SILVA, Mara  Pereira. A Educação Musical nas Escolas Regulares em Ananindeua - Pará.  Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade Estadual do Pará. UEPA, 2009.

INTRODUÇÃO

A receptividade à música é um fenômeno corporal que exerce uma grande influência na sociedade, atuando como um instrumento de transformação individual e social. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais Artes - Fundamental (1998, p.78), o ritmo de pulsação excitante e envolvente da música é um dos elementos formadores de vários grupos que se distinguem pelas roupas que vestem, pelo comportamento que os identificam e pelos estilos musicais de sua preferência.

Estes estilos, de acordo com o autor, podem ser: o rock, o tecno, o dance, o reggae, o pagode, o rap, entre tantos outros. A música dá identidade ao grupo de amigos, é companheira nos momentos de solidão e molda atitudes e comportamentos.

Nos dias atuais, o papel da educação esta na formação básica do cidadão. Tomando por esse princípio, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) foram elaborados de modo a respeitar as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, e criar condições para que educandos tenham acesso ao conjunto de conhecimentos organizados e reconhecidos como indispensáveis ao exercício da cidadania.

O tema proposto trata-se de uma análise musical, no Ensino Fundamental, 5ª série, nas escolas Municipais e Estaduais na cidade de Ananindeua, no Estado do Pará e a relação deste ensino com a formação básica do cidadão. A presente pesquisa trata do ensino da música nas escolas regulares e qual o papel deste ensino na educação formal do indivíduo.

Observa-se no PCN-Arte/Ensino fundamental e na LDB 9394/96, art.26, parágrafo 2°, que o ensino das artes visa à formação básica do cidadão. E sendo a música uma das linguagens artísticas incluídas no ensino das artes, a mesma tem que exercer a sua contribuição para a formação básica do ser humano.

E neste sentido, será que o uso da música no ensino fundamental, que ocorre no interior das escolas municipais e estaduais tem contribuído para a formação básica do cidadão? Que tipo de músicas são apresentadas aos alunos? Será que as letras destas músicas têm algum conteúdo significativo e reflexivo? Os alunos ao chegarem nesta serie, já trazem um conhecimento prévio de música? De que forma adquiriram esses conhecimentos? Foi na educação escolarizada ou em escolas especializadas em educação musical?

Os professores têm desenvolvido uma prática educacional coerente com a realidade sociocultural dos alunos? Estas são algumas das questões que nos levam a repensar o ensino da música na sala de aula, especialmente no ensino fundamental.

Entretanto, por meio deste projeto se pretende despertar o interesse de todos aqueles envolvidos direta e indiretamente com a Educação Musical no ensino fundamental como pais, alunos, professores de música e de outras disciplinas e a sociedade de modo geral.

Na maioria das escolas, o que se observa, é a rotina em torno do uso da música. Entretanto, conforme Loureiro:

É prática comum nas escolas, principalmente nas séries iniciais, ouvir música na entrada e na saída do período escolar, no recreio, e ainda, de forma bastante acentuada, nos momentos de festividades que obedecem a um calendário com datas a serem comemoradas pela comunidade escolar. (LOUREIRO, 2003, P.13)

Os professores utilizam as aulas de música como uma atividade que precisa ser memorizada para "soar bonito" diante de uma platéia em datas comemorativas. Porém se que ressaltar que a música tem muito mais a dar do que uma simples animação de festa.

Neste estudo será verificada a ocorrência da Educação Musical no Ensino Fundamental (5ª Série) das escolas municipais e estaduais na cidade de Ananindeua-PA. Para averiguar a realidade a ação será com o máximo de objetividade e rigor cientifico.

A pesquisa realizada será descritiva, de campo, com abordagem qualitativa, por ser a mais adequada para o estudo proposto, pois segundo Teixeira:

Na pesquisa qualitativa o pesquisador procura reduzir a distância entre a teoria e os dados, entre o contexto e a ação, usando a lógica da análise fenomenológica, isto é, da compreensão dos fenômenos pela sua descrição e interpretação. (TEIXEIRA, 2003, P.127)

A abordagem qualitativa permitirá maior veracidade, pois o contato direto com a realidade das escolas, o cotidiano e todo o contexto na qual está inserida serão investigadas no seu ambiente através de observações atentas e detalhadas. E Teixeira diz:

Na pesquisa qualitativa, o social é visto como um mundo de significados passíveis de investigações e a linguagem dos atores sociais e suas práticas as matérias primas dessa abordagem. É o nível dos significados, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores, que se expressa pela linguagem comum e na vida cotidiana, o objeto da abordagem qualitativa. (TEIXEIRA, 2003, P.129)

Para se compreender o problemático presente no ensino da música, é necessário o conhecimento dos diversos fatores que estão envolvidos, avaliar e saber de que maneira influenciam no processo ensino-aprendizagem. Por isso escolheu-se a pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, onde a vivência na escola será um dos fatores que irá respaldar toda a pesquisa, tendo como centro a realidade objetiva, na qual será feita mediante aquilo que o pesquisador conseguir observar e registrar.

Nesta pesquisa leva-se em consideração os dois principais sujeitos: o professor e o aluno, desta maneira, o estudo será centralizado nos educandos das classes de Ensino Fundamental (5ª série) e seus professores de Arte.

Será realizada uma análise reflexiva dos dados coletados onde se pretende confrontar as observações com o embasamento teórico adquirido no decorrer do trabalho, daí, extrair-se opiniões com base nas observações.

O campo de atuação será nas escolas Municipais e Estaduais na cidade de Ananindeua, estado do Pará, por oferecerem melhores condições de acesso para o pesquisador e pelo fato de ainda não ter sido feito um levantamento neste âmbito sobre o ensino de música nas escolas regulares, no bairro.

O presente trabalho é composto de três capítulos. No primeiro se descreve o contexto das escolas onde a pesquisa foi realizada e os professores das classes, abordando seus métodos e opiniões sobre a importância da educação musical nas escolas de ensino regular.

O segundo capítulo relata conteúdos, atividades e práticas musicais observadas através da pesquisa de campo, confrontando esses dados coletados com o embasamento teórico. E por fim, o terceiro capítulo, onde se relatam opiniões com base nas observações a respeito da situação que se encontra o ensino da música nas escolas do bairro.

Por intermédio das informações alcançadas torna-se possível investigar, através de um estudo, como está o ensino da música de cada uma das escolas pesquisadas, e também analisar se as mesmas estão utilizando a música para cumprir o seu importante papel na sociedade que é a construção da cidadania.

 

O município relatado pertence à região metropolitana de Belém. O nome deste município advém da abundancia de arvores denominadas Anani, uma arvore que produz a resina do cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade, fundada pelos ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga estrada de ferro de Bragança. Para Silva (2003):

Suas origens históricas está ligada inicialmente ao pequeno aglomerado populacional composto por pessoas que se localizaram as margens do Maguary, no período da Cabanagem, oriundos de diversos locais do estado. Somando-se a estes, vieram outras pessoas que adquiriram terras no local e teve maior ampliação populacional com o funcionamento da Estrada de Ferro de Bragança que facilitou a vinda de nordestinos para o pequeno povoado que surgia, atraídos pelo trabalho no Curtum Maguary. (SILVA, 2003, P.27)

Os principais eventos culturais comemorados na cidade são: o Aniversário do município, Aniversário do Prefeito, Carnanindeua, Forrónindeua, Semana da Pátria, Festa do Açaí, Ananindeua Country e outras comemorações religiosas como: Círio da Igreja do Maguary, Festas de São João, Círio da Padroeira Nossa Senhora Das Graças, Círio da Virgem de Nazaré, de Santa Paula Francinete e Nossa Senhora Da conceição.

As escolas que servirão de base para a pesquisa, através dos dados obtidos por entrevistas, e observações realizadas nas respectivas instituições de ensino são: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Geraldo Manso Palmeira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Lúcia Wanderley, Escola em Regime de Convênio de Ensino fundamental e Médio Instituto Bom Pastor e Escola Estadual de Ensino fundamental Profª Mª Encarnação Campos de Araújo.

O controle das escolas citadas anteriormente é feito pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e pela Secretaria executiva de Educação (SEDUC).

CAPÍTULO 2 – HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL DAS ESCOLAS PESQUISADAS NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ

O presente capítulo trata do levantamento históricos dos quatro estabelecimentos de ensino visitados. As informações contidas nos tópicos seguintes foram obtidas em fontes primárias e depoimentos de funcionários dos mesmos.

2.1 - ESCOLA GERALDO MANSO PALMEIRA

A escola foi fundada na administração do prefeito Manoel Pioneiro, no dia 31 de Agosto de 1998,este ano completou dez anos de fundação, É uma escola de ensino Infantil e fundamental situada no conjunto Val Paraíso, Rua dos Igarapé S/n, Bairro do Coqueiro. O Diretor dessa escola é o pedagogo José Antônio.

Esta instituição estar situada em bairro de classe média, rodeado por bairros mais pobres como Una, Jaderlândia, que são os locais de onde vem a maioria dos educandos. Os alunos que moram no conjunto, são poucos, pois em virtude de terem uma situação financeira melhor, procuram escolas particulares ou se deslocam até a cidade de Belém para estudarem.

A sua organização administrativa é formada pelo Diretor, Coordenadora pedagógica,secretaria, auxiliares administrativos,vigias, porteiros, serventes e merendeiras.

A escola no momento não possuí PPP pois apesar de já ter sido construído um, a coordenadora pedagógica anterior levou para a casa dela e nunca mais trouxe, mostrando o seu descompromisso com a educação. De acordo com a atual, estar no plano da escola para o próximo ano se reunirem e elaborarem um novo projeto, o qual pretendem incluir o ensino da Flauta doce para os alunos das series iniciais.

A escola não tem professor de arte, nem mesmo para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, o que é lamentável, o que ocorre são as chamadas aulas de Educação Artística que acontece nas series de 1ª a 4ª que são ministradas pelo professores das series iniciais.

O espaço físico da escola é caracterizado pela secretária,sala do diretor, Salas de aula, sala da Banda,cozinha, Refeitório e Banheiros.

A escola possui dezoito computadores, dois rádios e uma televisão, equipamentos que podem ser utilizados nas aulas de Educação musical.

2.2 - ESCOLA MUNICIPAL PROFª LÚCIA WANDERLEY

Fundada em 1971 em Gestão do prefeito Dr. Paulo Afonso de Oliveira Falcão, localizada na passagem rio Branco, nº 5, Bairro do coqueiro, onde funcionava apenas com quatro séries, sobe a direção da professora Antônia Vasconcelos Almeida.

Em 1998 houve mudança de endereço, passando a se localizar na Rua Pedreirinha, S/N, Bairro da Guanabara, pela necessidade de ampliar o atendimento á comunidade, na gestão do prefeito Manoel Carlos Antunes.
Em 1995 a escola sofreu revitalização pelo novo prefeito Helder Barbalho, melhorando com a pintura, novos equipamentos, funcionários, materiais didáticos e alguns concertos que se fazia necessários.

Essa instituição funciona em quatro turnos, manhã, intermediário, tarde e noite, oferecendo o ensino fundamental de 1ª á 8ª Série e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No momento, tem como Diretora, desde o ano de 1994, a Pedagoga Rosângela Amaral e Silva que junto com sua equipe tenta desenvolver a filosofia da escola que segundo seu PPP, baseia-se:

Na contribuição vigente dos princípios de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, destinando-se ao desenvolvimento de cada indivíduo humano na cultura geral, ainda indiferenciada, o poder fundamental de pensar e saber, de orientar na vida, uma vez que é considerado um ser dotado de capacidade e liberdade. (WANDERLEY, 2008, P.35)

A escola esta situada em bairro carente, onde as famílias, na sua grande maioria são de classe baixa. Grande parte das mães não possuem estudo, assim como os pais e / ou responsáveis, observando-se um baixo nível de escolaridade entre os pais, atendendo basicamente famílias que tem poder aquisitivo baixo a médio, que vêem na escola das possíveis maneiras de ascensão social.

A sua organização administrativa é formada pela Direção, Vice-Direção,coordenadores pedagógicos, Secretaria, auxiliares de secretaria professores, Vigias, Agentes de portaria, serventes e merendeiras.

O espaço físico é formado por cinco salas de aula, diretoria, secretaria,sala dos professores, sala de leitura, copa, depósito de merenda,espaço que serve como refeitório, três banheiro e quadra esportiva descoberta, considerada inadequada a algumas atividades pedagógicas.

Os equipamentos materiais que a escola possui que podem ser utilizados em uma aula de música são: som, microfone, caixa amplificada, vídeo, televisor, retroprojetor e computadores.

A escola possui duas professoras de Arte, a Jaqueline e a Franciellen, formadas respectivamente em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará, atuando a dez anos na área e a outra em Artes visuais pela Escola Superior Madre Celeste , trabalhando a dois anos neste ensino.

Para a professora Jaqueline, a música tem a sua importância no currículo escola como toda linguagem artística tem a sua. Para ela,a música é importante para trabalhar a percepção e o gosto pelas produções artísticas e conhecer melhor a sociedade através da Arte.

A mesma não trabalha educação musical com seus alunos, em virtude de acreditar que quem deve ensinar música nas escolas regulares, é um professor especializado. E como não tem habilitação nessa área ela não se sente capacitada para educar os alunos neste sentido, mesmo tocando dois instrumentos violão e flauta doce, pois a mesma aprendeu sozinha e se considera autodidata.

Ela Acredita que sua prática educacional estar coerente com a realidade sociocultural dos alunos, porque a mesma procura localizá-los de acordo com as produções de sua sociedade fazendo com que eles percebam sua própria realidade.

Enquanto que para a professora Franciellen, a mesma foi bem firme em sua resposta, afirmando que a música é muito importante no currículo escolar, já que os alunos estão sempre voltados para a mesma.

Para ela, a música em sala de aula deve ser ensinada por um professor especialista, mesmo não tendo nem uma formação em música, ela sempre procura envolver a música em suas atividades, normalmente utilizando a mesma como ferramenta de relaxamento.

Sua prática educacional, segundo ela, estar coerente com a realidade sociocultural de seus alunos. Pois de acordo com a professora Franciellen em entrevista:

Na verdade nossos alunos estão acostumados com o Tecno, o Brega e coisas do tipo, mas nas minhas aulas tento chamar atenção deles para outro tipo de estilo musical, claro nunca desprezando o que eles gostam, mas tentando introduzir outros ritmos. (entrevista concedida a autora em 16/09/2008)

O comportamento demonstrado pela professora Franciellen dá mostras de um novo alento na educação musical atual, voltada para uma linguagem que procura equilibrar os diferentes pontos de vista entre os alunos de uma turma ou da turma com o professor.

2.3 - ESCOLA EM REGIME DE CONVÊNIO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO INSTITUTO BOM PASTOR.

O nome da escola é em homenagem a Jesus, o "Bom Pastor", o "Mestre dos Mestres" considerado por Clemente de Alexandria "O pedagogo da Humanidade.

Está localizada na cidade de Ananindeua, no Km 03, na rodovia BR 316, Bairro da Guanabara, é um estabelecimento de caráter religioso, mantido pela congregação das Irmãs de caridade do Instituto Bom Pastor, entidade jurídica de direito privado, de fins filantrópicos e de caráter religioso conveniado com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC).

A escola funciona com ensino fundamental de 1ª a 8ª Série e ensino Médio 1ª a 3ª Série, funcionando em dois turnos, manhã e tarde.

Atualmente tem como diretora desde o ano de 1994 a Pedagoga Maria das Dores Montelo, o qual vem mantendo a filosofia baseada em princípios da Educação Evangélico-Libertadora, respeitando o Carisma da entidade Mantenedora "Irmãs de Caridade do Instituto Bom Pastor" como embasamento vivencial para os educandos sem entretanto, exercer proselitismo sobre seus alunos de credos religiosos, cujas convicções dos pais devem ser respeitadas, conforme seu Projeto Político Pedagógico.

O público atendido pela escola é, em grande parte, de crianças e Jovens de várias camadas sociais, em virtude de ser uma escola de filosofia religiosa e pela sua localização,é uma escola de fácil acesso, por se encontrar em plena Rodovia BR -316.

A sua organização administrativa é formada por Direção, Vice-Direção, Secretaria, Serviços pedagógicos, Professores e Apoio administrativo.

O espaço físico da escola é caracterizado pelo: arquivo, almoxarifado, sala dos professores, auditório, quatro banheiros, vice diretoria,salas de aula, sala de dança, sala de TV, sala de serviços técnicos, depósitos, recepção, biblioteca, quadra coberta, cinco salas da dependência administrativa,sala da Xerox, secretaria e diretoria.

Os únicos equipamentos que a escola possui que poderiam ser utilizados na educação musical, é uma televisão e um aparelho de som.

Segundo o Regimento escolar, a escola tem por finalidade "propiciar a Educação a comunidade, inspirando-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visando pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (2000, Pg. 1), cujo objetivo é atender as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº. 9394/96, como consta no seu Art.2º.

O professor dessa escola é formado em duas linguagens artísticas: Música e Artes visuais. Ele já trabalha a dez anos na área. Apesar de achar fundamental á música no currículo escolar, o mesmo não aborda o assunto nesta escola, alegando a falta de espaço adequado para desenvolver atividades musicais e a ausência de recursos.

Para ele, "a música abrange todas as formas de conhecimento. Desde a parte cultural, até a formação psicológica do aluno". E acredita que sua prática educacional estar coerente com a realidade sociocultural dos alunos, pois procura desenvolver atividades que estejam ligadas a realidade do aluno, trabalhando numa linguagem que o educando possa entender, com assuntos do seu cotidiano e de uma forma prazerosa.

2.4 - ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª Mª ENCARNAÇÃO CAMPOS DE ARAÚJO

A Escola Estadual de Ensino fundamental "Profª Mª Encarnação Campos de Araújo", localiza-se na Rua Liberdade S/Nº, Bairro Guanabara-Ananindeua-Pará, a qual teve seu respaldo legal pára funcionamento no ano de 2004.

Construída na administração do governador Alacid da Silva Nunes, em junho de 1980 e foi ampliada no governo do Doutor Jader Barbalho, em março de 1984.

A escola funciona em três turnos (manhã, tarde e noite), oferecendo Ensino fundamental no período Diurno e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no noturno, sobre a direção da pedagoga especialista em Gestão Escolar Jorgelene Naize B. De Azevedo.

A filosofia da escola é, assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e permanência dos alunos na escola, a fim de torná-los cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade, capazes de transformar o seu meio social.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico, "a escola ao preocupar-se com a formação integral do homem propõe uma educação pautada nos valores sociais, éticos e culturais, no sentido de contribuir para que esse homem/ cidadão possa intervir de forma participativa usando sua criatividade para transformar a sociedade na qual está inserido".

A escola fica na periferia do Bairro, quase as margens do rio Utinga, sua clientela é oriunda de famílias muito carentes, constituída basicamente de crianças,adolescentes, jovens e adultos oriundos das classes populares com renda familiar assalariada, sendo os mesmos filhos de trabalhadores do serviço informal, funcionários públicos e/ outras profissões.

Segundo consta no PPP,seu objetivo geral é, "desenvolver um trabalho integrado e dinâmico com a comunidade escolar e local, priorizando a real necessidade da escola, a fim de possibilitar a participação de todos na execução das atividades programadas no decorrer do ano letivo, visando elevar a qualidade do ensino e conseqüentemente a melhoria da aprendizagem do alunado, integrando todos os elementos da escola no processo de planejamento, execução e avaliação".

O seu corpo administrativo é formado pela direção, vice-Direção, Secretaria, vigia,merendeiras, serventes, auxiliares de secretária e professores.

As suas dependências administrativas são formadas pela sala do Diretor e vice diretor, sala dos professores, sala de secretaria, sala de arquivo, seis salas de aula, depósito de merenda escolar, depósito de materiais, dois banheiros dos alunos (masculino e feminino), dois banheiros para funcionários, copa-cozinha, área coberta, área de serviço e almoxarifado. A mesma não possui locais especializados para o desenvolvimento de outras atividades como biblioteca, auditório ou laboratório.

Os equipamentos que a escola possui que podem ser utilizados na educação musical são:Televisor, vídeo, Retro-projetor, Aparelho de som, Gravador, microfone, caixa amplificada e Tela para retroprojetor.

A escola adota a gestão participativa, levando em consideração o apoio de toda a comunidade intra e extra-escolar, promovendo atividades que envolvam toda a família como:Semana de Boas vindas,reuniões, festas juninas, gincanas, Dia das Mães,dia dos pais, Dia da criança,Dia do Professor e outros, contando sempre com o apoio de todos os segmentos da escola e do conselho escolar.

A professora de Arte desta escola, é formada em Artes plásticas, atuando a nove anos na área, a mesma não possui formação alguma na área da música, por esse motivo não trabalha atividades musicais com seus alunos, mesmo achando importante a educação musical na escola.

Para ela, a sua prática educacional estar coerente com a realidade sociocultural dos alunos, pois através do ensino das artes , a mesma procura socializar os alunos, fazendo um parâmetro da cultura com o seu cotidiano.

CAPÍTULO 3 - A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS DE ANANINDEUA: OPINIÕES VERSUS OBSERVAÇÕES

3.1 - ESCOLA MUNICIPAL GERALDO MANSO PALMEIRA

Para a Secretaria de Educação, a mesma é considerada a escola modelo do município quando se fala em educação musical. É atual campeã estadual de Bandas e Fanfarras com Gatilho. O campeonato realizado pela associação Musical da Amazônia (AMA) reuniu representantes de 27 escolas publicas e privadas de todo o estado do Pará, nos dias 23 e 24 de agosto na Aldeia Amazônica, no Bairro da Pedreira, em Belém.

A banda da Escola Geraldo Manso Palmeira é formada de 100 integrantes, entre alunos e pessoas da comunidade, na faixa etária de 12 a 40 anos. Dentre inúmeros títulos conquistados, a escola acumula o tri campeonato Norte/Nordeste, conseguido em novembro de 2007 em São Luís (MA).Em 21 de Setembro a Escola participou em São Paulo, do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, mais na ocasião a mesma não conquistou o prêmio principal.

As autoras Kátia Benedetti e Dorotéia Kerr, consideram a importância da Banda de Música, desde que a mesma venha ter algo significativo para o aluno. De acordo com as mesmas:

Afinal toda prática musical, seja ela o canto coral, a banda de música, o grupo instrumental, é muito bem vinda, desde que tenha sentido para o aluno e que o envolva afetiva e cognitivamente. (BENEDETTI E KERR, 2008, P.42)

A Banda ensaia normalmente duas vezes na semana, terças e quintas-feiras, sendo que quando se aproxima alguma apresentação, os ensaios ocorrem de segunda a sextas-feiras, no horário noturno.

Na escola não existem salas adequadas para as aulas de instrumentos e para os ensaios de grupos, por esse motivo os mesmos ocorrem no campo de futebol que fica ao lado da escola e raras vezes no pátio da escola, quando não há aulas.

A sala da banda, em virtude da sua dimensão, serve apenas para guardar uniformes, instrumentos musicais, acessórios musicais os quais muitas vezes acabavam se misturando com outros materiais da escola como:livros, papel, bandeiras e outros objetos de escritório.

As datas comemorativas que são acompanhadas de apresentações musicais, é o período de desfiles escolares, festa do dia das mães e algumas outras comemorações internas da escola.

Na escola não existe professor especifico de Arte, de acordo com a coordenadora pedagógica Hilda, é lamentável essa situação, pois além da escola não ter professor especifico nesta modalidade, na prática a maioria dos alunos que freqüentam a banda, não são da escola, segundo ela se olharmos para as series iniciais, no máximo cinco alunos participam da Banda. E como os ensaios da mesma acontecem à noite, as crianças acabam tendo contato com a banda , no desfile escolar, que acontece uma vez no ano.

3.2 - ESCOLA MUNICIPAL PROFª LÚCIA WANDERLEY

A educação musical não se faz presente no currículo escolar, a música é vista como uma forma de relaxamento, em datas comemorativas como na semana do Folclore que acontece no mês de agosto momento o qual se procura resgatar as cantigas de roda e outras brincadeiras e crendices populares.

Na escola, é desenvolvido o Projeto Grupo de Flauta Doce "Paulo Frota", em homenagem ao grande Juiz que sempre se dedicou ao direito das crianças e dos adolescentes no estado. O projeto é patrocinado pela associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA).

O projeto parte das atividades de Responsabilidade Social da AMEPA, visa ensinar ás crianças de baixa renda a musicalização em Flauta doce, proporcionando a oportunidade de inclusão social por meio do acesso a informações culturais que orientem a aprendizagem artístico-musical.

As crianças tem aulas aos sábados pela manhã, durante duas horas. O projeto atende inicialmente 20 crianças do sexo masculino e feminino, na faixa etária de 8 á 11 anos de idade. Essa quantidade de crianças atendidas pelo projeto, não atende nem 1% do numero de alunos que a escola tem.

De acordo com Loureiro:

sem a música no currículo escolar, continuamos a ver um ensino musical destinado a uma minoria que aceita e preserva os preconceitos e dogmas historicamente estabelecidos, deixando a maioria das pessoas sem a oportunidade de "fazer música", seja pela ação de compor, executar um instrumento ou cantar, o que vem significar um distanciamento de ações intimamente relacionadas e possíveis de serem executadas por qualquer indivíduo. (LOUREIRO, 2002, P.149) .

3.3 - ESCOLA EM REGIME DE CONVÊNIO DO INSTITUTO BOM PASTOR

Nesta escola, a música não faz parte da grade curricular, a mesma estar em processo de construção de um projeto que envolva o ensino das Artes com música. As atividades musicais são representadas nas missas, na hora cívica que ocorre uma vez por mês, a cada 2ª feira, onde é hasteado o Pavilhão Nacional por uma ou duas turmas de uma determinada série. E solenemente, com a participação de toda a comunidade escolar, no dia 19 de novembro, dia da Bandeira.

E muitas vezes a música é usada associada à outra disciplina, como Frances. Nas aulas de Arte, são colocadas apenas letras de Músicas onde o aluno tem que fazer o desenho, em acordo com a letra da canção. Confirmando a pesquisa de Souza et. al.:

Porém, também é bastante presente a tendência de usar música como uma atividade que serve para ilustrar ou clarificar assuntos das outras disciplinas e atividades curriculares. Para muitas professoras, a música possibilita abordagens mais interessantes para os conteúdos de português, matemática, história, geografia ou estudos sociais, além das demais artes, como dança, o teatro e as artes visuais.(SOUZA et al. 2002, P. 61,62).

Nesta instituição, todas as datas comemorativas são acompanhadas por apresentações musicais, momento o qual vários alunos que tem algum conhecimento musical, se unem formando grupos instrumentais e se apresentando para a comunidade escolar.

Para Vera Brescia (2003):

A música na escola não pode ser simplesmente ornamental para animar as festas, mas deve ser concebida e praticada á luz da vivência das dimensões estéticas, sonoras, visuais, plásticas e gestuais, a fim desenvolver a consciência critica dos valores humanos e encontrar meios de levar os alunos a atuarem como cidadãos.(BRESCIA, 2003, P.85)

E em outras vezes as professoras reúnem todos os alunos e repassam um repertório de acordo com a data comemorativa. Observou-se nesta escola, que não é o professor de Arte que toma a frente destas comemorações e sim professores de outras disciplinas que tentam incentivar os alunos a cantar como se fossem animadores de palco. Comprovando o que Henstschke (2000) diz:

As escolas acabam admitindo professores, nem sempre capacitados para abarcar a tarefa do ensino de música dentre eles amadores ou professores de outras disciplinas.(HENSTSCHKE, 2000, p.50)

Nas aulas de Arte, os alunos só vem artes plásticas, que ocorrem para á 5ª e 6ª Série uma vez na semana com duração de quarenta e cinco minutos, cada hora aula. Já para os alunos da 7ª , 8ª Série e Ensino Médio, a carga horária é maior, ficando em torno de duas horas aulas por semana, totalizando noventa minutos.

3.4 - ESCOLA ESTADUAL PROFª Mª ENCARNAÇÃO CAMPOS DE ARAÚJO

Nesta escola, a educação musical não se faz presente na grade curricular e nem como atividade extracurricular, alegando que na escola não existe professor que conheça a linguagem musical.

De acordo com Henstschke:

O ensino formal de música em grande parte das escolas continua sendo periférico, agravado, principalmente, pela formação precária em música dos educadores artísticos e pelo tempo disponível para as artes nas escolas, uma hora/aula semanal a ser dividida entre as três artes (HENSTSCHKE, 2000,P.48)

Os alunos tem somente aulas de Artes plásticas que ocorrem uma vez na semana com duração de quarenta e cinco minutos cada hora aula. A ausência da educação musical na escola acaba interferindo na educação global do individuo prejudicando a sua socialização com o mundo.

Para Bréscia, "a música é tida como um dos melhores meios de expressão e socialização do ser humano" E a autora diz mais ainda" em suma, a educação do individuo estará definitivamente incompleta se a música não constitui uma parte dela" (BRECIA, 2003, P.94)

As datas comemorativas como semana do folclore e semana cívica, de acordo com seu Projeto Político Pedagógico são acompanhadas de programações musicais. No folclore, ocorre apresentações de trabalhos através de danças e o resgate das cantigas de roda, que normalmente é elaborado pelo professor de Educação física. E na semana cívica, acontece o desfile escolar, momento o qual os alunos são acompanhados por bandas de outras escolas. No desfile escolar, todos os professores são envolvidos.

A pequena presença da Educação Musical nas escolas de Ananindeua foi justificada por diversos fatores como ausência de professores especialistas em música, espaço adequado para desenvolver atividades musicais, ausência de materiais didáticos e outros.

Nas escolas as quais desenvolvem algum trabalho musical, observou-se que os mesmos não abrangem a maioria dos educandos. A música nestas escolas é trabalhada como uma atividade extracurricular, não fazendo parte do currículo do aluno.

Na Escola Geraldo Manso Palmeira se pode encontrar uma Banda de forte prestigio pela comunidade escolar, pelo fato de ter participado de vários concursos e de diversos desfiles de Semana da Pátria, puxando o pelotão de outras escolas do município que não possuem Banda.

Na Lúcia Wanderley, o projeto Flauta Doce é um orgulho para a diretora da instituição, a mesma fala dele com entusiasmo e pretende falar com o patrocinador para aumentar o número dos participantes no projeto, abrangendo um maior número de alunos.

Na escola Instituto Bom Pastor , a música é um componente muito importante na Hora Cívica e comemorações religiosas, e outras vezes é utilizada relacionada a outras disciplinas, servindo como antídoto para memorização de conteúdos.

Observou-se nesta instituição a presença de grupos instrumentais formados por alunos que tem algum conhecimento musical, que em datas comemorativas se reúnem para se apresentarem ao publico, sendo que em sua maioria adquiriram esses conhecimentos em igrejas, escolas especializadas, internet e , em casa através de métodos.

Na instituição Maria da Encarnação, a música é vista em datas comemorativas, sendo que neste momento os professores se reúnem, selecionam músicas de acordo com o momento e repassam por imitação para as turmas. As programações folclóricas que em sua maioria é o professor de educação física que elabora, procurando resgatar a cultura , relembrando as danças tradicionais e as cantigas de roda.

Mesmo essas escolas desenvolvendo atividades musicais, essas atividades não são sistemáticas e não envolvem a maioria dos alunos, as mesmas acontecem de uma maneira esporádica, não tem uma rotina diária.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na pesquisa realizada observa-se que as escolas não têm cumprido o que determina a LDB e os PCNs sobre o ensino das artes e que a música está presente nestas escolas de várias formas como: atividade extracurricular, antídoto para o aprendizado de outras disciplinas, e em datas comemorativas.

Neste sentido considera-se que as mesmas não têm dado sua contribuição na formação básica do cidadão, por não se enquadrar nos PCNS e na LDB, estando ausentes nas grades curriculares das escolas e em outras vezes se encontram de forma fragmentada e apenas sugerida em atividades extracurriculares.

As letras das músicas apresentadas aos alunos, em sua maioria estão fora do seu contexto cultural, fazendo com que o aluno não sinta vontade de cantar, e o professor tentando incentivar os mesmos, acaba exercendo o papel de um animador de platéias.

Os alunos ao ingressarem na 5ª série do Ensino Fundamental, em sua maioria, de acordo com as entrevistas realizadas, não trazem um conhecimento prévio de música, porém têm vontade de aprender algum instrumento, mas ainda não tiveram oportunidade.

E os educandos que já têm algum conhecimento musical, os mesmos não adquiriram esses conteúdos na educação escolarizada, de acordo com entrevistas feitas aos alunos, aprenderam música em casa por meio de métodos, com professores particulares, nas Igrejas e em escolas especializadas.

Nas escolas Geraldo Palmeira e Lúcya Wanderley, alguns alunos aprenderam música por meio do projeto de Banda Marcial (Fanfarra) e o de Musicalização com Flauta Doce, respectivamente. Pois antes de iniciarem na prática do instrumento, os mesmos passam por aulas teóricas realizadas pelo instrutor da banda marcial e pela orientadora do projeto.

Essas aulas atingem a minoria dos alunos, levando-se em consideração que a Escola Geraldo Palmeira atende três horários e o Lucya Wanderley em quatro horários.

Observou-se também a falta de professores especializados na educação musical. Nas escolas pesquisadas apenas um professor é formado em música, mais que não trabalha música com seus alunos, conforme mencionado anteriormente, alegando que as escolas não possuem recursos didáticos e espaços apropriados para desenvolver o ensino musical.

Como também ele é formado em Artes plásticas, acaba desenvolvendo atividades de plásticas e deixando a música de lado. Os outros professores de Artes entrevistados, são todos formados em Artes Plásticas.

Sendo que na Escola Geraldo palmeira, não existe professor de arte, nesta escola existe apenas o instrutor da banda que é formado em música pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e possui o curso técnico pela Escola de Música da Universidade Federal de Para (EMUFPA). O ensino das Artes nesta escola, não faz parte da grade curricular.

Os professores de Artes entrevistados mesmo achando importante o ensino da música para os alunos, eles não trabalham o assunto, pelo motivo de se acharem incapacitados e outros por não possuírem estruturas adequadas nas escolas, o que acaba ocasionando barulho e reclamações por parte de professores de outras disciplinas.

A falta de professores habilitados é um dos motivos das escolas não oferecerem a educação musical , as atividades musicais nessas escolas são realizadas por professores não habilitados no ensino de música.

Além da falta de professores especializados foram observados outros problemas como a falta de materiais didáticos adequados como livros, repertório, aparelhos de som, instrumentos, e também o auxilio pedagógico para que tais atividades sejam desenvolvidas.

Por meio das informações alcançadas, conclui-se que a educação musical se encontra ausente no interior das escolas e que a mesma não tem exercido seu papel na sociedade que é a construção da cidadania, por falta de políticas publicas que venham se empenhar em resgatar a música nas escolas de ensino regular.

A música deve estar ao alcance de todos, e não de uma minoria, e para que isso ocorra, ela deve fazer parte da grade curricular para que o aluno não corra o risco de ter uma educação musical fragmentada e sim sistematizada, como subtende ocorrer com outras disciplinas do currículo.

Nas escolas pesquisadas não existe esse ensino sistematizado, ou seja um ensino organizado em que as aulas de musica ocorram pelo menos uma ver por semana e com atividades que envolvam uma educação musical completa com técnica,composição,literatura e apreciação, objetivando um ensino musical de forma holística.

Esse estudo também trouxe a oportunidade de analisar a atual situação em que se encontra a educação musical nas escolas de Ananindeua, contribuindo de alguma forma para o conhecimento da realidade da educação musical em escolas publicas do Brasil.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANAIS ABEM - ll encontro anual da ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical. Porto alegre, Maio/1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL.Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (9394/96). Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado 330/2006. Altera a Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, 2006.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Leis Ordinárias de 2008. Lei nº 11.769/2008. Altera a Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, 2008.

BEYER, Esther (Org). Idéias em Educação Musical. Porto Alegre: Mediação, 1999.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno - Educação Musical: Bases psicológicas e açãopreventiva. Campinas: Átomo, 2003, Edições PNA.

FERRAZ, M. Heloísa C.; FUSARI, Maria F. De Rezende. Metodologia do ensino daArte. São Paulo: Cortez, 1993.

FERRAZ, M. Heloísa C.;FUSARI, Maria F. De Rezende. Arte na EducaçãoEscolar. São Paulo: Cortez, 1993.

FERREIRA, Kleide. Pesquisa em Música e Educação. São Paulo: Loiola, 1991.

FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Ágere).

HENTSCHKE, Liane (Org.); Oliveira, Alda. Educação musical em países deLínguas neolatinas. Porto alegre: Universidade/ UFRGS. 2000.

LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de Música na Escola Fundamental. Campinas: Papirus, 2003.

MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Educação Musical nas Escolas Brasileiras: Retrospectiva Histórica e Tendências Pedagógicas Atuais. Arte Online – Periódico de Artes, Florianópolis: UESC – Março/Agosto 2000

SOUZA, Jusamara; HENTSCHKE, Liane; OLIVEIRA, Alda de; BEN, Luciana Del; MATEIRO, Teresa. O que faz a música na Escola? Concepções e vivências deprofessores do ensino fundamental. SÉRIE ESTUDOS: n.1. Nov.1995. Porto Alegre: Núcleo de Estudos Avançados do Programa de Pós Graduação em Música- Mestrado e Doutorado. Porto Alegre, 1995.

SOEIRO, Nazaré; SOARES, Vera Lúcia (Horas.). Fórum de Extensão das IESBrasileira Referências Bibliográficas: Normalização- ABNT- NBR 6023/2002. Brasília: Fórum, 2004.

SILVA, Marlene de Deus Tavares. Estudos amazônicos o Pará em questão. 4ª Ed., Belém, 2003.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias acadêmica da ciência e da pesquisa. 6ª Ed. Belém: UNAMA, 2003.

PENNA, Maura; ALVES, Erinaldo. Emoção/expressão versuslinguagem/conhecimento: os impasses da fundamentação dos PCN-Arte. Cadernos de textos. Publicação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, João Pessoa, n.15, p 51-74, nov.97.

PROGRAMA/ANAIS.l Encontro Latino – Americano de Educação Musical, Vl encontro Anual da ABEM ISME-ABEM. Bahia-Salvador, Setembro de 1997.

ESCOLA MUNICIPAL Professora LÚCYA WANDERLEY.PPP (Projeto Político Pedagógico). Ananindeua: SEMEC, 2008.

ESCOLA EM REGIME DE CONVÊNIO INSTITUTO BOM PASTOR. PPP (Projeto Político Pedagógico). Belém: SEDUC, 2007-2008.

ESCOLA ESTADUAL Mª ENCARNAÇÃO DE ARAÚJ. PPP (Projeto Político Pedagógico). Belém: SEDUC, 2008.

ESCOLA ESTADUAL EM REGIME DE CONVÊNIO INSTITUTO BOM PASTOR . Regimento escolar. Belém: SEDUC, 2006.

SOBREIRA, Silvia. Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas. Porto Alegre: Revista da Abem nº 20, set.2008.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. de Alda Oliveira e Cristino Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

SOUZA, Jusamara (Org). Música, Cotidiano e Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.