EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO: A realidade do Colégio CELQ de Amambai/MS
O Colégio CELQ, considerando o mercado de trabalho que a cada dia aumenta a exigência em relação à formação básica do trabalhador, obrigando-o a retomar sua escolarização, se propõe a oferecer o Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio, por entender que a educação de jovens e adultos é um direito humano fundamental para a construção da cidadania e à superação das desigualdades e exclusão que atinge grande contingente da população brasileira.
Ao oferecer o Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio, esta Instituição de Ensino objetiva apoiar o desenvolvimento do nosso município por meio da educação permanente e da inclusão social, com vistas a minimizar a gravidade dos problemas enfrentados pela demanda existente, sendo formada pelo trabalhador que precisa cursar o ensino médio para manter-se em seu emprego, e pelo desempregado que precisa da educação básica para ingressar no mercado de trabalho, e, muitas vezes, vislumbra uma possibilidade de melhoraria de vida, ou de ter uma função mais especializada e, consequentemente, melhor remunerada.
Esta realidade da demanda existente só se fez possível obter através de uma pesquisa de campo realizada pelo Serviço de Coordenação Pedagógica em nosso município, onde dos 230 questionários aplicados a jovens e adultos impossibilitados de adquirirem conhecimentos científicos via ensino regular, tivemos o seguinte resultado quanto à escolaridade: 105 não concluíram o Ensino Médio; 98 possuem o Ensino Fundamental Incompleto e 27 com o Ensino Fundamental Completo. Dentre estes, a grande maioria é constituída por trabalhadores do comércio, militares do 17° Regimento de Cavalaria Mecanizada e ainda, por uma pequena parcela de índios objetivando o ingresso na Educação Superior.
Considerar a heterogeneidade desse público, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupações, necessidades, expectativas em relação à educação, suas habilidades, enfim, suas vivências, torna-se de suma importância para a construção de um projeto de curso que considere suas especificidades. É fundamental perceber quem é esse sujeito com o qual lidamos para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o para uma intervenção significativa na sua realidade.
Frente a esta questão, o Colégio CELQ, vem desenvolvendo uma Política de Educação de Jovens e Adultos que visa à qualidade social da educação adequada à demanda real, constituída por aqueles que não puderam frequentar a escola na idade própria. Esta Política pauta-se no reconhecimento do direito da pessoa jovem e adulta à educação de qualidade, oferecida de forma continuada e permanente, como instrumento de afirmação de sua identidade sócio-cultural, de difusão dos valores éticos de justiça e solidariedade, de superação do preconceito, de promoção dos direitos humanos, de formação para o exercício da cidadania e de direito ao trabalho.
Portanto, para atender a demanda e as expectativas dos jovens e adultos e cumprindo o teor das Deliberações do CEE/MS Nº 9.090, de 15 de maio de 2009 e Nº 9.103, de 9 de julho de 2009 , é que se justifica a elaboração deste Projeto de Curso.

II - OBJETIVOS
Objetivo Geral
Formar alunos que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática, questões estas que lhes permitirão o prosseguimento de estudos com competência.
Objetivos Específicos
? propiciar aos jovens e adultos, as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades, levando-os a uma participação plena na vida coletiva, através de um ensino orientado para a melhoria de sua formação;
? proporcionar uma Educação de Jovens e Adultos com metodologia específica;
? oferecer um ensino de qualidade, através de uma aprendizagem adequada a realidade do aluno e da sociedade;
? propiciar aos jovens e adultos a oportunidade de conquistar seu espaço na sociedade como uma pessoa atuante e participativa e consequentemente uma melhoria de qualidade de vida.
III - REQUISITOS DE ACESSO
O acesso ao Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio, destinar-se-á a candidatos maiores de 18 anos.
A matrícula será efetuada em uma das fases no Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio.
Aos candidatos à matrícula exigir-se-á requerimento assinado pelo mesmo, acompanhado dos seguintes documentos:
? cópia da certidão de nascimento ou casamento;
? guia de transferência ou histórico escolar, quando for o caso;
? certificado de eliminação parcial, quando for o caso;
? ementa curricular, quando for o caso;
? cópia da cédula de identidade.
O candidato à matrícula, que não possuir comprovante de conclusão do Ensino Fundamental, será submetido à avaliação escrita para comprovar conhecimentos referentes a esta etapa da Educação Básica.
Esta avaliação será elaborada por componente curricular da Base Nacional Comum e Parte Diversificada do Ensino Fundamental, pela Equipe Pedagógica da Instituição de Ensino (professores, coordenação pedagógica e direção) e aplicada pela Coordenação Pedagógica.
O resultado da avaliação será considerado satisfatório quando o candidato obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada componente curricular.
O candidato que usufruir do direito a avaliação deverá cumprir a carga horária total prevista para a etapa do Ensino Médio.
Esta avaliação é única e exclusiva para fins de matrícula no Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio, nesta Instituição de Ensino.
Todos os procedimentos adotados na realização da avaliação será lavrado em ata de ocorrência, e acompanhados pelo órgão executivo do Sistema Estadual de Ensino.
A direção expedirá uma declaração para fins exclusivos de ingresso do candidato no Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio nesta Instituição de Ensino, onde constará que o candidato comprovou através de avaliação ter domínio dos conhecimentos referentes à etapa do Ensino Fundamental.
Esta declaração e as avaliações realizadas deverão ser arquivadas no prontuário do aluno.
Quanto à matrícula de alunos estrangeiros, exigir-se-á, também, cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro ou Passaporte com visto de permanência.
A matrícula concretizar-se-á com a apresentação da documentação exigida e após o deferimento da Diretora.
Será nula a matrícula que se fizer com documentação falsa ou adulterada.
Aos alunos com necessidades educacionais especiais fica garantido o ingresso no Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio atendida as peculiaridades dos mesmos, com base na Proposta Pedagógica.
O período da matrícula será estabelecido em calendário escolar próprio, elaborado pela Instituição de Ensino.
IV ? PERFIL DO INGRESSANTE
Através da análise dos questionários aplicados pelo Serviço de Coordenação Pedagógica, concluímos que o perfil do ingressante ao Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio, é de:
? trabalhadores que precisam concluir o ensino médio para manter-se em seu emprego e prosseguir seus estudos;
? desempregados que precisam da educação básica para ingressar no mercado de trabalho, e, muitas vezes, vislumbram uma possibilidade de melhoraria de vida, ou de ter uma função mais especializada e, consequentemente, melhor remunerada.
V ? PERFIL DO EGRESSO
O aluno concluinte do Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que é capaz de:
? dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar;
? construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade;
? selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões;
? organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente;
? recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.
VI - ORGANIZAÇÃO DO CURSO
a) Forma de organização
A organização curricular reflete um conjunto de idéias e valores que norteiam o trabalho docente, os quais influenciam as relações na sala de aula.
Deve-se considerar alguns aspectos na organização curricular, tais como: o currículo não é um instrumento neutro; não deve ser separado do contexto social, no qual o aluno está inserido; e, finalmente, o conhecimento sistematizado deve ser integrado, com o objetivo de diminuir o isolamento que ocorre entre as disciplinas.
Assim, o Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio, será constituído de uma especificidade curricular, que considere as características próprias dos jovens e adultos, assim como, seus interesses, suas condições de vida, de trabalho e suas motivações para acessar o conhecimento sistematizado e ressignificar o conhecimento já adquirido.
O Curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Médio será ofertado sob a forma presencial e estará estruturado em duas fases, sendo que cada fase tem a duração de 600 (seiscentas) horas perfazendo um total de 1.200 horas.
? Do Currículo
É importante conceber o currículo como algo que não se restringe às paredes escolares, mas como um constitutivo dos atos humanos, envolvendo passado, presente e a perspectiva de futuro.
O currículo é um todo articulado que tem como princípio organizador estar centrado na realidade e na compreensão de que o sujeito que aprende o faz na medida em que constrói para si as referências básicas que lhe permitem decifrar e entender o mundo ao seu redor. Neste sentido as diferentes disciplinas do currículo buscam articular sua ação em um planejamento interativo e integrado de modo a não possibilitar a duplicação de conteúdos ou temáticas.
O currículo tem por eixo organizador a interdisciplinaridade e a contextualização.
A interdisciplinaridade e a contextualização são elementos fortificadores do tratamento dos conteúdos, pois são os recursos que a Instituição de Ensino tem para tirar o aluno da condição de mero espectador. Pela interdisciplinaridade pretende-se fazer o aluno entender que o conhecimento não é algo estanque e que através do estabelecimento de relações torna-se possível à visão de totalidade.
Entretanto, neste momento detemo-nos na organização curricular proposta pela LDB nº 9.394/96, normatizada através RES/CNE/CEB nº 03/98, onde, obrigatoriamente, teremos uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada.
? Concepção das áreas de conhecimento
De acordo com as diretrizes para o Ensino Médio, a organização curricular será composta de três áreas que compartilham objetos de estudo e, portanto, mais facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
Dessa maneira, linguagens, ciências, tecnologias e os demais conhecimentos que permitem uma leitura crítica do mundo estarão presentes em todos os momentos da prática escolar.
As áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas estão assim relacionadas:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
1. Língua Portuguesa
2. Literatura
3. Língua Estrangeira Moderna - Espanhol
4. Artes
5. Educação Física

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias:
1. Biologia
2. Física
3. Química
4. Matemática

Ciências Humanas e suas Tecnologias:
1. História
2. Geografia
3. Sociologia
4. Filosofia

Integrada à área Linguagens e Códigos, por sua natureza basicamente transdisciplinar de linguagens entre as linguagens que estrutura e é estruturada no social e que regula o pensamento para certo sentido, o estudo da língua materna deve, pela interação verbal, permitir o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Apenas, considerando-a como linguagem, ação em interação, podemos atender à comunicabilidade esperada dos alunos.
Os saberes disciplinares em Biologia, Física, Química e Matemática deverão estar pertinentes aos seus objetos de estudo, procedimentos científicos e metas particulares, porém articulados de forma interdisciplinar numa perspectiva integradora.
Sendo assim, objetivando o trabalho com conteúdos tecnológicos e práticos, o aprendizado deverá contribuir não somente para o conhecimento técnico, mas também para o desenvolvimento amplo da cultura, desenvolvendo a interpretação de fatos, a compreensão dos procedimentos, fazendo a articulação entre a visão do mundo natural e o social.
Propomos uma transformação educacional por meio da mudança na condução do aprendizado, no conjunto das práticas e principalmente na adoção de novas diretrizes para o processo educativo e do espaço ao diálogo.
Pensando-se na universalização da educação básica, devemos então desenvolver o saber matemático, científico e tecnológico tendo como meta à cidadania, a interação do aluno, bons materiais didáticos, a participação ativa do aluno e uma prática de elaboração cultural, isto é, dando condições ao aluno para desenvolver a visão de mundo, atualizando-o nas novas tecnologias e nos princípios básicos científicos.
Entendemos que o conjunto de disciplinas que compõe a área de Ciências Humanas visa um foco de estudos que é o comportamento do homem. Especificamente o foco de atenção desse objeto em relação ao espaço cabe à Geografia, ao tempo, à História.
A disciplina de História trabalhará dentro de uma perspectiva integrada com enfoque no social; a Geografia enfatizará o trabalho na compreensão de que o espaço ocupado pelo homem, construído e consumido alarga o âmbito da Geografia Humana.
A globalização da economia mundial trouxe a cultura e o desencadeamento de questões sociais complexas e desafiadoras no mundo atual e que devemos dar conta quando trabalhamos com os conteúdos específicos das disciplinas humanas. Por meio do trabalho com as Ciências Humanas ampliaremos os horizontes dos alunos a fim de que melhor se situem na realidade pós-moderna, de maneira consciente, construtiva e produtiva.