JUNHO, 2015

“A EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA NAS INTERAÇÕES HUMANAS”

Uma resenha dos Parâmetros Curriculares de EJA

“A EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA NAS INTERAÇÕES HUMANAS”
De acordo com os estudos realizados e demais pesquisas complementares, percebe-se que a existência da educação compensatória é a forma mais expressiva e relação humanística dos governantes para auxiliar e incentivar aos alunos que não tiveram a oportunidade de continuar seus estudos (por inúmeras razões).

Então eles resolvem regressar aos estudos, porque começam a sentirem os reflexos sociais, culturais, e outros, motivos pelos quais os fazem sentirem-se sentir excluídos. A esse respeito Silva (2000) faz um comentário de grande relevância:

"identidade é sempre uma relação: o que eu sou só se define pelo que não sou; a definição de minha identidade é sempre dependente da identidade do outro. Além disso, a identidade não é coisa da natureza; ela é definida num processo de significação; é preciso que socialmente lhe seja atribuído um significado. Não existe identidade sem significação (SILVA 2000, p.106)"

Com efeito, quando é perceptível que essa exclusão interfere em sua vida de modo a intervir em sua autoestima, ele retorna á escola. Em geral a grande a grande maioria sentem-se muito importante, percebem-se como atuantes no cotidiano da sala de aula, e da sociedade em geral , e isso é muito positivo ao desenvolvimento cultural e senso político-critico dos alunos, que geralmente evitam a palavra, preferem a escrita.

Entretanto, muitos vão além do esperado, e até causam duvidas em nossas muitas atividades, inclusive quanto ás nossas avaliações diagnósticas. São capazes de ultrapassarem seus limites, alcançando metas, e assim conquistam o pleno sucesso por intermédio da descoberta do conhecimento.

A educação compensatória servirá de incentivo para o aluno se sentir parte integrante da sociedade, pois ele mesmo sabendo de seus limites alcançará metas e sucessos, formando sujeitos dotados de bom caráter e pensamento crítico.

A educação compensatória é uma forma também de ensinar o aluno a ser responsável, pois a maturidade faz parte do processo de formação de caráter e personalidade de qualquer indivíduo.

Assim sendo, a conquista do conhecimento proporcionam-lhes o caráter, a dignidade, e o que consideramos o melhor pré- caráter a todos nós, que é a formação do um pensamento crítico; portanto a educação compensatória, ou seja: a que se constitui na necessidade de interação com o outro no do dia a dia.

Portanto a educação emancipatória, institui-se ao nosso entendimento, uma pedagogia que atende os seus propósitos de acordo com o contexto dos seus interessados, conferindo-lhes a autonomia, poder de decisão, e consequentemente tornam-se responsáveis, assumindo- experiências, como agente transformador da sociedade porque suas ações agora possuem argumentos e relevantes formas de expressividade frente aos grupos sociais.

 

REFERENCIAS

 BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, Agosto/99.

BRASÍLIA. Secretaria da Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF DACOSTA, Lamartine P. Formação Profissional em Educação Física, Esporte e Lazer no Brasil. Blumenau: Ed. da FURB, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.