Um projeto inovador promete realizar o sonho de milhares de jovens indiarobenses e circunvizinhos: o de obter um diploma de universitário. O ministério da Educação criou um sistema nacional de educação superior à distância, chamado de Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo do programa é concentrar propostas de cursos de graduação de instituições públicas de todo o país. A expectativa é de que as parcerias entre as instituições públicas de ensino superior ofereçam cerca de 90 mil vagas para estudantes de todas as regiões brasileiras.

Essa proposta de trabalho já é uma realidade, no município de Indiaroba, estado de Sergipe. Aqui o projeto é desenvolvido com uma instituição privada, a FTC ead - Faculdade de Tecnologia e Ciências. No ano de 2005, surgiu à idéia, criou-se à proposta e juntos acreditaram no sonho e implantaram o projeto. Só em 2006, iniciaram-se as aulas, que para muitos ainda era um sonho, poder fazer um curso superior sem "sair de casa", ou seja, estudar na cidade onde reside, sem precisar ir a outra, dependendo de transporte, tendo despesas com o curso, viagens, alimentação e outros gastos. No inicio foram oferecidos os cursos de Licenciatura: Letras Português/Inglês, Biologia, História, Matemática, hoje a instituição oferece também os cursos de Geografia, Pedagogia. Além desses, a FTC oferece Bacharelado em Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis e Teologia, como também o Superior Tecnológico, como: Segurança do Trabalho, Gestão Ambienta, Processos Gerenciais e Logísticas.

Hoje a proposta é real, e está sendo de extrema importância para a educação local, sergipana e brasileira. "A Educação à Distância já está revolucionando o Brasil", porque ela expande e democratiza o acesso ao ensino superior para o interior de todo o país, e o principal: garante qualidade e responsabilidade na criação do processo. Além da interiorização do ensino, acredita-se que a proposta criou novas oportunidades de emprego, porque as unidades pedagógicas possuem tutores presenciais e os cursos, de modo geral, eles são responsáveis pelo andamento das aulas via internet.

A FTC ead, fez uma parceria com prefeituras de vários municípios, inclusive com o município de Indiaroba/Se. A instituição de ensino apresenta propostas de cursos e as prefeituras, projetos de pólos presenciais. Isso significa que a faculdade será responsável pela definição das ementas dos cursos (de graduação ou pós-graduação), preparação do material didático adequado e treinamento específico de professores que coordenam/rão as disciplinas dos cursos oferecendo local onde as aulas são ministradas.

Já os governantes municipais precisam oferecer uma estrutura física mínima para que algumas aulas presenciais sejam realizadas, sendo que o fornecimento de computadores para os estudantes, uma biblioteca de apoio e um local onde os tutores possam se encontrar com os alunos para tirar dúvidas e aplicar provas. Esses locais são as Unidades Pedagógicas.

Para os estudantes da cidade de Indiaroba, em Sergipe, a notícia soou como a realização de um sonho. Cursar uma graduação no município não é para todos. Já que na cidade não existia nenhuma instituição de ensino superior. São espaços raros para aproximadamente 900 alunos que cursam o ensino médio na cidade, de acordo com a Diretoria Regional DRE 01, responsável por essa modalidade de ensino aqui na região. Além disso, vem muita gente de fora fazer faculdade aqui. De acordo com os jovens indiarobenses, a educação a distância foi à salvação de inúmeras pessoas que queriam estudar, não conseguiam entrar na Universidade Federal de Sergipe e, muito menos, podiam pagar as mensalidades altas da única instituição particular mais próxima, a UNIT - Universidade Tiradentes, tendo ainda que estudar fora da cidade.

O vestibular daqui não é muito concorrido, apesar de ter uma variedade de opções dos cursos de graduação. Sabe-se que essa proposta é uma forma de incentivar os jovens da cidade a continuarem os estudos, um ponto positivo da educação à distância. É uma grande oportunidade para estudantes que precisam trabalhar e estudar, assim, poderiam dividir melhor o tempo entre as duas tarefas.

A FTC está localizada na Avenida Sete de Setembro, S/N, possui estrutura mínima para atender aos estudantes dos cursos. Isso significa que a unidade pedagógica oferece condições para que o aluno possa acessar a internet, assistir aulas, fazer atividades práticas em laboratório, tirar dúvidas com tutores e sala para secretaria acadêmica, esse é o modelo proposto pelo MEC. Deveria conter ainda: sala para coordenação da unidade, sala para tutores presenciais, sala de professores e reuniões, mais sala de aula, e uma biblioteca. Outra recomendação é a criação de um laboratório pedagógico para a demonstração de experimentos, no caso das licenciaturas oferecidas.