A Educação a Distância e o desenvolvimento  tecnológico

 Diante dos novos paradigmas vivenciados pela sociedade, a aprendizagem, informação e conhecimento, estão cada vez mais inovadores e o advento da Internet viabilizou o avanço dos meios de comunicação e a agilidade de circulação das informações.   

Adotando uma postura não conservadora e acompanhando as transformações da sociedade, a educação a distância tornou-se uma oportunidade de formação para o indivíduo.

A educação a distância possibilitou flexibilidade a uma nova modalidade de ensino. O aluno passa a administrar os estudos de acordo com o seu tempo. Não há mais a necessidade de deslocamento até uma instituição de ensino, o acesso passa a ser em casa, no trabalho, ou em outro lugar de sua preferência.

            Sistemas de ensino tradicionais, pouco possibilitaram a participação do aluno no decorrer das aulas, onde era o professor quem transmitia as informações. Com o surgimento da Internet, as informações foram disponibilizadas em tempo real e com acesso livre. O aluno ao se conectar a Internet, passa a ter em suas mãos várias informações ao qual ele possa conhecer e compartilhar com os colegas e professores. O ensino deixa de ser professor/aluno e passa a ser professor-aluno/aluno-professor/aluno-aluno. O aluno passa a ter autonomia e participa do seu próprio processo de ensino aprendizagem.

O docente precisa estar preparado para uma nova forma de ensinar. O papel do professor deixa de ser de detentor e passa a ser de mediador do conhecimento. Recursos midiáticos como vídeos, slides e imagens, precisam são  utilizados para um maior dinamismo durante as aulas. A atualização sobre os assuntos abordados em sala de aula precisa ser constante, para que o professor esteja preparado para eliminar as dúvidas dos alunos que estão cada dia mais exigentes.

            A educação a distância além de promover o aprendizado também promove a interatividade e a afetividade entre as pessoas. É importante que o aluno que faz um curso a distância não se sinta sozinho no decorrer do curso. De acordo com Lévy, “Por intermédio de mundos virtuais, podemos não só trocar informações, mas verdadeiramente pensar juntos, pôr em comum nossas memórias e projetos para produzir um cérebro cooperativo”. (Levy, 1998, p.36).

Referência: 

GOUVÊA, Guaracira; OLIVEIRA, Carmem Irene. Educação a distância na formação de professores: viabilidade, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.

LÉVY, P. O que é o virtual. SP: Editora 34, 1996.