Estaremos estudando 4 princípios, da Doutrina da Palavra de Deus. Nesse primeiro estudo falaremos sobre a " autoridade" da sua Palavra.

PARTI 1º : " A autoridade da Bíblia "
Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus?
Há erros na Bíblia?
A Bíblia nos ensina a respeito dela mesma?

Autoridade da Escritura

Significa que todas as palavras contidas nas Escrituras são Palavras de Deus, que te tal modo que descrer ou desobedecer qualquer palavra da Escritura é descrer ou desobedecer á Deus.

l- A Bíblia declara sobre si própria que todas as palavras na Escritura são Palavras de Deus? E como podemos trazer essa comprovação?
A Bíblia faz diversas declarações de que todas as palavras da Escritura são palavras de Deus. No AT, isso muitas vezes e visto nas frases introdutória de cada capitulo da Bíblia " Assim diz o Senhor". Quando os profetas falavam... Assim diz o Senhor... eles afirmavam ser mensageiros de Deus, e declaravam que suas palavras eram palavras plenas de autoridade de Deus. E quando eles falavam no nome de Deus desse modo, cada palavra tinha que proceder de Deus, ou eles seriam caracterizados sendo falsos profetas. No livro DT c18v18, 20 "fala do verdadeiro profeta Jesus", mas Deus, vem nos explicar que um verdadeiro profeta que surge no meio do povo tem que ser chamado por Ele, não por desejo ou vontade própria. O teste de um verdadeiro profeta era o cumprimento de suas palavras. Em JR c14v14; c23v16á22. Traz-nos versículos de alerta aos falsos profetas. Porque eles profetizavam falsa esperança de paz e segurança. Mas não era tempo de paz, era tempo de duro julgamento. Jeremias o verdadeiro profeta naquele momento estava chamando o povo para o arrependimento dos seus pecados e maldades e para a renovação da fé. Em Jr c29v30,31 a sentença que Deus da ao falso profeta Semaias (hebr.: "o Senhor ouve") o neelamita, e semelhante a outros falsos profetas como: Pasur que teve o seu nome mudado por Deus por "Magor Missabile" que quer dizer: terror por todos os lados JR c20v1até4. Joaquim ou Jeconias ou Conias (apenas em algumas versões hebr.: "o Senhor sustenta") JR c22v30. Hananias (hebr.: "o Senhor mostra graça ao favor".) JRc28v15até17. Esses e o outros falsos profetas, introduziam falsas esperança no povo, profecias que viam do seu coração e não profecia vinda do Senhor Jr c23v16.

Deus fala por meio do profeta.

· Aias (hebr.: "meu irmão é o Senhor".) foi o que declarou a ruína da casa de Jeroboão 1°RS c14v5até18.

· JÉU (hebr.: "do Senhor"). Foi profeta em Israel, dominando o reino do norte e falou contra Baasa, devido o seu mau comportamento de perversidade e de idolatria 1°RS c16v12.

· Josué Filho de Num. 1°RS c16v34. A sua maldição se cumpriu sobre quem edifica-se Jerico JS c6v26,27.

· Elias (hebr.: "meu Deus é Jeová") profetizou a morte de Jezabel em 2°RS c9v36,37.

· Jonas (hebr.: "pomba") profetizou o reestabelecimento dos limites israelitas do Reino do Norte e do Reino do Sul.

O que o profeta diz em nome de Deus é Deus quem diz.

· Elias (hebr.: "meu Deus e Jeová") Deus usou Elias para ameaçar Acabe (hebr.: "irmão do pai") 1°RS c21v19.

· Ageu (hebr.: "festa, festival") encoraja a construção do templo em Jerusalém, depois do exílio babilónico AG c1v12.

-Nesses e em outros exemplos no AT, às palavras que os profetas falavam eram as próprias que o próprio Deus falou. Então descrer e desobedecer a palavra do profeta que esta sendo enviado por Ele, é descrer e desobedecer o próprio Deus.

-Aquele que não ouvir, o Senhor aplicará uma pena DT c18v19.

· Saul (hebr.: "pedido ou implorado") não ouviu as palavras do profeta Samuel em 1Sm c10 v7, 8 , se precipitando do seu processo de ascensão, e Deus declarou sua pena em 1Sm c13v13,14. E não feliz Saul repete seu erro outra vez 1Sm c15v13, 19 é 23.

-Observe o perigo de não ouvir o que Deus manda 1RS c20v35,36.

-Passagens no Nt indicam que todas as palavras do At são palavras de Deus como em 2Tm c3v16 por Paulo. Paulo afirma que toda Escritura (gr.; graphe) do AT que são Theopneustos "inspirados por Deus". Essa inspiração deve ser entendida como metáfora de falar as palavras da Escritura. Esse versículo e mais uma prova que os escritos do AT são palavras de Deus, embora tenha usado agentes humanos (santos) para registrar essas palavras. O Espírito Santo era a fonte da profecia, capacitando os profetas para falar (e escrever) como porta-vozes de Deus. Assim, as profecias da Escritura são verdadeiras, confiáveis e autorizadas. Outros exemplos esta em 2Pe c1v21. Onde fala das profecias das Escrituras (v20), e devemos prestar muita atenção(v19). Pedro esta nos dizendo que as profecia contida nas Escrituras, mesmo elas sendo escritas por homens falhos, não teve origem na vontade humana, mas sim da vontade da alta autoridade de Deus, trazidas pelo Espírito Santo.
"E com isso eu não quero negar que não ouve a presença da personalidade do homem natural nas profecias das Escrituras, mesmo sendo falho, Deus teve que usar o homem pra falar. Pois a verdadeira intenção e nos registrarmos que mesmo sendo a criatura feita por Deus a trazer as profecias, a fonte delas veio da ação do Espírito Santo na vida dos profetas".
-Com isso nós traz a luz, á crença que tudo que esta nas Escrituras são "procedentes de Deus" ou melhor são as palavras de Deus! LC c24v25,27 é 44, ATOS c3v18, c24v14, RM c15v4.

CONTINUA.. siga o meu blogger!!!

.http://imutabilidadededeus.blogspot.com/2011/07/doutrina-da-palavra-de-deus-autoridade.html