A educação e a construção de uma sociedade mais justa

 

                Muito tem se falado na educação como forma de edificação do indivíduo perante a sociedade, constituindo o meio mais eficaz e disponível para se conseguir um “lugar ao sol”. Melhorar o status na sociedade é o sonho de muitas pessoas e pior que seja a posição que ocupa, há uma crença muito difundida que, se tiver motivação e uma boa educação, a concretização de seus ideais é mais que certo.

                Apesar de já concretizados os ideais de uma escola pública, universal e gratuita em quase todos os países ditos desenvolvidos, ainda são sonhos perseguidos por muitos países, principalmente aqueles da América Latina. Mas esses sonhos não são novos, ao contrário, têm raízes profundas no passado. Passado esse em que os princípios e ideais como igualdade de direitos e oportunidades constituíam doutrina no liberalismo. Contudo, o papel do liberalismo constitui na educação um instrumento de construção para uma sociedade igualitária e mais justa e essa está presente fortemente nos discursos variados na pedagogia e plano de estado no Brasil.

                O liberalismo é um sistema de crenças e convicções, uma ideologia. Dessa forma, a doutrina liberal reconhece as desigualdades sociais e os direitos igualmente estabelecidos, uma necessidade para uma sociedade melhor, mas isso deverá começar por uma educação boa e de qualidade para todos.