Flávia de Lima Sombra¹

Introdução

Focalizando a educação sobre o ponto de vista social e encarando-a como uma áreaimportante para o desenvolvimento social de um país ,o ato de educar tende a ser considerado uma ferramenta necessária para o estabelecimento de uma abertura que priorize a passagem e a aquisição do legado histórico-social de uma sociedade.

A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas. No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista igual de oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos, quanto da competitividade e desempenho, ou seja, da capacidade que o país tem, em seu conjunto, de participar de forma efetiva das novas modalidades de produção e trabalho, altamente dependentes da educação e da capacidade tecnológica e de pesquisa.

Assim a educação brasileira é uma das áreas que apresenta maiores divergências referentes ao conteúdo, a estrutura física, a qualificação docente e aos recursos, fatores estes indispensáveis ao desenvolvimento da educação. Dessa forma há, nessa pesquisa, uma focalização nesses quatro eixos que estruturam a área da educação, ou seja, conteúdo,estrutura física, qualificação docente e recursos.

De acordo com os PCN's as práticas pedagógicas deveriam seguir uma linha mais sociável, em que a escola, professor, aluno se relacionassem de maneira a haver um intercâmbio de conhecimento entre esses eixos educacionais.

No entanto, o que se observa é uma negligência perante a transmissão do conteúdo. Os temas transversais, tópico bastante importante na proposta dos PCN's, não são abordados da maneira recomendada pelo documento. O que se vê então é uma dificuldade na assimilação do conteúdo. Segundo Viktor (2000) ,de acordo com os avaliadores em uma pesquisa feita pela UFRJ, muitos alunos conseguem realizar uma etapa simples do raciocínio (p. 29). Mostrando que é preciso se preocupar com a metodologia do ensino, a pedagogia correta que consiga realmente educar, fazendo os alunos aprenderem a ler, escrever e entender.

Dessa forma, o reflexo da não aplicação da proposta dos PCN's implica em uma dificuldade da assimilação do conteúdo por parte dos alunos. O que caracteriza a decadência da educação no Brasil.

Não é de hoje que as escolas brasileiras passam por sérias dificuldades na sua estrutura física. É comum encontrarmos no Brasil alunos amontoados em salas que mais parecem galpões. Esse aspecto tende a servir como marco característico da negligência do estado para com a educação. Dessa forma ,surge a seguinte pergunta: é possível se ensinar e aprender em escolas que não tem salas de aula adequadas à prática de ensino

Não é possível, pois a falta de estrutura física básica como: salas amplas(para caber a quantidade de alunos de maneira confortável), carteiras,quadro, entre outros, impossibilita que o educador possa lecionar de maneira correta afetando o aprendizado dos alunos.

A qualificação docente é um tópico clássico quando se fala em educação no Brasil. É do conhecimento de toda sociedade que os professores ganham mal, têm excesso de trabalho e são altamente cobrados pela sociedade.

Toda população tem de saber da importância da alfabetização para ter uma sociedade do conhecimento, contudo afirma Defourny(2007):" É preciso valorizar ospara comunidade e sociedade.(...) isso significa a preparação dos professores para adptar-se a diversidade dos alunos".

É do conhecimento de todos também que a grande maioria dos professores atuam em áreas que não são aquelas em que se formaram. Assim é comum vermos professores formados em matemática ensinando história, geografia, português,etc... Não é algo recomendável, mas diante da situação aplica-se.

Então torna-se preciso a preocupação com a metodologia do ensino, a pedagogia correta que consiga realmente educar, que consiga fazer com que a criança aprenda a ler , escrever e entender, assim segundo Cabral(2007, pag1): "para combater o analfabetismo é preciso investir na formação e reestruturação do corpo docente... Na teoria todos sabem de Química, Física e Matemática, mas é preciso saber qual a disposição didática."

Já a escassez de recursos para área educacional, seja talvez a principal característica que marca o descaso do estado brasileiro para com a educação. No caminho MEC, Secretaria de Educação estadual e Secretaria de Educação municipal os recursos se perdem e quando chegam na escola não são suficientes para manter o estabelecimento de ensino adequado a passagem de conhecimento aos alunos.

Considerações finais

O retrato da educação no Brasil é marcado por diferenças sociais gritantes e pela negligência do estado.

Não é uma área que recebe o reconhecimento devido. Apesar de ser um dos pilares da formação da sociedade.

Com efeito, o Brasil tem pela educação uma dívida que deve ser reparada o mais rápido possível, pois não é viável a um país ser economicamente forte se não tiver uma educação qualificada.

¹ Graduanda do curso de Licenciatura plena em Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM/UECE.

Referências

CABRAL, Ana Cristina. Disponível no site http://www.revistafatorbrasil.com.br, acesso em 7/8/2008.

DEFOURN, Vicente.Disponível no site http://www.revistafatorbrasil.com.br, acesso em 7/8/2008.

VIKTOR, M.Abaixo de Zero: Ensino vive crise sem precedentes, preocupa autoridades e une especialistas em busca de soluções. Revista Educação, Porto Alegre; Segmento, Setembro 2002.p.28-32.