No dia em que se iniciam as comemorações da semana do excepcional, Eu Eliane Denise diretora da E.M.E.I. Antonio Donadon, Clara Paula supervisora, professora Dilméia, Rita inspetora, D. Antonia inspetora e cerca de 35 alunos do PRÉ I, estivemos visitando a APAE de Vilhena.

O objetivo da visita foi promover a interação e proporcionar momentos de convivência entre as nossas crianças e os alunos dessa instituição.

Foi uma experiência surpreendente para mim como educadora, dada a intimidade que vi entre as nossas crianças e os alunos da APAE, os quais pareciam conhecidos de longa data, causou-me alegria ver como ambos relacionaram-se considerando as limitações das duas partes, uns por terem alguma dificuldade na fala, no entendimento, na locomoção entre outras, ou ainda, no caso de nossas crianças pela pouca idade a pelas duvidas que poderiam aparecer relacionadas ao comportamento típico de pessoas especiais.

Os alunos do Pré I visitaram todas as dependências da APAE, passearam pelo pátio, conheceram a piscina que seria inaugurada no outro dia e ficaram maravilhados com a brinquedoteca que mereceu até o seguinte comentário "o prô porque não tem uma dessa na nossa escola?" conheceram ainda a horta a mini granja da APAE.

Tiveram a oportunidade de ver crianças com alguma "diferença" mais em nenhum momento isso foi a maior motivação, e da forma deles falavam sem parar que era bom estar ali e que os "coleguinhas" deveriam retribuir a visita.

Isso nos mostra que muitas vezes o pré conceito se adquire com o tempo e com a influencia das pessoas maiores, a inocência de ambos nos mostrava a cada passo da visita que o amor está em não ver as diferenças e sim o que nos torna iguais, ali o que realmente importava era estar ali e desfrutar daquele momento, onde uns queriam conhecere os outros estavam orgulhosos em se fazer conhecido.

Segundo Paulo Freire "A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais".

Eliane Denise Silvano Ferreira Barros

Diretora da E.M.E.I. Antonio Donadon