A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ALTERNATIVAS DE INCLUSÃO


Adirson Miguel da Assunção

Resumo

A inclusão digital e o curso de Educação Física representam uma possibilidade transformadora no contexto da Educação a Distância (EAD), que viabiliza um modelo de fácil acesso às camadas da população de baixa renda que não teve a oportunidade de cursar o ensino formal, ao mesmo tempo, que irá apoiar o aluno egresso do Serviço Militar, no sentido de facilitar sua inserção no mercado de trabalho, através de sua formação neste curso que oportunizará o assumir do papel de construtor de seus próprios conhecimentos e de sua interação com tutores, monitores e demais participantes do curso. Esta proposta apresenta-se como alternativa de rompimento com modelos tradicionais de educação, fragmentadas e descontextualizadas, redimensionando a maneira de como a EAD poderá contribuir para uma educação transformadora. Com o advento do fenômeno "globalização", a EAD torna-se cada vez mais um elemento regular dos sistemas de ensino-aprendizagem, principalmente na educação voltada à população adulta, entendida nesta proposta como um público apto a inserir-se no ensino superior e ao mesmo em que necessita de apoiar-se em ações voltadas à inclusão digital e ainda a alocação no mercado de trabalho. Para que se atinjam os melhores resultados, este projeto conta com espaço físico no próprio ambiente de trabalho dos alunos, equipado com recursos tecnológicos adequados e equipe de coordenação e monitoria que deverão imprimir no contexto de EAD, o interesse e o prazer da troca de experiência entre todos os participantes, visando à formação de cidadãos críticos e reflexivos, capacitados a trabalhar articuladamente, fazendo o uso das novas tecnologias educacionais para construir suas próprias aprendizagens e seu futuro de verdadeiro cidadão através de uma abordagem progressista, com pesquisa, formando uma teia da visão holística num paradigma emergente.

Palavra-chave: Inclusão Digital/Adirson Miguel da Assunção, Brasília, 2011.
Abstract

Digital Inclusion and Physics Education Courses provide an opportunity for transforming long-distant Education, that makes possible a model of easy access to the low-income population that did not have the chance to attend a formal education course, at the same time that it will support the students who came from the Obligatory Military Service, facilitating their insertion in the labor market, through their formation in this course that will create an opportunity for them to be the constructors of their own knowledge and to optimize their interaction with tutors, monitors and others participants of the course. This proposal is presented as an alternative to disrupt the traditional models of education, fragmented and out of context, giving another dimension to how the EAD may contribute to a transforming education. Due to the advent of the phenomenon "globalization", the EAD has been increasingly becoming a regular element of the teaching-learning systems, mainly in the education directed to the adult population, understood here as a public able to take part in the superior education, at the same time that it needs to base on actions focused on the digital inclusion and the allocation in the labor market. In order to reach the best results, this project will have an area in the students work environment, equipped with adequate technological resources and a team of coordinators and monitors that will stimulate, in the context of EAD, the interest, the participation and the pleasure through the exchange of experience among all participants, aiming at the formation of critical, participative, reflective citizens, able to think and to work in an articulated way, resorting to the new educational technologies to construct their own learning and their future as true citizen through a progressive approaching, with research, forming a net of the holistic vision in an emergent paradigm.

Keyword: Digital Inclusion/Adirson Miguel da Assunção, Brasília, 2011.
1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como foco o desenvolvimento de um curso superior de Licenciatura em Educação Física propiciando a inclusão digital na modalidade EAD. A idéia precípua refere-se ao nível de alcance que ora a EAD vem atingindo em todas as camadas da população, através de universidades e instituições de ensino profissionalizante de um modo geral.

As inúmeras dificuldades que a população de baixa renda enfrenta para inserir-se nos cursos formais e, conseqüentemente, no mercado de trabalho, seja pela escassez de vagas nas escolas públicas ou pela falta de informação, e ainda pela insuficiência de recursos necessários à consecução de seus objetivos, de tal sorte que um número significativo de pessoas de várias classes sociais vêm optando por esta modalidade de ensino e aprendizagem. Diante dessa realidade propõe-se um curso de Educação Física cujo interesse maior foi demonstrado por 80% dos consultados, conforme resultados apresentados em levantamentos efetuados anteriormente junto ao público alvo.

Este curso, além de contemplar os alunos interessados, constitui-se de meio facilitador para sua permanência até o término do curso, uma vez que o mesmo será executado a distância, com flexibilidade de horário, com valor compatível com a renda do seu público alvo, ao mesmo tempo em que não prejudicará o desempenho de suas atividades laborais, até porque, nesta proposta está prevista a monitoria diária no sentido de incentivar e despertar o interesse do aprendiz, auxiliando-o no desenvolvimento das atividades propostas no conteúdo programático.

2. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO VIA DE ACESSO À INCLUSÃO DIGITAL


Nesta proposta, a inclusão digital vem como fio condutor do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Educação Física a ser desenvolvido na modalidade a distância. Propõe-se neste projeto, um curso de Educação Física a ser oferecido por uma Instituição de Ensino Superior, formando parceria com Organização Militar do Exército Brasileiro (EB), instituições onde trabalha o público alvo desta proposta. Para sua implantação, propõe-se o envolvimento de duas instituições, sendo o EB responsável por dotar de recursos tecnológicos, as instalações físicas, e a outra instituição, responsável pelo desenvolvimento integral do curso, incluindo-se a certificação.

3. PERFIL DO EGRESSO

O profissional de Educação Física nesta modalidade de educação a distância estará apto a orientar suas ações no compromisso com a educação de qualidade para todos e consciente de uma postura crítica e comprometida com a formação de cidadãos preparados para o exercício de sua cidadania. O Educador Físico deve ser um profissional inovador e criativo na sua atuação, capaz de analisar, compreender e lidar com a dinâmica das mudanças na vida social moderna e suas implicações e conseqüências no sistema educacional, na escola, no ambiente familiar e no seu entorno. O licenciado em Educação Física, com habilitação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional é o profissional competente para atuar na gestão e organização do trabalho pedagógico junto às escolas, e ainda, nas empresas, sindicatos e organizações afins, onde deve pautar suas ações sob a ótica holística e ter clareza da relação entre o modelo de gestão e a construção de um projeto político pedagógico, bem como dos fundamentos da gestão democrática e da gestão compartilhada.
O profissional de Educação Física pode desenvolver atividades em escolas públicas e particulares, podendo exercer a docência, funções de coordenação pedagógica, planejamento educacional e elaboração de projetos da área educacional e na educação formal e não-formal, em Organização Não Governamental, e outras instituições afins. Sendo assim, o egresso do curso proposto, deve ter a consciência da necessidade de se manter sempre atualizado para a convivência harmoniosa ante os novos paradigmas educacionais. Com o desenvolvimento do curso proposto, as instituições responsáveis pela sua implantação estarão colaborando com o Exército Brasileiro com o seu desenvolvimento pessoal e com o desenvolvimento do estado brasileiro em geral, uma vez que os egressos retornarão às suas origens para com a sua formação, inserir-se no mercado de trabalho, suprindo as necessidades locais. Além de poder atuar na docência das matérias Educação Física dos Ensinos Fundamental e Médio, o egresso do curso proposto estará habilitado a trabalhar tanto na organização e gestão de sistemas de ensino e projetos educacionais, quanto na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico no campo da educação, sendo assim de grande importância para suas comunidades e para o Exército Brasileiro.

4. EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL

Segundo Belloni (2001), a globalização não pode ser vista apenas como fenômeno econômico; ela tem a ver com a transformação do espaço e do tempo. "A interconexão global intensificada gera mudanças das relações tempo/espaço que têm conseqüências nos modos de operar da sociedade". (BELLONI, 2001, p.3). Acredita-se que a EAD torna-se cada vez mais um elemento regular dos sistemas educativos, principalmente na educação voltada à população adulta, entendida nesta proposta como um público apto a inserir-se no ensino superior e na inclusão digital ao mesmo tempo em que necessita estar alocado no mercado de trabalho.
Estamos numa fase de consolidação da EAD no Brasil, principalmente no ensino superior, o endereço eletrônico da Secretaria de Educação a Distância do MEC apresenta o número de instituições por estado da federação com o número de cursos por estados e o percentual a nível nacional por região geográfica. O Brasil conta com 109 instituições que oferecem cursos de graduação a distância, com aproximadamente 760.830 alunos na modalidade. Na graduação e na pós-graduação, quadruplicou o número de estudantes matriculados nessa modalidade de ensino-aprendizagem, nos últimos dois anos.

Segundo Perrenoud (1999), o êxito de um estabelecimento de ensino não pode ser um fim em si mesmo; o aluno deve preparar-se para as etapas subseqüentes do currículo escolar, indo muito além de cada aprendizado, o que remete à concepção de que, mesmo no ensino formal, o aluno deve desenvolver-se no sentido de ir além do que é apresentado no ambiente escolar "[...] mobilizando suas aquisições escolares fora da escola, em variados contextos com vista à construção de competências " (PERRENOUD, 1999, p. 12 et seq.). Entende-se que o aprendiz deve ter em mente que só o conhecimento adquirido na escola, não é suficiente, ele deve preparar-se para agir com eficiência em variadas situações apoiado no que foi aprendido no contexto escolar, sem, no entanto, limitar-se aos conhecimentos transmitidos no decorrer do curso.

5. VISÃO PESSOAL SOBRE EAD

Pelo decreto 5.622 (2005), Moore e Kearsley (1996) e Beal (2003), EAD é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, veiculada pelos diversos meios de comunicação, sendo o aprendizado planejado que normalmente ocorre em lugar diverso do professor e como conseqüência, requer técnicas especiais de planejamento de curso; técnicas instrucionais especiais; métodos especiais de comunicação entre os atores envolvidos; arquitetura de tecnologia de informação ; bem como estrutura organizacional e administrativa específica, visando democratizar seus meios; valorizar a solidariedade e a participação e reduzir as desigualdades sociais. Requerendo, portanto, autodisciplina e maior compromisso dos seus atores.

Na Educação a Distância, por não haver contato direto entre mediador pedagógico e aprendiz, requer-se que os conteúdos sejam tratados de um modo especial, ou seja, tenham uma organização que os torne passíveis de aprendizado fora do contexto escolar.

A necessidade de tratamento especial exigida pela distância é o que valoriza o modelo de instrução, de maneira que se torne um modo de tratar e estruturar os conteúdos para fazê-los assimiláveis. Acredita-se que na Educação a Distância, ao se colocar o aluno em contato com o material estruturado, isto é, com os conteúdos organizados segundo seu planejamento, é como se, através dos textos, o próprio professor se fizesse presente.

6. INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS QUE OFERECEM CURSOS EAD.
A educação a distância já vem sendo desenvolvida há algum tempo no Brasil, portanto, ao desenvolver um projeto de EAD, não se pode ignorar toda essa gama de conhecimento já acumulado.


Das instituições brasileiras que oferecem cursos EAD, citam-se:

? Centro Universitário Claretiano.
? Universidade da Amazônia-UNAMA.
? Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT.
? Universidade Federal de Santa Catarina?UFSC.
? Universidade de Brasília-UnB.
? Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.

7. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EAD
7.1. Vantagens
Landin e Ribeiro (2005) destacam que uma das vantagens do uso da EAD "[...] é a sua abertura para a eliminação ou, pelo menos, para a redução de algumas das barreiras que dificultam o acesso do aluno ao estudo, tais como falta de tempo, e residência distante". (LANDIM e RIBEIRO, 2005, p. 8). As autoras citam ainda uma segunda vantagem que seria a sua "flexibilidade" proporcionada por esta modalidade de ensino-aprendizagem. Entende-se que diminuindo a rigidez quanto aos requisitos de espaço, de tempo e de ritmo do aprender, é possível a formação fora do contexto da sala de aula, uma vez que o aluno pode permanecer em seu ambiente profissional, cultural e familiar.

7.2. Desvantagens
Dentre as desvantagens do uso da EAD pode-se destacar a limitação ao desenvolvimento afetivo. "A dificuldade em alcançar os objetivos afetivos e atitudinais, assim como os objetivos da área psicomotora, é, sem dúvida, outra desvantagem da EAD. No entanto, a inclusão de momentos presenciais pode favorecer o alcance desses tipos de objetivo". (LANDIM e RIBEIRO, 2005, p. 9). Outra desvantagem geralmente imputada a EAD diz respeito à exigência de um maior nível de escolaridade por parte de cada instruendo; no entanto, acredita-se ser uma questão razoável de fácil resolução. Acredita-se que materiais especialmente elaborados possam traduzir os conteúdos abordados em linguagem mais apropriadas e mais simples, propiciando mais acessibilidade dos alunos com menor escolaridade e com baixo nível de leitura. Sendo assim, acredita-se que mesmo se tratando de uma turma formada basicamente por aprendizes egressos de estabelecimentos de ensino que tradicionalmente são taxados de formadores de alunos de baixo nível intelectual, portanto, com baixo nível de leitura, em tempo consideravelmente curto, seja possível uma aceitável homogeneidade do grupo, especialmente, se houver a preocupação em desenvolver matérias de fácil entendimento cujos conteúdos sejam abordados em linguagem mais apropriadas e mais simples, principalmente na fase inicial do curso.

8. INFRAESTRUTURA PARA ATENDER OS ALUNOS

Defende-se nesta proposta a necessidade de uma infra-estrutura no que concerne a espaço físico, equipamentos e recursos humanos capacitados, pois é sabido que sem tais recursos, é quase impossível realizar uma ação educativa a distância, de qualidade. Neste caso específico, propõe-se a disponibilização da uma sala devidamente equipada com os recursos comunicacionais no próprio local de trabalho. Além da infra-estrutura da organização habilitada a oferecer o curso que é uma exigência legal, propõe-se aqui, a disponibilidade de uma sala equipada com 03 (três) microcomputadores completos com acesso à Internet, 01 (um) televisor 46 polegadas, 01 (um) aparelho de DVD, e 01 (um) Data Show, respaldados em bibliografia específica e conteúdos programáticos elaborados por uma equipe multidisciplinar.

Segundo dados do Departamento de Ensino e Pesquisas (DEP), órgão do Exército Brasileiro-EB, o material impresso e fitas de audiocassete são os recursos mais comumente utilizados nos cursos desenvolvidos por aquela instituição. "A opção por esses materiais deve-se ao seu baixo custo e à falta de infra-estrutura [...]. Além disso, somente 25% dos 6.000 alunos atendidos atualmente possuem computador". (LANDIM e RIBEIRO, 2005, p.35, apud CEP). Sabe-se que o público atendido pelo CEP é formado em sua maioria por oficiais e graduados e seus dependentes. Portanto, todos inseridos no mercado formal de trabalho, com renda mensal superior à média da renda do público contemplado nesta proposta, mesmo assim, com dificuldade de acesso às novas tecnologias educacionais.

Defende-se nesta proposta, o uso das novas tecnologias, por entender que estas cooperam para o desenvolvimento de qualquer proposta pedagógica e especialmente para o processo ensino-aprendizagem a distância. Como novas tecnologias para a mediação pedagógica, entendem-se, alem do material impresso, "[...] o uso da informática, do computador, da Internet, do CD-ROM, da hipermídia, multimídia, de ferramentas para educação a distância-como chats, grupos ou listas de discussão, correio eletrônico etc". (MASETTO 2000, p. 152), que segundo Litwin (1997), os recursos tecnológicos como os da robótica, mudarão de forma radical as atividades escolares, a exemplo do que aconteceu com o aparecimento da imprensa no século XV.

Estudos mostram que os auxílios mais oferecidos como suporte aos alunos é o e-mail, com 87%; seguido pelo telefone, com 82%; o auxílio do professor presencial com 76%; e do professor on-line, com 66%, o fax, chega a 58%; cartas, a 50%; reuniões presenciais, a 45%; e reuniões virtuais, por último, com 44%. Daí, o motivo de propormos Tutores e Monitores presenciais no desenvolvimento deste projeto.
9. PARCERIAS INSTITUCIONAIS

Para a implantação deste projeto, propõem-se parcerias entre a entidade habilitada à certificação e a instituição onde trabalha o público alvo tendo em vista a redução de custos, a maximização dos recursos, a ampliação do atendimento e a garantia da qualidade do curso oferecido.

A disponibilização dos recursos computacionais contemplados neste projeto se justifica pela deficiência de recursos financeiros por parte do público alvo desta proposta e por entender que todas as organizações públicas têm o dever de zelar pela formação integral de seus servidores, uma vez que a grande maioria da população brasileira ainda não tem acesso às novas tecnologias da comunicação e da informação. O envolvimento da organização onde trabalha o público alvo desta proposta deve-se ao fato de acreditar-se que a instituição pode e deve contribuir para o desenvolvimento pessoal de seus integrantes. "A sociedade precisa ter como projeto político a procura de formas de diminuir a distância que separa os que podem e os que não podem pagar pelo acesso à informação". (MORAN, 2000, p. 51). Agindo assim, toda a sociedade se beneficiará das ações da organização.

A demanda por ensino superior vem aumentando mundialmente, requerendo, portanto, uma preocupação da sociedade no sentido de facilitar o acesso à educação e requer a contribuição de todos os atores sociais e especialmente uma sinergia entre o campo educacional e o campo econômico no sentido de promover a criação de estruturas de formação mais ligada aos ambientes de trabalho, ao mesmo tempo em que deve diversificar as ofertas de modo a adaptá-las às necessidades do seu público alvo. Os resultados alcançados com o ensino a distância têm sido bastante positivos. Quanto à questão da desistência e evasão dos alunos, as principais causas são:
[...] a falta de tempo para os estudos; as dificuldades financeiras para arcar com despesas de mensalidade, de compra de livros e as dificuldades estruturais, como a inexistência de bibliotecas na maioria dos locais onde os cursos são desenvolvidos. (LANDIN e RIBEIRO, 2005, p.33).

Através das parcerias previstas neste curso, os alunos irão encontrar não só instrumentos para o seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem, mas também uma valiosa oportunidade de inserção no mercado de trabalho e ainda, de desenvolvimento pessoal e social como cidadão preocupado com o planeta. Vale ressaltar que a proposta do curso se deve ao fato de que 80 % (oitenta por cento) dos consultados optaram pelo Curso de Licenciatura em Educação Física dentre os 16 (dezesseis) cursos sugeridos.

10. MONITORIA E TUTORIA
10. 1. Monitoria
Defende-se nesta proposta a figura do monitor com vistas a incentivar os alunos; deste modo busca-se solucionar consideravelmente um dos sérios problemas nas escolas brasileiras que é a evasão escolar, muito comum, principalmente nos cursos desenvolvidos a distância. O monitor deve ser especialista em EAD e deve possuir pleno domínio da tecnologia educacional para o imediato atendimento ao aluno. Além disso, o monitor deve possuir um bom nível de tratamento, ser educado, ágil e cortês, no sentido de motivar e despertar o interesse do aluno pelo curso.
Um dos problemas sérios do ensino [...] no Brasil reside na dificuldade do aluno em trabalhar sozinho, em organizar-se para o ensino, quando lhe falta suporte do grupo. Só uma minoria consegue ter autonomia [...]. O aluno precisa de um mediador, uma pessoa a quem possa recorrer durante o longo processo ensino-aprendizagem. O papel do tutor regional ou local é importante. Só nos projetos mais avançados, que usam redes eletrônicas, podemos substituir o tutor presencial por um orientador a distância, a quem se pode localizar através do computador. (MORAN, 2005, p. 86).

Nesta proposta defende-se ainda que o monitor deva acompanhar virtualmente das 17h00min às 19h00min horas, diariamente, de segunda a sexta feira, além de se fazer presente fisicamente nos horários compreendidos entre as 12h00min e as 13h00min, com a finalidade de incentivar os alunos a cumprirem suas tarefas e ao mesmo tempo em que suprem as necessidades ligadas aos atributos da área afetiva, comuns em projetos desenvolvidos na modalidade a distância. Com o acompanhamento diário, por parte da monitoria, pretende-se diminuir a evasão, uma vez que. "[...]... há evidências de que um bom número de desistências se deve à falta de motivação do aluno. Por isso, há que motivar sempre, [...] seja ainda, pelo atendimento em tempo hábil das suas solicitações" (LANDIM e RIBEIRO, 2005, p.61), ou despertar o interesso do aprendiz, ou ainda, com o caro objetivo esclarecimento das possíveis dúvidas.

10. 2. Tutoria
O tutor deve ser um profissional licenciado em Educação Física, especializado em EAD, para poder oferecer apoio didático ao aluno, buscando solucionar dúvidas, identificar características individuais, motivar os alunos despertando interesses individuais e coletivos, ser responsável pelo acompanhamento e pela avaliação; o tutor precisa estimular, além de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de organização das atividades acadêmicas e de auto-aprendizagem. Destaca-se a necessidade de os tutores estarem conectados à Internet na página apropriada das 17h00min às 19h00min horas, diariamente, de segunda a sexta feira, para darem respostas o mais rápido possível às indagações dos alunos.

11. CONCLUSÃO
Este trabalho teve como foco principal a proposta de inserção no mercado de trabalho, tendo o curso de Licenciatura em Educação Física e a inclusão digital como pano de fundo, obedecendo ao interesse demonstrado pelo público, enfatizando ainda o ponto de vista da utilidade dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes a serem direcionados à sociedade que necessita desses conhecimentos. Foi considerado o processo da globalização como fenômeno transformador bem como o processo ensino-aprendizagem sob o ponto de vista da educação inovadora fora da sala de aula, a EAD, complementando e considerando os conhecimentos já acumulados, destacando-se a visão homem-mundo de modo mais abrangente, e ainda, servindo como instrumento para redução imposta pelas barreiras de espaços e tempo. Para a viabilização desse processo seja implementado defende um espaço físico devidamente equipado com recursos tecnologicamente de última geração para o atendimento do aluno no seu ambiente de trabalho, o Exército Brasileiro, através de parcerias com uma instituição capacitadas à certificação e reconhecidas pelo MEC.

Considera-se que o ser humano gosta de ser reconhecido, ser elogiado, ser recompensado, o que se entende como necessidade egoísta primária, e o jovem não foge a esta realidade, uma vez que "a pessoa humana gosta de estar fazendo alguma coisa que julgue ser útil aos outros" (MANICUCCI, 2001, p. 118). É cada vez mais crescente a cobrança tanto da família quanto da sociedade em geral, no sentido de que o jovem ingresse em um curso superior. Finalmente, considera-se que esta proposta é importante tanto para o seu público alvo, quanto para a sociedade brasileira. O discente deste curso se beneficiará com os subsídios recebidos e a comunidade terá suas necessidades satisfeitas com a inserção do egresso deste curso que utilizará os seus conhecimentos para formar novos cidadãos livres e conscientes de suas obrigações no desenvolvimento de um mundo fraterno e mais justo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BEAL, Adriana. Planejamento da Informação e da Tecnologia da Informação. Brasília: Vydia Tecnologia, 2003.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

BRASIL, Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, Regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

LITWIN, Edith (org.). Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MANICUCCI, Agostinho. Relações Humanas. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografias e Dissertações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MOORE, M; KEARSLEY, G. Distance Education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Co., 1996.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2004.

_____________. EAD entre a febre e a cautela, Disponível em http://www.icoletiva.com.br, acessado em 14 de janeiro de 2006.

_____________.A integração das tecnologias na educação. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm, acessado em 14 de janeiro de 2006.

MOULIN, Nelly, Utilização do Portfólio no Acompanhamento e na Avaliação de Ensino à Distância, Rio de Janeiro, Disponível em http://www.abed/publique.com.br, acessado em 14 de janeiro de 2006.

PERRENOUD, Philippe; trad. MAGNE, Bruno Charles. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SENAC, Orientações Gerais do Curso de Especialização em Educação a Distância, Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.

SEVERINO, Antonio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed.. Revisado e Ampliado. São Paulo: Cortez, 2000.