INTRODUÇÃO

Não existem dúvidas a respeito da contribuição do Espiritismo para a nossa sociedade, haja vista que essa doutrina puramente cristã tem na sua essência o evangelho e a religiosidade. O termo espiritismo é sinônimo da Doutrina Espírita, porém, freqüentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo: comunicação com os espíritos ou confundido com os cultos afro-brasileiros: umbanda, candomblé entre outros.
O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos espíritos e de suas relações com a vida material. Foi revelado por espíritos superiores e codificada e organizada pelo professor francês conhecido por Alan Kardec. Surgiu na França há mais ou menos um século e é estudada em três fases: Filosofia, Ciência e Religião. Os adeptos da doutrina são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras da codificação e na assistência material e espiritual dos necessitados.
O Espiritismo é caracterizado em princípios básicos: Primeiro Deus é a origem de tudo e o fim de tudo, Deus é a suprema perfeição do universo; Segundo a imortalidade da alma, antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos na verdade, o espírito, filho de Deus o espírito é o principio do universo, criado por Deus; Terceiro: reencarnação é a vida após a morte, criado simples e ignorante o espírito é quem decide o seu próprio destino. Para isso é dotado do livre arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher entre o bem o mal; Quarto: na possibilidade de comunicação entre os espíritos vivos e os espíritos desencarnados através da mediunidade; Quinto: lei da causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos, sexto: na pluralidade do universo, ou seja, a terra não é o centro da vida inteligente.
A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. Da vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado da alma depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Além disso, a Doutrina Espírita tem na sua base a obra O Livro dos Espíritos, escrito por Rivail, usando o pseudônimo de Allan Kardec, em meados do século XIX na França, sendo que esste livro é composto por 1.019 tópicos, com características de perguntas e respostas com os espíritos, entretanto para os espíritas Jesus Cristo é o espírito mais graduado que surgiu na história e provou através da caridade absoluta e da encarnação que o homem pode suportar a aprovação terrena.
Podemos observar a existência de inúmeros seguidores do Espiritismo inseridos na sociedade amapaense, em especial em no Centro Espírita Bezerra de Menezes, localizado no bairro do Congos, haja vista que através de uma abordagem metodológica qualitativa, na qual lançamos mão do uso de alguns recursos como questionários e entrevistas, para tanto, buscou-se observar as doutrinas lá ministradas, todavia, vale ressaltar, que foram entrevistados o coordenador e alguns freqüentadores do centro.
O referido trabalho tem como objetivo demonstrar os valores do Espiritismo para as pessoas que freqüentam as sessões e as ações dessa doutrina. Investigar os valores do Espiritismo e os conceitos sobre as suas origem e transformações ao longo dos anos. Buscar os fatores externos e internos que impulsionaram o crescimento do Espiritismo na sociedade amapaense, em especial no bairro do Congós, entre os anos de 2004 a 2010 abordando os seus aspectos sociais e religiosos. Compreender de que forma o Centro Espírita Bezerra de Menezes ajuda a comunidade. Analisar as diferentes formas de ações que o referido centro espírita realiza perante a comunidade.
Por outro lado, é de se ressaltar, que durante muito tempo o Espiritismo foi visto pela sociedade com uma seita, mas com o passar dos anos pouco mudou, mas muito se tem aprendido com o Espiritismo, entretanto, pela falta de informação a sociedade ainda o discrimina e o ridiculariza. Partindo desses pressupostos se faz necessário demonstrar para a sociedade, de um modo geral, a importância do Espiritismo através da sua origem e de seus princípios básicos.
No percurso investigativo que, também, envolveu uma imersão nos pressuposto teórico de autores que discutem tal questão (em destaque para as importantes contribuições de Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Denis e Barbosa) observamos que a falta de conhecimento levam muitas pessoas a terem um conceito errôneo sobre o Espiritismo, confundindo-o com outras seitas.
Nestas perspectivas, procuramos através de entrevistas conhecer um pouco mais da realidade da Doutrina Espírita no Amapá, em especial no bairro do Congós, e quanto mais pesquisamos sobre o referido tema, mais percebíamos o quanto ele é importante para o meio social. Em cada capítulo vamos abordar a trajetória do espiritismo, destacando o espiritismo no Amapá: Centro Espírita Bezerra de Menezes.
Este Trabalho de Conclusão de Curso está dividido em quatro capítulos, sendo que o primeiro é uma abordagem histórica, que vai desde o surgimento dos primeiros relatos do Espiritismo, passando pela antiguidade, indo até a sociedade moderna.
O segundo capitulo deste trabalho vai desde o surgimento do espiritismo no Brasil, contemplando a influência do Espiritismo na sociedade brasileira, as doutrinas e os ensinamentos de Alan Kardec, bem como a influência de outras religiões no Espiritismo.
No entanto, o terceiro capítulo irá discorrer sobre o Espiritismo no Estado do Amapá, tendo como alvo as ações realizadas pelo Centro Espírita Bezerra de Menezes.
Sendo que o quarto capítulo servirá apenas para a coleta de dados, na medida em que iremos analisar de uma maneira crítica e imparcial como ocorre o espiritismo no Estado do Amapá, em especial no bairro do Congós, levando em consideração os questionários que foram aplicados para o coordenador do grupo e para alguns freqüentadores dessa doutrina que não se importaram em contribuir para a realização deste trabalho.














2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O ESPIRITISMO EM SEUS PRIMÓRDIOS

Para muitos que desconhecem o espiritismo surge à pergunta: o que vem a ser o espiritismo? O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Para muitos estudiosos se diz ser impossível fixar uma data para as primeiras manifestações de uma força inteligente exterior, de maior ou menor elevação, influindo nas relações humanas. (MENEZES, 1895, p. 96)
Contudo, relatos históricos nos mostram que essas manifestações já ocorrem desde os primórdios da humanidade. Há noticiais que as manifestações dos espíritos ocorrem entre os homens em todos os tempos da história. Sendo que na Idade Média Joana D?Arc, foi para a fogueira por não querer renegar as vozes espirituais, que a motivaram a libertar a França. Daquele tempo até os tempos atuais as manifestações espirituais ocorrem no seio de qualquer classe ou religião, mas dependendo do local são consideradas, obras do Diabo, da imaginação ou loucura.

O espiritismo, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: 1º na existência e unicidade de Deus; 2º na imortalidade da alma; 3º na Reencarnação; 4º na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; 5º na pluralidade dos mundos habitados. A Terra não seria o único planeta com vida inteligente do universo. (KARDEC. 1856, p. 32)



2.1.1 O ESPIRITISMO NO ANTIGO EGITO

O espiritismo começou no antigo Egito nas crenças às margens do rio Nilo. Acreditam que os egípcios na vida após a morte sem se importarem com a tradição politeísta. A instituição religiosa foi controlada severamente pelos sacerdotes os quais manipulavam toda a população, deturpavam pelo poder religioso de várias concepções. Além disso, criavam vários deuses como se fossem resolver os problemas políticos, sociais, religiosos e econômicos. Mas a concepção além da morte foi se desenvolvendo com maior abuso nos mais diversos períodos do Egito, ficando os faraós com as construções das pirâmides que representavam uma simbologia da vida após a morte é graças a essa concepção que hoje sabemos tanto sobre o Egito a maior parte do que conhecemos baseia-se nas pinturas e nos objetos deixados por eles nos túmulos, porque acreditavam que assim garante riam seus confortos em outra vida no período que corresponde ao século III ( 1375) a. C.
O Egito conheceu um período da dinastia do faraó Amenfis IV que tinha como doutrina rosa e cruz fundada pelo mesmo Amenfis essa filosofia apresentou um caráter Panligesio e de comunicação com os mortos princípios que nortearam o culto monástico de Aton , o deus do sol, representado pelo disco solar, seria o sol acima do horizonte isso mostra que o antigo Egito ilumina-se com essa grande luz da vida pós-morte, todavia, o destino foi obscuro. Naquela civilização não floresceu a doutrina rosa e cruz caminhando para ocultismo. Os sábios egípcios pareciam conhecer perfeitamente a imortalidade das grandes revelações espirituais naquela fase do processo humano. Segundo, Carlos Carneiro, eles conhecem o roteiro que a humanidade teria de seguir ai vim buscar os mistérios iniciados e essencial para os sábios uma vez que eles sabiam que o espírito é separado do corpo pós- morte.


2.1.2 PRINCÍPIOS ESPÍRITAS NO MUNDO GREGO

Um dos elementos recorrentes do mito grego diz respeito ao determinismo dos acontecimentos da vida dos homens pelos deuses. Em uma análise política, poder-se-ia dizer que interessava às cidades gregas que os seus cidadãos e os seus escravos ocupassem seus lugares sociais sem questionar, especialmente quando o assunto era enviar as pessoas para a morte na guerra. A vontade dos deuses seria uma explicação suficiente para tudo o que viesse a acontecer com os habitantes das cidades gregas, especialmente o que acontecesse de mal.
Um dos mitos criados pelos gregos é o das moiras conhecidas como parcas pelos romanos, deusas que teciam o destino dos homens. Nascimento, acontecimento da vida e morte eram representados pelo fio da vida. Este fio era fiado, enrolado e cortado, como simbologia da existência. Homero cita as moiras em seus épicos.
Uma das histórias gregas mais conhecidas na ocidental idade sobre a inexistência da liberdade de escolha dos homens é a de Édipo (Sófocles), que tem revelado o seu destino pelo Oráculo de Delfos e que foge de casa para evitá-lo. Ele cumpre a trágica predição, de que mataria seu pai e casar-se-ia com sua mãe, Jocasta.
Esta crença tem sido passada de cultura a cultura, e as moiras têm equivalentes em diversos povos da Europa.
O mito grego assemelha-se às explicações dadas pelas pessoas de hoje, ante as dificuldades da vida, dizendo tratar-se da "vontade de deus" o que é muito diferente do pensamento espírita.
O Espiritismo, herdeiro de tradições filosóficas que vão dos pré-socráticos aos modernos, defende a existência de um livre-arbítrio limitado, no qual o Espírito se torna "Moira" de sua própria existência, limitada parcialmente pela sua biologia, pela sociedade em que vive, pelos impulsos psicológicos que traz e pelas relações espirituais que estabelece ao longo da existência. Este homem é herdeiro de seus próprios atos e escolhas, mas também é construtor de seu futuro individual e coletivo.
A Civilização Romana nasceu enraizada tanto etnicamente quanto geograficamente, devido as longas conquistas, tornando-se a síntese cultural do mundo antigo. Tinha juridicamente sua própria religião, de caráter politeísta respeitava tolera mente as outras religiões ou crenças desde que não interferissem nos interesse do estado. O cristianismo como todos sabem surgiu durantes essas conquistas na região da Judéia com finalidade religiosa e sistema educativo que alcançou eminência imaginável. Fundamentou o evangelho em código de harmonia, inspirando devotamente ao bem de todos, até o sacrifício voluntario, a fraternidade aos semelhantes e o padrão sem limites.
E dentro desse quadro cristão que os evangelhos começam relatando o surgimento de Jesus Cristo precedido e seguido por manifestações, seres espirituais apresentam a vidência de Maria ou falaram com José nas horas de repousos durante o sono. O texto bíblico em geral ( antigo e novo testamento) costuma-se chamar tais seres de anjos é preciso lembrar contudo que o termo adquiriu com o tempo significado diferente do original, pois na língua grega, a palavra quer dizer simplesmente mensageiro e não um ser espiritual semidivinizado.
Da mesma Daimon nada tinha a ver com o demônio e sim Gênio em espírito que só eventualmente tornou-se demônio, no sentido de espírito do mal. Dessa forma, em contato com tais seres, Jesus foi toda uma antologia de fenômenos insólitos, suas curas. O domínio sobre forças da natureza, as predições, a transfiguração, a sua capacidade de penetra nas mentes das pessoas e finalmente o sepulcro vazio e a ressurreição, seguidas por várias aparições e até materializações do corpo psicomáticos ampliam a tradição bíblica do intercambio dos seres invisíveis.

2.1.3 A PRESENÇA DO ESPIRITISMO NA IGREJA PRIMITIVA

As Igrejas cristãs ( católicos, protestantes ou ortodoxos) tem a maior aversão para intercambio com os espíritos, mas pelo que observamos em nossa analise bibliográfica não foi assim nos primeiros tempos do cristianismo nascente.
Na 1ª epístola de Paulo aos Coríntios cap. 12,13,14 escreve ele um tratado sobre o exercício da comunicação espiritual, à qual chamou dons espirituais ou carismas no cap. 15 explica com lucidez e pleno conhecimento o que então se configurava-se um mistério isto é, a ressurreição de cristo
Embora os espíritas considerem a data de 31 de Março de 1848, início dos acontecimentos de Hydesville como o começo do movimento que culminou com o espiritismo:

"não há época determinada, entretanto, antes do surgimento dos acontecimentos de Hydesville, Conan Doyle, faz um interessante estudo biográfico de três grandes sensitivos, Emmanuel Swedenborg, Edward Irving e Andrew Jackson Davis, cujas atuações precederam aquele período". (CARNEIRO, 1996, p. 23)



O Primeiro estudioso do espiritismo foi o sueco Emmanuel Swedenborg (1688-1772). Ele era não somente um grande vidente, mas um profundo estudioso
da Bíblia, um teólogo. Desde a infância, Swedenborg já manifestava sinais de ser um dotado paranormal, possuía notável capacidade de clarividência. As descrições do mundo espiritual feitas por Swedenborg apresentam duas categorias distintas. Uma tem caráter mais místico e metafísico, parecendo, sobretudo, criação de uma mente exaltada de ardor religioso e produto de elaborações subconscientes. Swedenborg, após referir-se à sua primeira visão, descreveu o fenômeno de exudação do ectoplasma: "uma espécie de vapor que se exalava dos poros de meu corpo. Era um vapor aquoso muito visível e caía no chão, sobre o tapete". (DOYLE, A.C. - História do Espiritismo, 1768, p. 37)
O segundo estudioso foi o reverendo Edward Irving (1792-1834), nascido em Annan, em 1792. Irving era um homem fortíssimo e de porte agigantado, o que, certamente, favorecia sua influência sobre os fiéis. A sua eloqüência e as suas brilhantes pregações evangélicas logo lhe granjearam numeroso público. Em 1831 surgiu na comunidade de Irving um surto de pessoas tomadas por espíritos e que falavam línguas estranhas. Os atingidos pelo fenômeno algumas vezes entravam em convulsão e pronunciavam, com voz cavernosa, frases em latim ou outras línguas, algumas desconhecidas. Foram surgindo os primeiros indícios do espiritismo: "Tais foram os guias que desceram sobre o rebanho do reverendo Irving e produziram diversos efeitos, bons e maus, conforme o instrumento empregado". (DOYLE,, 1768, p. 51)
O terceiro a apresentar tais sinais, sobre o inexplicável, foi Andrew Jackson Davis (1826-1910), cognominado vidente de Poughkeepsie, o profeta de uma nova revelação. Nasceu em Blooming Grove, às margens do Hudson. Ao contrário dos dois precedentes ? Swedenborg e Irving ? A. J. Davis originava-se de meio humílimo e precário, porém, desde a sua infância ele já manifestava dons de clarividência e ouvia vozes, posteriormente começaram a surgir aparentes possessões por "maus espíritos", levando a cessar as manifestações. Nele havia tanta força espiritual que, antes dos 20 anos, tinha escrito um dos livros mais profundos e originais de filosofia jamais produzidos, ele por sua vez preveu o aparecimento do espiritismo foi predito em os Princípios da Natureza, publicados em 1847, desta forma: "É verdade que os espíritos se comunicam entre si, quando um está no corpo e outro em esferas mais altas ? e, também, quando uma pessoa em seu corpo é inconsciente do influxo e, assim, não se pode convencer do fato. Não levará muito tempo para que essa verdade se apresente como viva demonstração." (Opus cit. 1766, p. 67).
Contudo, vale ressaltar, que o primórdio do espiritismo teve a sua raiz nesses três grandes sensitivos, que fizeram história e preconizaram o inicio do espiritismo no mundo. Como se pode ver, a eclosão do movimento espírita, que teve início em Rochester, no vilarejo de Hydesville, parece ter sido precedida de um preparo por parte do plano espiritual. É digno de nota que, lá nos Estados Unidos, surgiu à primeira avalancha como manifestação das forças espirituais nos meios mais humildes e menos intelectualizados. Em pouco tempo o movimento alastrou, passando para a Europa, onde iria suscitar o interesse dos cientistas.


2.1.4 O ESPIRITISMO NA SOCIEDADE MODERNA

É impossível discorrer sobre uma sociedade moderna sem mencionar os valores que existem nessa sociedade, mesmo que esses valores sejam distorcidos, a nossa sociedade está passando por tantas transformações, o modo de vida mudou e a maneira de pensar também. Podemos observar de várias maneiras o espiritismo atuando de maneira significativa nos diversos campos da sociedade. Um dos pontos a serem abordado: ciência e o espiritismo, embora tenha objeto, metodologia e metas específicos, a Ciência Espírita não caminha paralela à Ciência convencional; elas se imiscuem, se tocam por vezes, uma apoiando a outra, apesar do ceticismo dos cientistas. Observemos, por exemplo, o seguinte: a dança das rãs, a queda da maçã e outros fatos pitorescos marcaram o surgimento de alguns princípios da Ciência, enquanto a dança das mesas e as pancadas na parede permitiram a organização da codificação espírita: "O Espiritismo enfrentava o desafio da ciência, muito mais relevante do que a sistemática oposição religiosa. Alguns homens de ciência entraram nesse campo exclusivamente para tirar a limpo a questão da comunicação entre vivos e mortos." (DENIS, 1996, p. 09)
O espiritismo teve uma grande influência no iluminismo, a herança intelectual da Europa para a humanidade é amplamente conhecida nas diferentes áreas do conhecimento (filosofia, arte, ciências naturais, sociais, tecnologias), bem como nos vários domínios da ação social (ética, política, econômica, revolucionária, histórica). O velho mundo, sua cultura multissecular, suas matrizes religiosas, seus modelos político-sociais, encontra-se espalhado por todo o planeta, particularmente neste início de século XXI, quando a globalização vai tornando triunfante a civilização que nasceu na Europa ocidental moderna.
Neste ponto, cabe lembrar que Filósofos sociais como Voltaire, Montesquieu, Diderot, Rousseau, Locke, Beccaria, desenvolveram os princípios ético-políticos da organização social democrática, os quais serviram de base para as lutas que deflagaram a Revolução francesa (1789). Nesse contexto do século das luzes, na França, onde o Iluminismo assumiu sua feição intelectual mais vigorosa, o Espiritismo é elaborado pelo iluminista-romântico Allan Kardec. No "Caráter da revelação Espírita", verdadeiro tratado de epistemologia do Espiritismo.

"É, pois, rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas". (KARDEC, 1990, p. 20)

Sendo assim, o Espiritismo é por um lado Iluminista em seu conhecimento racional das leis que regem a evolução bio-psico-sócio-espiritual do gênero humano e por outro é herdeiro da tradição filosófica do Romantismo, reencantando o mundo com os valores espirituais, com o amor e a fraternidade universal, com o significado profundo de cada nível evolutivo, em cada reencarnação, em cada ser, em toda individualidade, em diferentes esferas e manifestações da vida, na grande teia do universo que não é outra coisa senão o pensamento de Deus.
Entretanto, os vícios de modo geral são os grandes vilões deste novo século. Os vícios, de um modo geral, estão alterando o curso da história da criatura humana, degradando o ser, aniquilando sua personalidade, levando-o ao desequilíbrio total, à loucura, à violência e, não raro, ao suicídio. A base da culpa da sua disseminação está, sem dúvida, na ausência de valores morais da sociedade dita moderna, na busca imediatista de prazeres desconhecidos, num desejo de preencher o vazio interior mediante métodos que efetivamente não conduzem aos efeitos desejados.



Para a Doutrina dos Espíritos, a compreensão e percepção real do que significa o ser humano, como pessoa, constitui valioso elemento de análise, indispensável para o entendimento dialogal com o mundo moderno, com a nascente civilização pós-industrial, no contexto de um processo de globalização geral, bem como no sentido de avaliar o processo vivido pela multidão de marginalizados e empobrecidos que começam a despertar, a se organizarem e a caminharem com seus próprios pés. (DENIS, 1996, p, 11)
Como Espíritas, temos o dever de lutar, com todas as armas, para combater os vícios de toda a sorte, fortalecendo a fé, implantando princípios de reta moral, tudo conseguido à custa do fortalecimento dos laços familiares, alertando para os compromissos que todos têm uns para com os outros, visando um futuro mais venturoso e menos penoso.

"a visão do homem como pessoa deve ser procurada e entendida no contexto da Doutrina dos Espíritos, a fim de que possa exercer e colaborar na ação de transformar o mundo. a urgência da luta contra os poderes que impedem a humanização e espiritualidade do homem". (BARBOSA, 1987, p. 21)


Dessa forma o espiritismo está presente em todas as camadas da sociedade, visando sempre o bem estar do seu próximo, razão pela qual podemos observar que a Doutrina dos Espíritos situa insistentemente, a dignidade da pessoa humana no cerne de seus ensinamentos, preocupação essa que se estendem as questões sócio-político-econômica, defesa da vida humana, do trabalho, do significado do progresso técnico-científico, enfim, toda vez que se coloca em jogo a dignidade humana.

2.2 O SURGIMENTO DO ESPIRISTIMO NO BRASIL

Com as diversas manifestações que ocorreram na Europa e nos Estados Unidos de fenômenos sobrenaturais, uma nova doutrina foi surgindo, com adeptos por todo o mundo, sendo que como toda a novidade "desconhecida" surgiram muitas dúvidas e perguntas que mais tarde foram respondidas por Alan Kardec, o Espiritismo chegou ao Brasil em 1865. Hoje, o País é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo. A Federação Espírita Brasileira ? entidade de âmbito nacional do Movimento Espírita ? congrega aproximadamente dez mil Instituições Espíritas, espalhadas por todas as regiões do País. A primeira sessão espírita no Brasil ocorreu em 17/09/1865 ? Salvador, Bahia ?, é instalado o "Grupo Familiar do Espiritismo", o primeiro Centro Espírita do Brasil e, às 20h30min, Luís Olímpio Teles de Menezes preside a uma sessão mediúnica, onde se recebe a primeira página psicografada e assinada por "Anjo Brasil". Em julho de 1869, para melhor defender e propagar o Espiritismo, duramente atacado pelo clero e imprensa de Salvador, Luís Olímpio Teles de Menezes publica "O Echo D?Além-Túmulo", Monitor do Espiritismo no Brasil, o primeiro jornal espírita do Brasil.

No dia 02/07/1853, o Diário de Pernambuco, em sua seção "Exterior", de notícia procedente de Paris, e datada de 20 de maio, contava o correspondente que "não se pode por o pé em um salão, sem ver toda a sociedade em torno de uma mesa redonda, tendo cada um o dedo mínimo apoiado no do vizinho, e esperando todos em silêncio que a tábula queira voltear". (DOYLE, 1957, p.127)

Contudo, depois que o Grupo Confúcio foi extinto, em 1876, o movimento espírita entrou numa fase de muita dissidência, pois cada dirigente queria dar ênfase a um único aspecto da Doutrina Espírita. Assim, uns defendiam exclusivamente o estudo do Evangelho, outros diziam-se Roustanguistas; uns arvoraram-se em científicos, outros diziam-se puros. Como conseqüência, a separação, a desunião, a luta. Foi nesse momento que surgiu um personagem que entrou para história do espiritismo brasileiro dando um novo rumo para o espiritismo: Adolfo Bezerra de Menezes.

Foi justamente nesse estado de coisas que surgiu Bezerra de Menezes, a fim de equilibrar o movimento espírita, tornando-o forte, coeso e seguro, no sentido de criar condições para que o Brasil pudesse cumprir a sua missão de fornecedora do Evangelho ao mundo. (DOYLE, 1957, p. 129)


Com o passar do tempo surgiu à necessidade da criação da uma federação para ter uma melhor organização, dessa forma o Senhor. Elias da Silva funda a Federação Espírita Brasileira (FEB), em 1ª de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro. Este ano completou, portanto, 126 anos. É uma sociedade civil, religiosa, educacional, cultural e filantrópica, que tem por objeto o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus.
Fundação da FEB serviu para congregar tantas forças dispersas mesmo assim não foi fácil o trabalho de unificação, sendo que existiam vários pensamentos diferentes sobre as doutrinas. Adolfo Bezerra de Menezes, que começou a sua atuação nestes anos, teve muita dificuldade para entender os espíritas. (BARBOSA, 1987, p. 89)

O espiritismo chegou ao Brasil e tomou proporções incalculáveis, pois é considerado o maior país espírita do mundo, denominado kardecismo em homenagem ao seu codificador, dentre os principais médiuns brasileiros destaca-se, sobretudo, Francisco Cândido Xavier, o mais conhecido dos espíritas brasileiros contribuiu para expandir o movimento espírita brasileiro e encorajar os espíritas a revelarem sua adesão à doutrina sistematizada por Allan Kardec. Sua credibilidade serviu de incentivo para que médiuns espíritas e não-espíritas realizassem trabalhos espirituais abertos ao público. Foi autor de centenas de obras psicografadas e realizador de um intenso trabalho espiritual. Além dele, ganhou notoriedade José Pedro de Freitas, o Zé Arigó, que efetivava curas e cirurgias pela incorporação do espírito do médico alemão conhecido como Dr. Fritz. Outro grande divulgador da doutrina é Divaldo Pereira Franco.

Espiritismo é uma doutrina racional, que dá ao estudante uma visão do mundo e do universo, não como mero espectador, mas sim como participante na sua construção, ajudando e amando o seu próximo, e descobrindo que pode ser feliz ainda que dolorido com os problemas do mundo físico. (XAVIER, ANO, 1977, p. 78)

Francisco Cândido Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, 2 de Abril de 1910, Uberaba, 30 de Junho de 2002, nascido como Francisco de Paula Cândido Xavier e mais conhecido popularmente por Chico Xavier, notabilizou-se como médium e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil, Nascido de uma família pobre em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte, era filho de Maria João de Deus e João Cândido Xavier. Educado na fé católica, Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927,após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931. Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico Xavier teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia
ver e ouvir os espíritos e conversava com eles. Aos 5 anos conversava com a mãe, já desencarnada.
Chico Xavier psicografou 451 livros, sendo 39 publicados após a morte. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros.Vendeu mais de 50 milhões de exemplares em português, com traduções em inglês, espanhol, japonês, esperanto, italiano, russo, romeno, mandarim, sueco e braile. Psicografou cerca de 10 mil cartas de mortos para suas famílias.

A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa. Planejar a infelicidade dos outros é cavar com as próprias mãos um abismo para si mesmo. A revolução em que acredito é aquela ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo que começa pela corrigenda de cada um, na base do façamos aos outros aquilo que desejamos que os outros nos façam. (XAVIER, 1977, p. 11)


Adolfo Bezerra de Menezes fez história no espiritismo, dando um novo rumo na doutrina espírita, Adolfo Bezerra de Menezes nasceu na antiga Freguesia do Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama), no Estado do Ceará, no dia 29 de agosto de 1831, desencarnando no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1900. Desencarnou em 11 de abril de 1900. Ocorrida a sua desencarnação, verdadeira peregrinação demandou sua residência a fim de prestar- lhe a última visita. No dia 17 de abril, promovido por Leopoldo Cirne, reuniram- se alguns amigos de Bezerra, a fim de chegarem a um acordo sobre a melhor maneira de amparar a sua família, tendo então sido formada uma comissão que funcionou sob a presidência de Quintino Bocaiúva, senador da República, para se promover espetáculos e concertos, em benefício da família daquele que mereceu o cognome de "Kardec Brasileiro". Digno de registro foi um caso sucedido com o Dr. Bezerra de Menezes, quando ainda era estudante de Medicina. Ele estava em sérias dificuldades financeiras, precisando da quantia de cinqüenta mil réis (antiga moeda brasileira), para pagamento das taxas da Faculdade e para outros gastos indispensáveis em sua habitação, pois o senhorio, sem qualquer contemplação, ameaçava despejá-lo. Desesperado -- uma das raras vezes em que Bezerra se desesperou na vida -- e como não fosse incrédulo ergueu os olhos ao Alto e apelou a Deus.
Bezerra recusou, a princípio, alegando ser essa matéria a que mais detestava, entretanto, o visitante insistiu e por fim, lembrando- se de sua situação desesperadora, resolveu aceitar. No ano de 1894, em face das dissensões reinantes no seio do Espiritismo brasileiro, alguns confrades, tendo à frente o Dr. Bittencourt Sampaio, resolveram convidar Bezerra a fim de assumir a presidência da Federação Espírita Brasileira.
As primeiras manifestações de espíritos, oficialmente registradas no Brasil, ocorreram em 1845, no Distrito de Mata de São João. Baseado nos trabalhos de, (de onde provém o nome "kardecismo" amplamente usado no Brasil), o Espiritismo chegou ao Brasil, como prática, em 1865, quando Luiz Olímpio Teles de Menezes fundou em Salvador o Grupo Familiar de Espiritismo, que, a partir de Julho de 1869, iniciou a publicação da revista espírita Eco de Além Túmulo.
O Brasil tornou-se referencia em espiritismo no mundo, com médiuns que fizeram história devido as suas proezas e divulgação da doutrina espírita, como tanto promoveram a doutrina e os ensinamentos baseados nos seus princípios como fonte de vida.

2.2.1 A INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Atualmente, o Brasil possui 2,3 milhões de espíritas, de acordo com o Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Terceiro maior grupo religioso do País, os espíritas são, também, o segmento social que têm maior renda e escolaridade, segundo os dados do mesmo Censo.
Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática do bem e da caridade. Eles mantêm em todos os Estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social. O departamento da Federação Espírita Brasileira, que conta com um acervo próprio para as pesquisas e duvidas da sociedade.

O Departamento Editorial da FEB possui um catálogo de mais de 400 títulos que totalizam 39 milhões de livros vendidos. Todos inspirados na Codificação Kardequiana: romances, mensagens, contos, crônicas, textos científicos e filosóficos, além de CD-ROM, vídeos, apostilas e CDs de canções espíritas. (LANTIER, 1980, p. 09)

Cada vez mais pessoas tornam-se adeptas a Doutrinas Espírita, com o intuito de ganhar sabedoria e qualidade de vida, uma vez que o espiritismo nos mostra a vida de outro ângulo. Chico Xavier foi um dos maiores Médiuns do Brasil e do Mundo, suas obras são conhecidas em vários países do mundo.





"Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, cujo caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. (XAVIER, 1977, p. 86)


Atualmente Divaldo Pereira Franco é um dos grandes nomes do espiritismo, embora durante muitos anos as práticas Espíritas dependessem exclusivamente da intercessão de Médiuns, existe atualmente uma corrente nova de estudos que avalia manifestações de espíritos ocorridas através de aparelhos eletrônicos de áudio e vídeo, conhecida como Transcomunicação.
O espiritismo está presente em vários seguimentos da sociedade e não apenas em setores relacionados à alma, um dos seguimentos é na política e mesmo que haja controvérsias de pensamento, Espiritismo, como Doutrina, e o Movimento Espírita, como práticas poderão dar guarida a um partido político em seu seio, por exemplo: Partido Social Espírita, Partido Espírita Cristão, etc. As questões políticas decorrem dos próprios princípios do Espiritismo. A partir do momento em que se fala em reforma moral, em mudança de visão do mundo, em desapego dos bens materiais, prática da caridade, etc. Fala-se sobre política. Principalmente, quando se fala em transformação da sociedade.

Para o espírita, essa ação política deve ser sempre inspirada nos princípios expressos pelo aspecto filosófico do Espiritismo, que o levam a amar e, nesse caso, amar é desejar o bem; logo, a exteriorização política do Amor é a expressão do querer bem e do agir para o bem de todos. A ação política dos bons é um imperativo na hora atual. O Espiritismo apresenta conceitos claros e precisos para essa atuação. "A nova geração marchará, pois, para a realização de todas as idéias humanitárias compatíveis com o grau de adiantamento a que houver chegado. (RIZZINI, 2000, p. 35)

O crescimento exagerado do materialismo, um sistema que ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade, gera a competitividade selvagem e a opressão, fez com que os valores morais que equilibram o bem estar social fossem perdendo suas forças. Os povos, devido às variadas revoluções internas e externas em todos os sentidos, sofrem com a degradação da essência da vida coletiva: as leis do Evangelho. Na tentativa de conquistar adeptos entre os frágeis e carentes, as religiões e cultos se multiplicam, caminhando para um colapso dos pensamentos e crenças.

As novidades acerca do que é a vida e os seus mistérios se avolumam, muitas desprovidas de qualquer base científica, lógica ou racional exacerbando a crise que precede a um esperado terceiro milênio de regeneração. Entre as religiões, o caráter racional e consolador do Espiritismo fazem com que ele se sobressaia e exerça forte influência sobre aqueles que o procuram, pois hes fornece o equilíbrio tão almejado, a fé provida de lógica e a esperança compreendida. Esta é a causa da sua propagação. (THIAGO, 1983, p, 81)


O espiritismo aborda diversos assuntos sociais como droga, violência, família entre outros e os seus ensinamentos são praticados e sua doutrina não está voltada apenas para espíritos como muitos pensam.

2.2.2. AS DOUTRINAS E OS ENSINAMENTOS DE ALLAN KARDEC

O espiritismo codificado por Allan Kardec, conhecido também como Doutrina Espírita ou Kardecismo é a tradição espírita que tem origem nos trabalhos do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec. O Codificador do Espiritismo é uma personalidade bastante conhecida e respeitada no Brasil. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o País. Se forem contabilizados os demais livros espíritas, todos decorrentes das obras de Allan Kardec, o mercado editorial brasileiro espírita ultrapassa 4.000 títulos já editados e mais de 100 milhões de exemplares vendidos.
Allan Kardec foi o codificador da Doutrina Espírita, a partir da edição de O Livro dos Espíritos, em 18.04.1857. Ele definiu o Espiritismo como "uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal", acrescentando que ele é, "ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações".


Não bastava dizer: "não acredito", ou: "isso é coisa do demônio", ou, ainda: "é invencionice de herege". Era necessário estudo ou, no mínimo, vontade de aprender, pois somos capazes de assimilar a nossa condição de espíritos imortais, no campo de provas e expiações que é o planeta Terra: nascendo e renascendo, ora como homem, ora como mulher; ora como negro, ora como branco ou como amarelo; ora como rico, ora como pobre; ora com saúde perfeita, ora com deficiências, até que, pelas inúmeras vidas físicas, possamos aperfeiçoar-nos e fazer do amor ao semelhante à lei básica do progresso espiritual. (KARDEC, 1977, p. 131)


Segundo os princípios fundamentais ensinados por Alan Kardec, estão os que dizem que Deus é o criador de tudo o que existe. É a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas; Além do mundo dos homens existe o Mundo dos Espíritos, onde sobrevivem as almas daqueles que se foram. Os Espíritos existem em diferentes graus evolutivos e são classificados em três ordens: Imperfeitos, onde predomina a ignorância e o desejo do mal; Bons, onde predomina o desejo do bem, e Puros, aqueles que se libertaram das encarnações. Todos os espíritos foram criados simples e ignorantes, em igualdade absoluta de condições, e evoluem sem cessar, isto é, infinitamente; Os Espíritos, no seu mundo, possuem um corpo de ação, denominado na Doutrina Espírita de perispírito ou corpo espiritual; Todos os mundos do Universo têm uma finalidade útil, donde o princípio da pluralidade dos mundos habitados, em níveis de menor ou maior condição de progresso.

Falar de Espiritismo como Doutrina que mostra ao ser humano quem ele é, de onde vem e para onde vai, e qual é a sua tarefa em cada existência na Terra, registrar os ensinamentos dos Espíritos e legar à humanidade o conhecimento dos dois planos da vida: o físico, passageiro e de aprendizado, e o espiritual, eterno e libertador. (DA COSTA, 1986, p, 61)

As doutrinas Alan Kardec pregam que fora da caridade não ha salvação, que nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a lei; e que a fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade. "A ignorância dos princípios fundamentais é causa das falsas apreciações da maior parte dos que julgam o que não compreendem, ou que o fazem com base em idéias preconcebidas".



"Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, cujo caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros. O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (...)". Bruno Bertocco apud


Allan Kardec foi quem fez esta importante colocação em o O Livro dos Espíritos, capítulo VIII, Introdução, o que consideramos um alerta para os que, ao se aproximarem do Espiritismo o julgariam ou o questionariam sem o devido estudo prévio.

2.2.3 A INFLUÊNCIA DE OUTRAS RELIGIÕES NO ESPIRITISMO

O Espiritismo é, pois, o mais avançado e perfeito sistema de iniciação espiritual dos tempos modernos, e as claridades dos seus ensinamentos iluminam os caminhos dos adeptos, como jamais o conseguiram quaisquer das doutrinas até hoje conhecidas e professadas, porque desde o seu advento realizou, entre muitas outras coisas, estas coisas notáveis colocou as verdades essenciais ao alcance de toda a humanidade, sem distinções de qualquer natureza, salvo as referentes à própria negatividade individual; completou o quadro dos conhecimentos espirituais, compatíveis como entendimento dos homens desta época, transmitindo esclarecimentos ainda não revelados até o presente.

Evidenciou que o conhecimento das coisas de Deus não deve nem pode ser adquirido por métodos contemplativos, no isolamento das coisas do mundo, mas, ao contrário, pelo convívio de todos os seres, ao contato das dores, das misérias e das imperfeições de todos os homens, porque a vida, ela mesma é que fornece experiência, sabedoria e elementos de aperfeiçoamento libertou o homem da escravização religiosa e do esforço, quase sempre improdutivo, da especulação filosófica, ofertando-lhe conhecimentos reais, concludentes, lógicos e completos, todos eles, passíveis de demonstração experimental. (INCONTRI, 2004, p. 58)

O Espiritismo tem suas raízes no Cristianismo, uma vez que utiliza preceitos da Bíblia como fonte de inspiração.

"Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e o nome do outro Medade; E repousou sobre eles o Espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saísse à tenda), e profetizavam no arraial. Então correu um moço, e o anunciou a Moisés, e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial. E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu, e disse: Senhor meu, Moisés, proíbe-lho. Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes de mim? Oxalá todo o Povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito! Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel" - (Números 11.26-30).

Contudo, podemos observar alguns dos seus ensinamentos nas religiões orientais e ocidentais como presença marcante: o judaísmo, o islamismo, o cristianismo entre outros, mas a presença mais significante ainda é o cristianismo.























3 . O AMAPÁ E O ESPIRITISMO

3.1 A EVOLUÇAO DO ESPIRITISMO NO AMAPÁ

As doutrinas do Espiritismo tomam conta do Brasil, e cada vez mais surge interesse sobre o desconhecido, em 16 de julho de 1977, foi fundada a Federação Espírita do Amapá, surge no Amapá oficialmente o Espiritismo. Após reunião presidida por José Jorge, emissário da Federação Espírita Brasileira. No final dos anos 70 foi construída a primeira sede da FEAP, bem no coração da capital amapaense, onde permanece até hoje. Possuía apenas um pequeno compartimento de madeira. Nos anos 80, a sede ganhou um novo prédio, agora em alvenaria, e outros dois novos espaços de trabalho, um deles destinado à divulgação por meio do livro.
Foi inaugurada a Livraria Espírita André Luiz. A FEAP para exercer legalmente suas atividades ultima esforços e compromissos constantes para atualizar-se e regularizar-se perante as exigências legais do âmbito municipal, estadual e federal, no que diz respeito ao regular funcionamento de suas atividades administrativas e assistenciais.
No Estado do Amapá temos 10 Centros Espíritas cadastrados na FEAP, Casa Espírita Allan Kardec, Centro Espírita Casa de Amor, Centro Espírita Bezerra de Menezes, Centro Espírita Chico Xavier, Centro Espírita Frei Evangelista, Grupo Espírita Missionários da Luz, Centro Espírita Irmã Cárita, Centro Espírita Osvaldo Pirac Galvão, Grupo Espírita Fabiano e Centro Espírita Joanna de Ângelis.

A FEAP para exercer legalmente suas atividades ultima esforços e compromissos constantes para atualizar-se e regularizar-se perante as exigências legais do âmbito municipal, estadual e federal, no que diz respeito ao regular funcionamento de suas atividades administrativas e assistenciais. (DVD, 2010, FEAP)

A missão do Espiritismo no Amapá, segunda a Federação Espírita do Amapá (FEAP) é o Campo Experimental, na medida em que desenvolve todas as mesmas atividades em suas Casas ou Centros Espíritas, utilizando os espaços comuns para as ações federativas e internas. Rotineiramente, de domingo a sábado, oferece ao público, em resumo: atendimento fraterno; palestras, evangelhos e aplicação de passes (Fluidoterapia) e assistência espiritual. Por outro lado, a Secretaria de Departamento de Infância e Juventude (SDIJ/FEAP) oferece, ainda, aos interessados: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita ? ESDE; dentre outras coisas.

Desde a criação do Campo Experimental da FEAP, que dinamizou e possibilitou a formação de grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e da Mediunidade, passando pela expansão das atividades de Assistência Espiritual, da Evangelização da Infância e Juventude, chegando ao Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita. O reflexo de todo esse trabalho tem se mostrado no exercício da unificação do Movimento Espírita, em conjunto com as Casas e Centros Espíritas. (Coordenador da FEAP, 2010)

A Federação Espírita do Amapá comemora trinta e três anos de Espiritismo no Amapá, sendo que em 1949, foi criado o Conselho Federativo, segundo o primeiro Presidente da FEAP, isso possibilitou criar bases sólidas para a prática da mediunidade e fortalecer a união espírita no Amapá. Através de muitos esforços na década de oitenta, foi construída a primeira livraria nominada "André Luiz", também foi nesta época que o espiritismo ganhou voz, tendo o seu primeiro programa de rádio, na rádio difusora: a voz da terceira revelação, que levou a doutrina espírita para os lares amapaense.

A década de 80 foi marcada por grandes realizações, como palestras públicas, grupos de estudos, serviços de assistências e promoções sociais, como também campanha de evangelização com crianças e jovens, vejo que foi nesta época que o espiritismo começa a ganhar força e unificação espírita no Amapá. (Gonzaga, 2010)

Os anos 90 foram marcados pela expansão e pela dinamização das ações da FEAP, em parceria com as Casas e Centros Espíritas e seus trabalhadores. Enquanto começavam as obras da construção da nova sede Federativa, desencadeavam-se uma série de novas ações. Em fevereiro de 1996 houve o primeiro Encontro de Mocidades Espíritas do Amapá (EMEAP, levando dezenas de jovens a refletirem sobre o tema Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião. Seguiram-se outros eventos como a Reunião da Comissão Regional Norte, que uniu trabalhadores locais e dirigentes federativos.
Um dos momentos mais importante para o espiritismo aconteceu em 1996, quando ocorreu o primeiro Encontro da Mocidade Espírita, com o tema: Espiritismo Ciência, Filosofia e Religião, este encontro serviu como base para um novo segmento, tendo em vista que cada vez mais jovens estavam se interessando nos ensinamentos da doutrina espírita.
A atual sede da FEAP foi inaugurada no ano de 2002. Em 09 de setembro de 2005, um sonho tornou-se realidade: foi aberta à comunidade a Unidade de Promoção Integral (UPI): Casa Chico Xavier. Foi realizada em 2006 a vigésima Reunião da Comissão Regional Norte, em 2008 à Feira do Livro Espírita completou 18 anos: foi inaugurada em 07 de outubro de 2006, à Biblioteca Edson Corrêa, que homenageou o trabalhador e escritor amapaense Edson Gomes Correa.

Acredito que o espiritismo deu um grande salto, que os ensinamentos e a doutrina que são ensinados no espiritismo deixaram de ser visto pela sociedade amapaense como uma ceita e passou a ser visto como um novo segmento de religião, uma vez que a partir do momento que a sociedade conhece e aprende os seus ensinamentos da doutrina espírita tende-se a ter um nova visão do que é realmente o espiritismo. (Augusto Cesar)

Foi ao ar, pela Rádio Difusora AM, o Programa Conexão Espírita;
Foi inaugurada em 28 de abril de 2007, a Sala de Reunião Mediúnica Edemburgo Almeida, que homenageou o trabalhador espírita e ex-Diretor do Departamento Mediúnico da FEAP. Foi oficialmente criado o Auditório da Federação Espírita do Amapá, em 01 de novembro de 2008, que homenageou o Presidente fundador da União Espírita Amapaense em 1960 e posteriormente da FEAP em 1977, Luiz Gonzaga Pereira de Souza. Na mesma ocasião aconteceu o lançamento do DVD do documentário dos 30 Anos da FEAP.
Nos meses de janeiro, fevereiro e abril de 2009, veio ao Amapá palestrantes Espíritas reconhecidos nacional e internacionalmente ? Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida e Sandra Borba ? para darem início no movimento espírita local a Campanha Família, Vida e Paz. Em 2009, a Juventude Espírita reuniu-se no XII Encontro de Mocidades Espíritas do Amapá (EMEAP), cujo evento trouxe como convidados, participantes e trabalhadores, a família Leite (Marco Leite, esposa e dois filhos), vinculados a seara da Federação Espírita Brasileira, para conduzirem a confraternização; Pela quarta vez, espíritas e sociedade unem-se na IV Caminhada pela Paz e em Defesa da Vida, campanha abraçada pelo Movimento Espírita Mundial.


3.1.1. O SURGIMENTO DE UMA NOVA DOUTRINA NO AMAPÁ

No então Território Federal do Amapá surgia no silêncio dos anos homens e mulheres idealistas trazendo a mensagem do Consolador Prometido. Apesar de pouco conhecido, o Espiritismo em Macapá começava a criar bases sólidas para o futuro. A primeira entidade federativa a congregar o Movimento Espírita nascente, a União Espírita Amapaense, foi fundada em 24 de fevereiro de 1960, por Luiz Gonzaga Pereira de Souza. Sendo ele o primeiro Presidente da FEAP Federação Espírita do Amapá.
Com o surgimento da Federação Espírita do Amapá (FEAP), um novo segmento foi dado à Doutrina Espírita no Amapá, um novo rumo foi criado, o Espiritismo estava agora com bases sólidas, com um amparo legal e com cada vez mais adeptos, com o crescente número de seguidores fez-se necessário uma maior organização, com a realização de palestras, encontros e estudos de grupos que debatesse a necessidade de se aprender mais sobre o espiritismo e a pratica da mediunidade, uma vez que o espiritismo vai, além disso, o Espiritismo não pode ser definido somente como religião, nem somente como filosofia. A doutrina que admite o princípio de reencarnação e manifestações dos espíritos dos mortos entre os vivos, embora fundamentada firmemente na doutrina e orações da Igreja Católica, não tem liturgia complicada, restrições, rituais de adoração, sacerdotes ou Igrejas, apresentando aos praticantes simplesmente um conjunto de princípios para tornar o homem um ser mais evoluído e tolerante e, principalmente, responsável pelos seus atos.

Logo, e os tempos serão chegados, e chegaremos a demonstrar que a alma humana pode viver, desde esta existência terrestre, em comunicação estreita e indissolúvel com as entidades imateriais do mundo dos Espíritos; será aceito e provado que esse mundo age indubitavelmente sobre o nosso e lhe comunica influências profundas das quais o homem de hoje não está consciente, mas que reconhecerá mais tarde. (KANT, 1724-1804).

Após 31 anos, muitos sonhos ainda precisam ser alcançados, porém, muitos já começaram a ser construídos, desde a criação do Campo Experimental da FEAP, que dinamizou e possibilitou a formação de grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e da Mediunidade, passando pela expansão das atividades de Assistência Espiritual, da Evangelização da Infância e Juventude, chegando ao
Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita. O reflexo de todo esse trabalho tem se mostrado no exercício da unificação do Movimento Espírita, em conjunto com as Casas e Centros Espíritas.

Nos últimos oito anos muitos acontecimentos marcaram a atuação da FEAP, tanto no que se refere a sua ação interna quanto às promovidas em conjunto com as Casas e Centros Espíritas, como a realização na parte social que muito contribui para uma melhor qualidade de vida de muitas crianças, sem mencionar a evangelização para as crianças, que desde pequenas devem aprender um pouco sobre a nossa doutrina (Augusto Cesar, 2010)

Contudo, vale ressaltar, que mesmo com tanta informação sobre o espiritismo, ainda assim algumas pessoas sofrem algum tipo de discriminação, talvez pela própria ignorância por não conhecer e rotular as pessoas que freqüentam esta doutrina, mas na maioria das vezes essa discriminação ocorre pela intolerância religiosa, e pelo hábito errôneo que algumas pessoas têm em julgar o que desconhecem.

Muitas vezes as pessoas me tratam como se eu estivesse fazendo alguma coisa de errado pelo simples fato de ser freqüentadora de um centro espírita, o que elas desconhecem é que muitas das coisas que aprendemos estão na Bíblia, e que os ensinamentos que aprendemos são voltados para o nosso alto conhecimento como ser humano. (Freqüentadora X)

3.1.2. O CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

O Centro Espírita Bezerra de Menezes foi fundando em 08 de Maio de 2005, situado na Avenida Carlos Drumont de Andrade, nº 1517, bairro do Gongós, na cidade de Macapá no estado do Amapá, a fundação é uma organização religiosa sem fins lucrativos, com a finalidade de Estudar a parte teórica, prática e, fundamentalmente, a Doutrina Espírita sob o seu tríplice aspecto: religião, filosofia e ciência exclusivamente de acordo com a codificação de Allan Kardec, difundindo a doutrina espírita em todos os meios de comunicação, guardando, coerência em seus postulados, o Centro possui sede própria construída toda em alvenaria, tendo como primeiro presidente Manoel Felipe de Menezes.
O centro realiza diversos trabalhos entre eles o de evangelização, promove palestras e difundi a doutrina espírita para todos os que se interessarem, sem distinção, ou qualquer tipo de discriminação.
Para o Centro o Espiritismo Bezerra de Menezes o Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. É a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil. Têm tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso. O nome do Centro é uma homenagem a um grande idealizador do espiritismo no Brasil, Bezerra de Menezes que foi chamado de "o Kardec brasileiro", "o médico dos pobres", lutou pelos direitos e liberdade dos espíritas, foi uma das personalidades públicas mais conceituadas do Brasil na segunda metade do século XIX, e conseguiu dar uma nova orientação e ânimo ao Espiritismo no país.

No decorrer do ano, realizamos varias ações sociais como: ações de assistência médica e odontológica. Bem como, a Evangelização de crianças e adolescentes e Ciclo dos Pais, onde instruímos cerca de 70 (setenta) pessoas, sendo Muitos vêm da evangelização e outros de outras religiões sendo nem todos são nascidos na doutrina, outros migraram de outras religiões. (presidente do CEBM)


O Centro Espírita Bezerra de Menezes ajuda as pessoas Espiritualmente, através de orientações, esclarecimentos e consolações. Materialmente: através de ações realizadas anualmente, como: Kits de higiene bucal e medicamentos, cestas básicas pelo Natal e Dia das Crianças/Natal: brinquedos. A doutrina espírita modifica a vida de seus adeptos despertando para o melhoramento interior. Haja vista que agora cada vez mais informações vão surgindo sobre esta doutrina como livros, DVDs, CDs, rádio, televisão e palestras realizadas nos centros espíritas.
Segundo os trabalhadores do centro, no que se refere às questões relacionadas ao preconceito por seus freqüentadores, o presidente nos fala que só existe preconceito se a pessoa aceitar. Ou seja, somos espíritos individuais em graus de compreensões diferentes.




3.1.3. AS AÇÕES REALIZADAS PELO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

Pode-se observar que Centro Espírita Bezerra de Menezes (CEBEM) é uma instituição sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitos a famílias carentes cadastradas no centro, essas ações são voltadas para a área da saúde como: a odontologia, pediatria, clinica médica, nutricionista, fonoaudiólogo e enfermagem. Essas ações são desenvolvidas desde a sua fundação e são realizadas duas vezes por ano, ou seja, semestralmente.
Observar-se que a maioria das pessoas que são atendidas pelo centro é espírita, entretanto, há também pessoas que não são adeptos desta doutrina, mas que são recebidas com muito afeto e respeito. Público envolvido: Crianças e adolescentes, todos os coordenadores das atividades como também os profissionais solidários que trabalham no projeto, desenvolve um belíssimo trabalho de solidariedade e amor, que são princípios fundamentais do espiritismo.

O centro é muito importante para nós, pois não temos dinheiro para pagar um médico e aqui o atendimento e de graça, os médicos são muito bons e o serviço é de qualidade, que nos possibilita um atendimento quando precisamos, aqui temos atendimento que levaríamos um mês para conseguirmos em um posto de saúde. (Paciente atendida pelas ações do centro.)


O CEBEM possui diversos projetos entre eles o Projeto Saúde Ser Integral: Cuidando da Saúde Física e Espiritual, este, porém, tem por objetivo atender as crianças e adolescentes que estão devidamente matriculados no centro. A instituição trabalha com crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social. A ação na saúde é um projeto voltado para sensibilizar os evangelizados da comunidade a modificar hábitos comportamentais que contribuem para os agravos à saúde e ao desenvolvimento da cidadania.
Contudo, nada disso seria possível sem as parcerias que o centro possui com os diversos profissionais e instituições que contribuem de maneira significativa para o sucesso e a qualidade de serviços prestados pelo centro. A ação na Saúde teve como parceiros profissionais solidários (Pediatra, Clinica Medica, Nutricionista e fonoaudiólogo), que contribuíram para a realização dessa programação. A instituição Unidade Básica de Saúde Congós contribuiu para o evento com medicamentos, realização de exame especializado (oftalmologista) e exames laboratoriais para as crianças e adolescentes presentes no dia da ação.

Isolado jamais teríamos o sucesso que o projeto representa, tudo isso só foi possível graças à ajuda de muitas pessoas e a solidariedade de outras mais, as parcerias são indispensáveis para a qualidade dos serviços oferecidos pelo centro, temos muito a agradecer aos nossos parceiros de todos os projetos que o Centro Espírita Bezerra de Menezes realiza. (Organizador do CEBEM)


O Projeto saúde ser integral: cuidando da saúde física e espiritual, tem como intuito integrar novos profissionais solidários para contribuir com o desenvolvimento das ações sociais. A ação é realizada sempre no final de cada semestre (junho/ dezembro) do estudo da evangelização, sendo feito, desta forma, uma avaliação quanto à educação e a saúde das crianças e adolescentes que freqüentam o centro.
Todas as atividades que foram desenvolvidas neste ano de 2009 e 2010 foram organizadas para que sua qualidade seja sua marca registrada, uma vez que tudo é realizado pelo bem maior, ou seja, para as pessoas que são atendidas, nada no centro é feito de maneira aleatória, todas as suas atividades que são desenvolvidas tem seu propósito e seu objetivo.
O Centro Espírita Bezerra de Menezes desenvolve palestras informativas como as que são realizadas pelas ações das atividades de odontologia, onde as pessoas são informadas da importância de uma boa escovação, as pessoas recebem vários tipos de informações, são atendidas em media cinqüenta pessoas nas atividades de odontologia.
Sendo que nas ações de Fonoaudiólogo, são atendidas em média cinqüenta e cinco pessoas, mas quais são realizadas avaliações nas crianças e o teste da orelinha. Buscando dessa forma uma melhor qualidade do atendimento. Uma das ações mais importante do centro é da Nutricionista que tem por objetivo diminuir a desnutrição, cuidando de crianças que estão com baixo peso ou acima do peso, são realizadas avaliações nutricionais com as crianças também, contudo, não são apenas as crianças que são atendidas, os pais também recebem orientações e informações sobre reeducação alimentar, nessa ação é atendida cerca de cinqüenta e cinco crianças.

Eu gosto muito do trabalho da nutricionista, ela nos ensina o que os nossos filhos devem comer para ter uma vida mais saudável, e nos ensina como aproveitar a comida, para que não haja estrago e os nossos filhos possam comer melhor e dessa forma eles não ficam mais doentes. (mãe de uma criança atendida)



Sendo que as atividades desenvolvidas pela pediatria, clinica médica e enfermagem, são atendidas cerca de cinqüenta e cinco cada, nessas ações ao profissional de Pediatria promoveu avaliações pediátricas e encaminhamentos para outros especialistas. Sendo que para os profissionais de clinica medica promove avaliações clinica médica e encaminhamentos para outros especialistas. No entanto, os profissionais de Enfermagem passam a desenvolver suas atividades com o acolhimento das crianças e adolescentes, em seguida, aferi-se a Pressão arterial e a temperatura dos mesmos.

O centro nos oferece um atendimento com vários médicos, eles nos atendem com respeito e apesar de ser apenas duas vezes no ano o atendimento que recebemos é muito importante, ele nos orientam e nos ajudam nos momentos que mais precisamos. (paciente atendido pelas ações do centro)


3.2 A DOUTRINA ESPÍRITA NO ESTADO DO AMAPÁ : PESQUISA DE CAMPO

A abordagem adotada foi qualitativa, pois o ambiente natural é fonte direta para a coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados Segundo Martinelli (2001) a pesquisa qualitativa procura dar respostas aos aspectos da realidade que não podem ser quantificados. Trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. As pesquisas qualitativas partem do reconhecimento da importância de se conhecer a experiência social do sujeito e considera importante conhecer o modo de vida do sujeito, o que pressupõe o conhecimento de sua experiência social.
A pesquisa qualitativa ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. Com esse objetivo em mente, também é importante trabalhar com uma amostra heterogênea de pessoas enquanto se conduz uma pesquisa qualitativa. Através de uma abordagem metodológica qualitativa no qual lançamos
mão do uso de entrevistas, questionários e observações "in lócus" buscou-se compreender as diversas faces de uma realidade.
O método utilizado para a formação das conclusões foi de caráter indutivo que segundo Marconi e Lakatos (2006, p.44) é o processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Em termos de procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica através de livros, artigos de revista, jornal e buscas em sites na internet que tratam exclusivamente de temas ligados à pesquisa.
Para a clareza da questão de pesquisa utilizou-se o sistema de dois tipos de questionários, o aberto e o fechado destinados a dois tipos de públicos diferentes. O questionário aberto foi respondido por 10 freqüentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes (homens e mulheres) e o questionário fechado para um (1) coordenador O objetivo do questionário aberto é oportunizar o entrevistado a expressar sua opinião livremente, levando o mesmo a esclarecer detalhes de situações de seu conhecimento e que são inerentes ao tema proposto na pesquisa. Já o questionário fechado tem o objetivo de levar o questionado a optar por questões previamente elaboradas, geralmente respondendo as opções oferecidas.
Para a coleta de dados além dos questionários, foi utilizado o método de observação direta no centro Espírita, da qual foram entrevistadas as pessoas citadas anteriormente
Como a entrevista foi realizada com uma única pessoa fica inviável a montagem do gráfico por isso o que vai ser analisado são as perguntas respondidas pelo coordenador.
Perguntamos ao coordenador qual a sua visão sobre Espiritismo? E segundo ele o espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. É a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil. Têm tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso.
Quem foi Bezerra de Menezes? Bezerra de Menezes foi chamado de "o Kardec brasileiro", "o médico dos pobres", lutou pelos direitos e liberdade dos espíritas, foi uma das personalidades públicas mais conceituadas do Brasil na
segunda metade do século 19, e conseguiu dar uma nova orientação e ânimo ao Espiritismo no país.
Há quanto tempo existe o Centro Espírita Bezerra de Menezes? R: Foi criado no dia 08 de maio de 2005. Existe algum programa social do Centro Espírita Bezerra de Menezes? Qual? R: Sim. No decorrer do ano, temos várias ações de assistência médica e odontológica. Bem como, a Evangelização de crianças e adolescentes e Ciclo dos Pais, onde instruímos cerca de 70 (setenta) pessoas.
Os freqüentadores do Centro são todos nascidos na doutrina, ou migraram de outras religiões? R: Muitos vêm da evangelização e outros de outras religiões. De que forma o Centro Espírita Bezerra de Menezes ajuda as pessoas? R: Espiritualmente: através de orientações, esclarecimentos e consolações. Materialmente: através de ações realizadas anualmente, como: Kits de higiene bucal e medicamentos, cestas básicas pelo natal e Dia das crianças/natal - brinquedos.
De que forma o Centro/doutrina modifica a vida de seus adeptos?R: Despertando para o melhoramento interior. Qual foi a maior experiência vivenciada no Centro Espírita Bezerra de Menezes? R: Todas as experiências são relevantes. Como é feito a divulgação da doutrina espírita? R: Pelos livros, dvd?s, cd?s, rádio, televisão e palestras realizadas nos centros espíritas.
O freqüentador da doutrina espírita sofre algum tipo de preconceito? R: Só existe preconceito se a pessoa aceitar. Ou seja, somos espíritos individuais em graus de compreensões diferentes. Qual é à base da doutrina espírita? R: O ensinamento de Jesus. O Centro Possui cede própria ou alugada? R: própria
No de correr da nossa investigação, observamos o Centro Espírita Bezerra de Menezes e, em conseqüência, dessas observações foram construídas algumas perguntas em forma de questionários, que foram feitas para os freqüentadores dessa doutrina com o objetivo de uma melhor análise e uma melhor compreensão de um diagnóstico sobre o espiritismo no Amapá e no bairro do Congós.






1. Você sabe quem foi Bezerra de Menezes?


Gráfico.01 ? frequentadores
Fonte: pesquisadorEs do TCC
O centro apresenta uma diversidade muito grande de adeptos dessa doutrina, a maioria em sua essência é conhecedora da doutrina Espírita, conhecendo dessa forma a sua história e sua origem, quando os foi perguntado sobre o patrono que homenageava o centro, todos foram unânimes ao afirmarem que conhecem a história e os feitos realizados por Bezerra de Menezes.

2. Há quanto tempo você freqüenta o Centro Espírita Bezerra de Menezes?

Gráfico 02 ? frequentadores
A busca por respostas espirituais vão além de uma religião é um modo de vida, de como você encara os desafios que lhe são impostos, por isso cada vez mais pessoas começam a mudar de religião, procurando respostas para as suas inquietações, a maioria das pessoas 50% frenquetam o Centro Espírita Bezerra de Menezes, já participa das seções a mais de um ano, sendo que 10% freqüentam menos de um ano, e 40% freqüentam a mais de um ano.

3. Quais os ensinamentos que o espiritismo oferece pra você?



Gráfico.03 ? frequentadores
Fonte: pesquisadores do TCC


Entretanto, qual a diferença entre os ensinamentos do Espiritismo com as de outras religiões, segundo os entrevistados, 27% procuram na doutrina Espírita uma forma de Evangelização que se diferencia das demais religiões, 7% nos afirmaram que os ensinamentos que o Espiritismo oferece são lições de vida, na qual pode se aprender a conhecer melhor a sim mesmo e ao mundo, 33%, dos entrevistados nos afirmaram que os ensinamentos espirituais são importantes, uma vez que os mesmo possuem um interesse maior com relação ao conhecimento que são ensinados, e o restante (33%) afirma que a evangelização relacionada com a espiritualidade faz a diferença sobre as outras religiões, pois nos fornecem respostas para as suas perguntas.

4. Você participa de algum programa social do Centro Espírita Bezerra de Menezes? Qual?

Gráfico.04 ? frequentadores
Fonte: pesquisadores do TCC


A maioria dos entrevistados 90% participa das ações desenvolvidas pelo centro, quer seja voltada para a evangelização ou para as ações medicas e sociais, sendo que apenas 10% nos afirmaram apenas freqüentarem as reuniões, e não participam de nenhuma ação social.









5. Você já freqüentou alguma religião? Qual?
Gráfico.05 ? frequentadores
Fonte: pesquisadores do TCC


Quarenta por cento (40%) dos freqüentadores é oriunda do catolicismo; Trinta por cento (30%) fazia parte do Evangélico e os outros trinta por cento (30%) são mormos, e sem religiões, mas todos afirmam as mesmas coisas, encontraram no espiritismo as respostas para as suas perguntas, perguntas essas que nenhuma religião foi capaz de responder.

6. Como você conheceu o Centro Espírita Bezerra de Menezes?

Gráfico.06 ? frequentadores
Fonte: pesquisadores do TCC


A maioria dos entrevistados 40% conheceu o centro através de outro freqüentador que o convidou, no entanto 30% dos entrevistados afirmam que ficaram conhecendo o centro por intermédio de alguns amigos, destes 10% souberam da existência do centro pelos meios de comunicação como rádio, email e apenas 20% dos entrevistados conheceram de outra forma.

7. De que forma o Centro Espírita Bezerra de Menezes lhe ajuda?
Gráfico.07 ? frequentadores
Fonte: pesquisadoras do TCC


Dos 100% dos entrevistados nos afirmaram que 37% recebem ajuda espiritual que lhe são repassadas através dos encontros, palestras, grupos de estudos, consolo por uma perda, entre outros, 9% recebem ajuda material através de ações realizadas anualmente, como: Kits de higiene bucal e medicamentos, cestas básicas pelo natal e Dia das crianças/natal ? brinquedos, 18% dos entrevistados através das assistências sociais desenvolvidas pelo centro e o restante 36%, recebem ajuda de outra forma.




8. Qual foi a maior experiência que você já vivenciou no Centro Espírita Bezerra de Menezes?

Gráfico.08 ? frequentadores
Fonte: pesquisadores do TCC


Cada um enxergar o espiritismo de uma forma, as pessoas procuram coisas diferentes, quando perguntamos qual foi a maior experiência que já viveu, logo nos reportamos a questão da mediunidade, mas é bem mais, além disso, dos 100% entrevistados 70% realmente está relacionado a mediunidade, mas 20% afirmaram com muita comoção das ações desenvolvidas e como isso as emociona e bem ao próximo que não tem preço e por fim os 10% dos entrevistados já vivenciam outros tipos de experiência.









9. O espiritismo mudou a sua vida?
Gráfico.09 ? frequentadores
Dos entrevistados 80% afirmaram que o espiritismo mudou a sua vida e modo de como a via, pois os ensinamentos e a doutrina espírita fazem com que você tenha outra visão do que a vida e a morte, sobre o céu e o inferno, entretanto 10% nos afirmaram que nada mudou apesar do que está aprendendo, e 10% não quiseram responder.

10. Você sofre algum preconceito por ser espírita?

Gráfico.10 ? frequentadores
Fonte: pesquisadores do TCC


Dos nossos entrevistados 80% nunca sofreram nenhuma discriminação por serem seguidores da doutrina espírita, e desde 10% nos afirmaram que já sofreram sim no inicio, principalmente dentro do ceio familiar, pela própria ignorância de não conhecer os ensinamentos

























4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em pleno século XXI ainda não é fácil aceitar as diferenças, pois tememos o que nos é desconhecido O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo, a submeterem os seus ensinos ao cravo da razão, antes de aceitá-lo, a mediunidade que permite a comunicação dos espíritos com os homens é uma característica que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independente da religião ou da doutrina que adotem. A doutrina espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto, dentro do principio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e em verdade.
Durante as nossas pesquisas e observações, podemos analisar que cada vez mais pessoas estão interessadas em conhecer e praticar a doutrina Espírita, uma vez que os seus ensinamentos estão cada vez mais presentes na sociedade. O que podemos analisar com as nossas observações é que o Centro Espírita Bezerra de Menezes que está localizado no bairro dos Congos, realiza obras de extrema importância para a sociedade amapaense, e este trabalho não está voltado apenas para a prática do espiritismo como muitos acreditam, ela desenvolve belíssimo trabalho social, no qual favorece a comunidade carente desde bairro, sem mencionar o trabalho de evangelização para criança e adolescente que é de suma importância, uma vez que as crianças são a esperança do mundo.
O Centro Espírita Bezerra de Menezes é uma instituição que ajuda muitas pessoas, não apenas com palavras de conforto, e com a prática do espiritismo e mediunidade, mas está fazendo a diferença no bairro dos Congos com suas ações voltadas para a prática social, que por sua vez é muito importante.
O Espiritismo mostrou um novo rumo para a sociedade como uma opção de espiritualidade, consolo e revelações, propõe um novo segmento de compreensão de vida, Deus e de mundo nos transformando em seres mais dignos e humanos. A compreensão do espiritismo os seus ensinamentos e suas doutrinas nos levam a compreender a vida, este trabalho nos possibilitou uma melhor compreensão da dimensão que é o espiritismo no Brasil, Amapá e no mundo, e o quanto ele influencia em nossa sociedade.
Mas apesar de todas as adversidades e a intolerância, que o espiritismo encontra, ele continua crescendo de maneira assustadora e cada vez mais pessoas seguem está doutrina, os meios de comunicação como os livros, rádios, estão divulgando cada vez mais levando a todos que estão interessados os ensinamentos de Allan Kardec, que mostra ao ser humano quem ele é, de onde vem e para onde vai, e qual é a sua tarefa em cada existência na Terra, mas pelo que observamos o espiritismo vai além de espíritos, o espiritismo é um modo de vida, um modelo a ser seguido, pois nos ensina valores que por muitos já foram esquecidos, e que está sendo resgatado através desta doutrina. Allan Kardec nos lembra uma frase que faz todos sentidno quando diz que A ignorância dos princípios fundamentais é causa das falsas apreciações da maior parte dos que julgam o que não compreendem, ou que o fazem com base em idéias preconcebidas. Desta forma o Espiritismo é uma doutrina racional, que dá ao estudante uma visão do mundo e do universo, não como mero espectador, mas sim como participante na sua construção, ajudando e amando o seu próximo, e descobrindo que pode ser feliz ainda que dolorido com os problemas do mundo físico.
No Amapá o espiritismo teve grandes conquistas, que começaram com a fundação da Federação Espírita, na década de oitenta, com a biblioteca espírita que possibilita a toda sociedade amapaense um acervo de livros e DVDs sobre a história do espiritismo para que todos possam ter a possibilidade de abranger os seus conhecimentos sobre a doutrina e os ensinamentos do espiritismo, outra grande conquista foi o programa de rádio que leva os mesmo ensinamentos a lugares mais distante, dessa forma o Espiritismo no Amapá está crescendo em passos largos com mais de 10 centros espíritas em toda a capital e com mais pessoas interessados em aprender e conhecer um pouco mais sobre o espiritismo, sobre Allan Kardec e sobre Bezerra de Menezes.







5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABREU, Canuto. Bezerra de Menezes: subsídios para a História do Espiritismo no Brasil até o ano de 1895. São Paulo: FEESP, s.d. 96p. ISBN 8573660864 ACQUARONE, Francisco.

ABREU, Filho, Julio. Biografia de ALLAN KARDEC. In: O principiante espírita. São Paulo, o pensamento 1956, p. 7-30.

AMOURETTI, M.-C. & RUZÉ, F. O Mundo Grego Antigo. Trad. M.S. Pereira. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

BARBOSA, P. F. Espiritismo Básico. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1987.

CARNEIRO, Victor Ribas. ABC do Espiritismo (5a. ed.). Curitiba (PR): Federação Espírita do Paraná, 1996.

CHIBELI, Silvio Seno. O paradigma espírita, 1994 ed. São Paulo.

DA COSTA, André Luis, da sociedade espírita de São Paulo em seu livro (o cotidiano do espiritismo) volume dois, ed. Cristã.1986

DOYLE, A. C. História do Espiritismo. São Paulo, São Paulo, Ed. Pensamento, 1960

FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. 2.ed. São Paulo: Editora Ática, 2005. 432, 96 p.

GAMA, Ramiro. Bezerra de Menezes: o médico dos pobres (3ª. Ed.), São Paulo: Editora Aliança, 1979. 152p.

HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

INCONTRI, Dora. Para entender ALLAN KARDEC. São Paulo: ed. Lachatre, 2004.

KARDEC, Alan. Livro dos Espíritos: princípios da doutrina espírita. Sobre a Imortalidade da Alma, 1848. ed. De Bolso/Rio de Janeiro. Federação Espírita.

THIAGO, L. S. Homeopatia e Espiritismo. 2. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1983.

WANTUIL, Z. As Mesas Girantes e o Espiritismo. Rio de Janeiro, FEB, 1957.

XAVIER, F. C. Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. 11. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1977

MENDES, J. História do Espiritismo e Ciência. São Paulo, Editora Aliança, 2003.

FERREIRA, C.V Princípios, Ciência e Doutrina espírita. Rio de Janeiro, Editora Monalisa, 2006.

SANTOS, Prezalindo Levi Esboço do espiritismo. São Paulo, Editora, Marte, 1986.

WANTUIL. Zeus. Grandes espíritos do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Guarani, 1999.

































APÊNDICE

Questionário para o coordenador

1. Quem foi Bezerra de Menezes?
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2. Como surgiu e há quantos anos o Centro Espírita Bezerra de Menezes?
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3. Em média, quantas pessoas freqüentam o Centro Espírita Bezerra de Menezes?
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4. Qual é a doutrina que é adotada pelo Centro Espírita Bezerra de Menezes?
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5. Qual a contribuição do Centro Espírita Bezerra de Menezes para a sociedade congoense?
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6. O Centro Espírita Bezerra de Menezes oferece algum programa social para a comunidade congoense? Qual?
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7. Quais as dificuldades que o Centro Espírita Bezerra de Menezes enfrenta?
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8. Como é a aceitação da comunidade em relação à doutrina ensinada no Centro Espírita Bezerra de Menezes?
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9. Quais os requisitos para que uma pessoa possa participar das atividades do centro espírita?
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10. Como o Centro Espírita Bezerra de Menezes se mantém?
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11. Qual a base da doutrina espírita?
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12. O Centro Espírita Bezerra de Menezes funciona em sede própria ou alugada?
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Questionário para os freqüentadores


1. Você sabe quem foi Bezerra de Menezes?
R. Sim. Ele foi médico e político

2. Há quanto tempo você freqüenta o Centro Espírita Bezerra de Menezes?
R. Há seis meses

3. Quais os ensinamentos que o espiritismo oferece pra você?
R. A doutrina espírita é uma forma de evangelização

4. Você participa de algum programa social do Centro Espírita Bezerra de Menezes? Qual?
R. Sim, ações médicas

5. Você já freqüentou alguma religião? Qual?
R. Sim, a católica

6. Como você conheceu o Centro Espírita Bezerra de Menezes?
R. Através de um amigo.

7. De que forma o Centro Espírita Bezerra de Menezes lhe ajuda?
R. Através de ajuda espiritual e de algumas ações promovidas.

8. Qual foi a maior experiência que você já vivenciou no Centro Espírita Bezerra de Menezes?
R. Ações sociais e médicas, que visam ajudar as pessoas carentes.

9. Como era a sua vida antes de entrar para o espiritismo?
R. Eu tinha uma visão diferente da morte, hoje eu tenho uma outra visão.

10. Você sofre algum preconceito por ser espírita?
R. Não.

11. Quais as religiões que influenciam a doutrina espírita?
R. Na minha visão é o cristianismo.

12. O Centro Espírita Bezerra de Menezes funciona em sede própria ou alugada?
R. Francamente, eu não sei.