Douglas Manzan

[email protected]

Neste artigo apresento uma pesquisa bibliográfica relacionada presença da Educação Física nos Anos Iniciais como parte do processo de formação do sujeito. Para desenvolver tais considerações, foi realizado um levantamento bibliográfico relacionados ao tema, uma vez que utiliza-se livros, artigos de jornais e revistas sobre o tema. “A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”. (Vergara, 2005, p. 48). Todavia esta metodologia de pesquisa, aborda um método em que sugere ao pesquisador diversas fontes teóricas, para exploração da pesquisa, sem com isso esgotar as outras manifestações metodológicas. Esta pesquisa tem como objetivo central investigar o papel da educação física no processo de formação do sujeito/aluno nos anos iniciais. O embasamento teórico do trabalho está ancorado nos pressupostos de Piccolo (1993), PCNs (1997), Grespan (2000) dentre outros autores tidos como referências para o desenvolvimento da pesquisa.

1 Introdução

A escola, de forma, geral tem sido o espaço escolhido para complementar a formação do aluno, e as vezes para educar, substituindo o papel da família que tem encontrado dificuldades em cumprir esta tarefa. O papel da escola também deve ser de uma preparação para a vida e, os métodos pedagógicos devem, por conseguinte, tender a ajudar o aluno a desenvolver-se da melhor maneira possível, a tirar o melhor partido de todos os seus recursos, preparando-a para a vida social.

A Educação Física nesse sentido de formação do aluno, tem papel fundamental dentro do contexto escolar, visto como meio para preparar o sujeito, também como para desenvolver novos talentos esportivos. Hoje a Educação Física como componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) mostra que a prática tem como caráter essencial propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais e éticos, além de adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação, ter espírito crítico e conhecer as diferentes manifestações da cultura corporal.

Devemos ter clara a concepção de que a Educação Física é muito mais abrangente e de extrema importância para o desenvolvimento do aluno na fase pré- escolar e nas séries iniciais e, esquecer um pouco a Educação Física voltada somente para o ensino do esporte, percebendo que isto não corresponde às necessidades do aluno nessa faixa etária.

Pensando nessas discussões acerca da educação física esta pesquisa investiga temas relacionados ao conceito de educação física e sua importância no contexto escolar. Levando a uma compreensão sobre as ferramentas que essa disciplina favorece no processo de formação do aluno enquanto sujeito. Esta pesquisa possui um caráter bibliográfico, onde não tem nenhuma intenção em dados números, mas sim levantamentos teóricos que embasam a pesquisa.

2 Retrato atual da Educação Física

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), em seu artigo 26 parágrafo 3º. define, “A Educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Escola Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Sendo assim, estabelece sua importância no processo educacional e, do ponto de vista legal, não deixa dúvidas sobre a obrigatoriedade deste componente curricular, uma vez que só é facultativo nos cursos noturnos.

Corroborando essa interpretação, o conselho Nacional de Educação ratifica o teor do artigo 26 da Lei no. 9393/96 (parágrafo 3º) em duas oportunidades, a saber: Parecer nº. 5 de 07 de maio e Parecer nº 376 de 11 de junho. Além disso, pode-se verificar a proposição de uma variedade de abordagens como a desenvolvimentista, crítico superadora, construtivista, entre outras sendo disseminados nos cursos de graduação e de aperfeiçoamento profissional em vários estados brasileiros e nos encontros profissionais e científicos. Entretanto, estudos recentes têm constatado que a mudança qualitativa substancial no dia-a-dia da ação pedagógica do professor na escola, resultante do impacto dessas publicações e discussões, não ocorreu.

 Se este fato foi constatado entre professores especialistas, a situação se agrava com os generalistas que conhecem muito pouco acerca das atuais abordagens, na área de Educação Física Escolar. Vários problemas têm sido apontados como causas para essa situação, dentre eles, o distanciamento do ambiente acadêmico em relação ao meio profissional, a falta de uma identidade acadêmica da Educação Física e a decorrente indefinição de uma área básica de conhecimento.

 Além dos problemas gerais da escolarização, como por exemplo, os problemas advindos da passagem de uma escolarização reduzida para uma escolarização de massas, o hiato entre a teoria e prática educacional, e condições de trabalho adversas (salário, material didático, número de alunos entre outros). A Educação Física, no âmbito da escolarização, encontra-se inserida num contexto peculiar do processo ensino aprendizagem, que tem como características básicas: a intencionalidade, a organização curricular e a sistematização do conhecimento.

 Entende-se que este procedimento se justifica em função da constatação de que os problemas da Educação Física Escolar devem merecer atenção dos pesquisadores envolvidos especificamente com a escolarização e com os cursos de formação de professores. Podem-se estabelecer diferentes tipos de interação entre a Educação Física e a Educação Física Escolar. É possível operar com essa área do conhecimento estabelecendo relações de independência, dependência e interdependência com os objetivos gerais da escola e as demais áreas.

Frequentemente, encontramos professores especialistas na área de Educação Física Escolar que implementam seus programas de atividades físicas sem conhecer o que está sendo desenvolvido pelo professor da sala de aula e até mesmo não participando das reuniões pedagógicas da escola, ficando completamente fora do projeto pedagógico da escola.

No caso, na interdependência pode-se desenvolver um trabalho de qualidade enquanto parte, contudo integrado ao projeto pedagógico da escola. A Educação Física e as demais áreas de conhecimento interagem, preservando a especificidade de sua parte e integrando-se na totalidade do projeto pedagógico da escola. Analisar esta área de conhecimento enquanto parte de um sistema maior de escolarização e seus tipos de interação, são fundamentais para a reflexão do papel da Educação Física Escolar.

3 Educação Física nos anos iniciais

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

A área de Educação Física fundamenta-se nas concepções de corpo e movimento. Isto é, a natureza do trabalho desenvolvido nesta área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos. A Educação Física nos anos iniciais, segundo a Legislação, tem recebido sempre uma acentuação global do desenvolvimento integral da criança.

De acordo com Rosamilha (1979) no Edital nº20 de 04/04/61, da cidade do Rio de Janeiro, tomamos o conhecimento de que:

“A Educação Física nas escolas primárias terá por fim [.] promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social, [...]” (ROSAMILHA p.74).

Assim, percebe-se que a Educação Física desde décadas atrás tem como objetivo possibilitar prazer funcional, com base fundamental no movimento. Ela deve oportunizar ao aluno suas possibilidades cinéticas, ampliando seu mundo disponível. Entretanto, algo mais que todos os exercícios físicos, ela é educação em formação do sujeito, pois através da seleção e ordenamento das atividades o educador busca cumprir seus objetivos educacionais.

Esta afirmação continua tão atual que os PCNs de 1997 nos colocam também, que a prática da Educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde.

[...]