A EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA SOCIOLÓGICA WEBERIANA.

– WÂNIA R. C. GONZALEZ

A autora tem como objetivo reconstruir a análise sociológica de weber acerca dos fenômenos da educação. Para isso, é necessária a análise dos elementos para uma Sociologia da Educação contidos na teoria sociológica de Weber e os tipos de educação descritos por ele.

No âmbito da Sociologia Política e da Sociologia da Religião de Weber são compreendidos seus pensamentos acerca da educação, a partir dos tipos de dominação que são correlacionados com os tipos de educação, e seu enfoque da mudança social ocasionada pelos diferentes processos de racionalização no decorrer da história. Ao analisar a sociedade capitalista, Weber não privilegiou a uma harmonia entre os indivíduos, porém, reconheceu uma luta entre eles (seleção social), sendo esta as chances que o indivíduo tem na vida, tendo a educação como elemento importante para o êxito. Havendo também a seleção que é permanente nas sociedades, e ainda, a seleção biológica, que se relaciona às chances de sobrevivência decorrentes do patrimônio biológico do ser humano.

A educação pode ser considerada como uma relação associativa, como qualquer relação social, pode acarretar em valores diferentes aos intencionados, a adesão entre os membros acontece de forma voluntária. Existem relações associativas em que a admissão acontece em virtude de suas funções e qualificações específicas, além de examinar o seu “ser”, sua personalidade. Esta análise é feita em diversas associações, inclusive na educação.

Os indivíduos preferem estar inseridos em uma associação com um grupo reduzido de pessoas, pois obtêm vantagens econômicas inseridos numa associação que lhes possibilita legitimações e conexões economicamente aproveitáveis, sendo ainda maior o prestígio social.

Quando um grupo de pessoas adquire direitos plenos sobre uma profissão, ocorre sua monopolização. Determinadas formas de educação estamentais tendem a criar profissões qualificadas. As escolhas das profissões podem ser determinadas pela tradição (profissão hereditária), por uma consideração racional (renda) e por motivos afetivos.

A educação tradicional, carismática e a burocrática são os principais tipo de educação que teriam existido ao longo da história, tendo seu valor e diferentes épocas pelas organizações políticas. O patriarcalismo, de acordo com weber, é o tipo mais importante de domínio de legitimidade que se baseia na tradição. Na Antiguidade, além do domínio tradicionalista, existia também a dominação carismática, uma educação que objetivava o despertar desse dom, almejava a formação do homem culto.

No capitalismo, cuja dominação é a racional-legal (burocracia) há a necessidade de funcionários especializados. Os títulos educacionais são símbolos de prestígio social e garante vantagem, muitas vezes econômicas, o status é muito importante nesta sociedade.

Existem três sistemas de educação: a educação tradicional para o cultivo do saber, a educação racional para a burocracia e a educação carismática para que os indivíduos desempenhassem papéis sociais diferenciados. Na sua teoria sociológica, os conceitos se relacionam entre si, por isso faz-se necessário o entendimento dos demais conceitos de sua obra. Desta forma, são destacados três aspectos fundamentais para as reflexões de Weber acerca da educação: a) a recusa na determinação econômica para a análise dos fenômenos sociais. b) multicausalidade das ações dos indivíduos. c) abordagem acerca dos tipos de dominação existentes ao longo da história.

No capitalismo, a educação está voltada para a formação de técnicos, esta educação proporciona privilégios a grupos, em que possuem os cargos importantes da burocracia. Sua contribuição para a Sociologia da Educação está na abordagem da educação como processo de socialização, que os homens são preparados para participar dos sistemas sociais. A educação é um dos campos do processo de socialização, sendo que Weber não se restringiu apenas à escola, mas também em espaços externos. Fora da escola, ele considerou como agentes educativos os sacerdotes, os pais, etc.

É possível detectar 3 aspectos que são essenciais à compreensão da análise sociológica acerca da educação à luz de sua teoria: a) As categorias seleção e socialização são centrais às reflexões do autor sobre o tema; b) Essas reflexões se inserem no âmbito de sua Sociologia da Cultura e de sua Sociologia Política; c) A valorização dessas Sociologias, para se verificar os nexos com a educação está relacionando com o interesse cognitivo – usando expressão de Weber – do próprio pesquisador – ou seja, a tese central atribuída à obra do autor; d) A teoria sociológica de Weber possibilita os enfoques macro e micro dos fenômenos da educação.

A tendência crescente da especialização dos indivíduos nas sociedades capitalistas expressas a segmentação da educação, na medida em que todos os indivíduos não possuem essas qualificações especiais. Weber persistiu em toda a sua obra numa visão pessimista da sociedade moderna e resignada em relação aos problemas desta, inclusive os da educação.