tais questões para se compreender como a educação é importante e pode interferir no cotidiano de cada cidadão e por fim conscientizá-lo deste importante assunto. Será feito um levantamento bibliográfico com autores pertinentes da área da História, e das Ciências Humanas e Sociais, consequentemente serão abordados os pontos de vistas de tais autores, suas críticas e suas ideias. A razão da escolha deste tema é abordar sobre a Educação Superior na América Latina e demonstrar a relevância de tal estudo para os interessados nesta área de pesquisa.

1.2 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

O foco de interesse deste estudo é compreender a historicidade do desenvolvimento da Educação na América Latina e consequentemente a Educação Superior, especialmente no Brasil. Por se tratar de um problema de natureza abstrata, será uma pesquisa qualitativa. Serão abordadas as questões pertinentes às conquistas e falhas no setor educacional. Do ponto de vista do objetivo, será exploratório, pois será feito um levantamento bibliográfico de escritores experientes no assunto. Quanto ao procedimento técnico, será bibliográfico, pois as informações serão recolhidas em obras literárias e outras mídias já existentes.