BRAGANÇA-PA
-2010-
TEMA: ESBOÇO DE PROJETO: A PAZ E O MEIO AMBIENTE ? MANGUEZAL COMO RECURSO SUSTENTÁVEL, ATRAVÉS DE POESIA.
I ? INTRODUÇÃO
1.1? ANÁLISE DA SITUAÇÃO PROBLEMA
O cenário costeiro bragantino, no nordeste do Estado do Pará bragantino, apresenta cerca de 40 km de linha de costa, estendendo-se desde a Ponta do Maian até o foz do Rio Caeté. As áreas litorâneas possuem uma riqueza significativas em termos de recursos naturais, ou seja o manguezal bragantino possui uma sustentabilidade econômica, além do potencial turísticos na qual é uma das bases econômicas da região em estudo.
Neste sentido, a intensidade de ocupação desordenada e a falta de consciência ecológica vêm colocando em risco esse frágil ecossistema. Sabe-se também que os processos costeiros constituem-se como principal agente responsável pela dinâmica dos ambientes, que aliados a contínua interação do homem com o meio natural, vem produzindo modificações dramáticas no sistema costeiro que o manguezal. Assim base estudo tem como objetivo fornecer informações sobre o ecossistema de manguezal, onde vem mostrar a importância desse ambiente diversificado em espécies das mais variadas, tanto na fauna, quanto na flora que são meios de sustentabilidade econômica das comunidades existentes nesta região, além disso tentaremos sensibilizar a população pesqueira e a sociedade em geral para a necessidade de preservação dos manguezais da nossa região.
A essência central será mostrada, através das pesquisas, cujo produto extrairemos a matéria prima para a elaboração da monografia de conclusão de curso, onde espera-se estreitar de forma sustentável, as relações humanas com o

1.2 ? DELIMITAÇÕES DE OBJETO DE ESTUDO
O objeto problematizado nesta pesquisa, é o estudo do manguezal como fonte de sustentabilidade na região bragantina em cujo estudo, pretende-se analisar, tanto as variáveis
endógenas ao sistema do ecossistema, como as variáveis exógenas decorrentes da exploração desses recursos naturais que são a fauna e a flora do nosso mangue bragantino.

JUSTIFICATIVA
A necessidade de elaborar o presente projeto inclui entre outras razões, motivos de ordem intelectual, pedagógica, política, social e econômica, onde a essência está na busca de informações intelectualmente e, assim crescermos no foco do aprofundamento do ponto de vista prático e dos conhecimentos teóricos. Em seguida, faz-se oportuno enfatizar que, a elaboração deste projeto de pesquisa, cumpre uma necessidade pedagógica referente ao exercício prático que devemos realizar na área da pesquisa cientifica, uma vez que a própria linha metodológica cientifica orienta nossas ações que ora realizamos, possui o objetivo de aperfeiçoar o alunado, para que se tornem cidadões comprometidos com a práxis da pesquisa cientifica.
Neste contexto, a elaboração deste estudo sobre A Educação Ambiental no Mangue bragantino venha conscientizar a importância da conservação da fauna e flora que compõe esse universo natural.
Neste sentido a preocupação ao falar em Educação Ambiental é lutar pela proteção do meio ambiente, em especial, o mangue bragantino. Sabemos a realidade que os mesmos sofrem, pois ao analisar os impactos, suas respostas incluem o uso incorreto dos recursos naturais não só por causa de desconhecimento dos aspectos ecológicos e tecnológicos, mas por causa da ganância individual de agentes sociais.
Hoje se faz necessário uma reflexão voltada para o comportamento humano, onde o olhar deve estar voltada para a ética,em especial na formação de valores e quem sabe até, em código de atitudes que possa governar a conduta de quem faz agressão à nossa riqueza natural.
OBJETIVOS
GERAL: Conscientizar a comunidade bragantina sobre a necessidade de conservação do meio ambiente no mangue.

ESPECÍFICOS:
? Identificar parâmetros que auxiliem efetivamente no entendimento da prática deste objeto de estudo,como pesquisa na Internet;
? Registrar informações sobre as atividades realizadas no mangue;
? Refletir os acervos literários sobre o objeto de estudo;
? Elaborar proposta de conscientização, onde o homem e suas atividades no mangue sejam voltados para a educação e para o desenvolvimento sustentável conscientes no uso desses recursos naturais e, assim possam pensar no compromisso com as futuras gerações, como cidadãos ativos e democráticos,através do programa press Wretir

III ? DINÂMICA METODOLÓGICA
Numa abordagem dialética pretendemos desenvolver um estudo bibliográfico e de campo, pois consideramos que a concepção dialética procura desvendar o que está na transferência dos fatos em busca da essência da mesma, que só é possível através da reflexão crítica.
Nesse sentido essa analise deverá utilizar dados teóricos e práticos obtidos na coleta bibliográfica e de estudos que subsidiará a elaboração de indicativos filosóficos e pedagógicos de intervenções.
Para o desenvolvimento deste estudo realizar-se-á os seguintes passos:
? Levantamento do material bibliográfico
? Pesquisa de Campo (fauna e flora de manguezal)
? Entrevista fechada direcionadas aos trabalhadores do mangue;
? Leituras e análise do material coletado;
? Elaboração de incentivos de intervenções, diante do objeto de estudo;
? Como procedimento tecno-metodológico para a coleta de dados, procurar-se-á ouvir as pessoas que dependem diretamente das riquezas que o manguezal produz como fonte de sustentabilidade econômica e, juntamente com o arsenal bibliográfico se iniciará a elaboração do plano de ação (T.C.C);
. Elaborar uma revista no programa press Wretir

IV ? RESULTADOS ESPERADOS
Ao final do trabalho espera-se que o homem bragantino possa chegar a uma verdadeira atitude ecológica, onde possa superar o conceito equivocado de que é o "Senhor da natureza" e por isso possa dispor dela como bem entender. Mas, na verdade possa ser a parte integrante dela, através da reflexão de que precisa aprender a conviver harmoniosamente com ela para ter garantia de sobrevivência.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇAO:
Será feito através da participação, interesse, pesquisas, leituras, reflexões, criação de propostas,exposição p/a o coletivo escolar e comunidade bragantina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BORDALEZ, Hoyos, Desenvolvimento Sustentável: Um novo caminho? UFPA, Numa, Belém, 119 p.
CHOJI, Paulo Kimatura. Desenvolvimento Sustentável ?jornal mundo Jovem,2008.