“SEMPRE ME INTRIGOU QUE PRÓCERES DA MUDANÇA SEJAM, FREQUENTEMENTES, OS QUE REALMENTE MAIS RESISTEM. A PEDAGOGIA FALA TODO DIA, TODA HORA, EM TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. TEMO QUE NEM SE QUER SAIBA O QUE ISSO SEJA, POIS SE TIVESSE ALGUMA AUTOCRITICA, NÃO PROMETERIA O QUE ESTÁ TÃO ASTRONOMICAMENTE DISTANTE DELA.” (TORRES 1998, PG 133)

                   A EDUCAÇÃO VEM PASSANDO UM MOMENTO CRUCIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MOMENTO ESTE EM QUE SE PREGANDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE CAMINHOU PARA A FALÊNCIA DESTE SISTEMA DE ENSINO.

AO VERIFICARMOS OS PLANOS E PROJETOS LANÇADOS PELO MEC, ANALIZAMOS COMO OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO PLANEJAM DE CIMA PARA BAIXO PROJETOS QUE NÃO CONTEMPLAM A REALIDADE DOS ALUNOS, E QUE MASCERAM O VERDADEIRO INTENTO DO GOVERNO DE SOMENTE ARRECADAR VERBAS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS TAIS COMO: FMI, BIRD, UNESCO, OIT, UNICEF, ETC. EMPURRANDO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS A PROBLEMÁTICA CAUSADA PELOS MESMOS PLANOS GERADOS POR ELES, E QUE TRARÃO TANTO PARA A EDUCAÇÃO, QUANTO PARA A SOCIEDADE, QUE COM O PASSAR DOS ANOS REFLETE O DESESTRE E A FALÊNCIA DESTA EDUCAÇÃO.

MUDA-SE NOMENCLATURAS, ESTRATÉGIAS, MÉTODOS, CONCEITOS, VISÕES, MAS NA REALIDADE TUDO SO CONTRIBUI PARA A DECADÊNCIA DA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DA SOCIEDADE QUE DEFINHA A CADA PLANO, MUDANÇAS E VISÕES DE QUEM PENSA EM EDUCAÇÃO E NÃO DE QUE FAZ EDUCAÇÃO.

O PROFISSIONAL DA ÁREA EDUCACIONAL A CADA ANO SE DEPARA COM MAZELAS, MÁSCARAS, ENGÔDO QUE SÃO DITOS PARA QUE SE CUMPRAM AS OBRIGAÇOES IMPOSTAS PELO MEC ,COMO: PROMOVER CRIANÇAS SEM A MINIMA CONDIÇÃO DE CURSAR O ANO SEGUINTE, DAR NOTAS APROVATIVAS A INCLUSOS DE VARIAS NECESSIDADES, TUDO PARA ELEVAR O INDICE DO IDEB ,E EM NOME DA INCLUSÃO, E QUE INCLUSÃO?, UMA INCLUSÃO QUE O EXCLUI DE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE FATO, POIS AS SALAS DE MULTI ATENDIMENTO NÃO CONSEGUE ATENDER TODAS AS DEFICIÊNCIA ,POIS É IMPOSSIVEL UM ÚNICO PROFESSOR DETER TODOS OS CONHECIMENTOS DE TODAS AS DEFICIÊNCIAS,ENTÃO O QUE ACONTECE COM ESTE ALUNO?, FICA PASSANDO DE ANO EM ANO SEM SABER NADA, DENTRO DE SALAS SUPER LOTADAS COM PROFESSORES ESGOTADOS POR NÃO TER NADA COMO SUPORTE PARA ELE ATÉ O DIA EM QUE ELE NÃO FOR MAIS RESPONSABILIDADE DO ENSINO BÁSICO E SER EXCLUIDO AGORA ALÉM DA ESCOLA, TAMBÉM PELA SOCIEDADE.             

O RESULTADO DO ESTUDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIAMENTE IMPLICA O ENFRENTAMENTO DESSA TENSÃO NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE FOMENTA A EXCLUSÃO E AS DESIGUALDADES QUE SE CONFIGURAM NO NOSSO COTIDIANO .A QUESTÃO POIS É ENFRENTAR O SÁBIO EQUILIBRIO DE UMA EDUCAÇÃO PRAGMÁTICA E REALMENTE ENFRENTARMOS OS  PROBLEMAS  DE FRENTE SEM MASCARÁ-LOS COM PLANOS FALIVEIS E SEM NEXO.