LÚCIA HELENA PINHEIRO SERRÃO MAGALHÃES

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO MEIO AMBENTE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPLANTAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BELÉM-PA

2011

 

JUSTIFICATIVA

 

Este projeto ambiental tem como foco a inserção do cidadão como agente de preservação do meio.

Dessa forma, é necessário que ele conheça todo ou boa parte dos produtos e materiais que podem ser reaproveitados na natureza. Para tanto, e como forma de criar um ambiente saudável é preciso aliar questões ambientais á práticas sociais que visem a promoção a saúde, e uma boa qualidade de vida para seus moradores.

Entretanto, devido ao crescimento econômico e também a larga produção de produtos industrializados houve um aumento acelerado de materiais que podem ser reciclados. Sendo que, deve-se cobrar mais empenho por parte do governo para que promova políticas públicas direcionadas à criação de leis que visem o comprometimento das indústrias em usar matérias prima que possam ser reutilizadas pelo indivíduo, uma vez que, muitas dessas famílias vivem e sobrevivem da catação e da venda desses materiais.

Assim, as práticas ambientais devem levar em conta os recursos obtidos na natureza proporcionando o equilíbrio homem versos sociedade.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

            Sensibilizar a comunidade quanto à questão ambiental e a formação da cidadania.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

- Promover a inserção da comunidade quanto à importância do projeto;

- Produzir trabalhos e materiais para as comunidades, a partir de objetos deixados na natureza;

- Favorecer a formação da cidadania, a partir de palestras e oficinas direcionadas a comunidade;

- Viabilizar o acesso a comunidade de palestras e reuniões que permitam a capacitação sobre a importância da preservação do meio ambiente.

 

METODOLOGIA

 

            O projeto adotará uma metodologia embasada nas práticas sociais e de conscientização da sociedade com relação à questão ambiental.

Para tanto, será necessário a disponibilização de materiais tais como: livros que falem sobre a formação da cidadania, garrafas plásticas, vidros, papéis, e todo material que possa ser reciclável e também que possa ser útil para produzir a conscientização dos moradores.

Dessa forma, este projeto seguirá por todo o ano, para que possa ser mais bem assimilado pela comunidade local, e também, para que possa obter resultados satisfatórios. Assim, a princípio será feito um levantamento da comunidade local e do espaço físico onde estão inseridos os mesmos, para que haja uma estruturação da forma de trabalho que mais será adequado para as práticas de consolidação do projeto. Ao término do mesmo, será feito uma culminância, para mostrar como se deu o trabalho de todos os envolvidos, e como, poderá ser transmitidos a outras comunidades do entorno da região.

Portanto, práticas ambientais, aliadas ao processo de formação do cidadão sempre vão fazer parte da vida dos indivíduos, uma vez que vivemos em sociedade, e que, devemos tratar a questão ambiental com respeito e comprometimento para as futuras gerações.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

WWW.novaescola.com.br

 

- TELLES, M. Q. Vivências Intergradas com o Meio Ambiente. Sá Editora. São Paulo-SP, 2.003

- ZAPPONE, R. M. Z. Teoria e Práticas Escolares. 1ª edição. Editora JM. Araraquara-SP, 1999.