Bethânia Moraes Neves

Leandra Rafaella França Mancuso

Leliana Xavier

Resumo: A Educação Especial vem sendo discutida por um longo período de tempo. Este artigo foi elaborado como requisito para conclusão da Especialização em Atendimento Educacional Especializado com ênfase em Libras. Durante as aulas as discussões foram tão polêmicas, que nos fez questionarmos, se os recursos pedagógicos estão acessíveis no ambiente escolar? Nosso objetivo geral é conhecer os recursos pedagógicos acessíveis a educação inclusiva. Os objetivos específicos são: compreender a proposta da educação especial e da inclusão escolar; conhecer recursos pedagógicos que podem ser utilizados para a educação inclusiva. É de importância relevante, pois, propicia um aprofundamento sobre os recursos pedagógicos existentes, como utilizá-los, e autores que discutem a educação especial. É uma pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico principal é a autora, Sartoretto (2010). Após, as leituras, a apropriação sobre os recursos pedagógicos na educação inclusiva foi adquirida.

Palavras-chaves: Educação Especial. Educação Inclusiva. Recursos Pedagógicos.

INTRODUÇÃO

Vivemos hoje, no Brasil, numa sociedade democrática, capitalista e de uma consciência de vida como nunca antes se viu. Todos estes fatores reunidos acabam gerando um campo propício para a chamada inclusão social, e que reunidos acabam gerando um campo propício para a chamada inclusão social.

A inclusão é um processo lento de postura e todo mundo tem que mudar a postura, postura esta, em que você vai construindo no dia-a-dia, porque pedagogos e professores precisam se aperfeiçoar e ir aprendendo também a fazer um trabalho diferenciado, tendo as vistas às limitações que essas crianças têm. Então é um processo muito lento, mas muito prazeroso e interessante.

A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes, pelo contrário, com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.

Durante as aulas as discussões foram tão polêmicas, que nos fez questionarmos, se os recursos pedagógicos estão acessíveis no ambiente escolar? Nosso objetivo geral é conhecer os recursos pedagógicos acessíveis a educação inclusiva. Os objetivos específicos são: compreender a proposta da educação especial e da inclusão escolar; conhecer recursos pedagógicos que podem ser utilizados para a educação inclusiva. É de importância relevante, pois, propicia um aprofundamento sobre os recursos pedagógicos existentes, como utilizá-los, e autores que discutem a educação especial.

Esse artigo será dividido em três partes: a primeira será uma discussão breve sobre as políticas para a Educação Especial e para a Educação Inclusiva. Já no segundo capítulo, traremos a discussão sobre a Sala de AEE -  Atendimento Educacional Especializado, como também sobre a formação dos professores para trabalhar com a educação inclusiva. E, o terceto capítulo, no qual traremos um apanhado de recursos pedagógicos que podem utilizados para desenvolver atividades com as crianças que precisam de um atendimento especializado.

Finalizaremos com as considerações sobre os capítulos escritos e as possíveis literaturas a serem estudadas.